APRESENTAÇÃO PIBID

O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) é um programa que oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. Tendo como objetivos:

·    Antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o PIBID faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
·   Incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica; 
·   Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura e promover a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica; 
·   Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino aprendizagem; 
·  Incentivar escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes, tornando-os protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; 
·  Contribuir para a articulação entre teoria e prática, necessária à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura. 

Composto por uma equipe de três professoras coordenadoras, sendo uma substituta, quatro professoras supervisoras e vinte e dois bolsistas, o PIBID de Biologia UENP-CLM, utiliza das atividades realizadas em sala de aula com temas, “Água e Saneamento básico”, buscando transpor um contexto interdisciplinar como as práticas realizadas. Fazendo que os bolsistas aprendam a refletir sobre a atuação dos professores de Biologia.

O PIBID traz benefícios não só aos bolsistas e alunos que participam das atividades, mas também a sociedade em geral, por meio das ações das crianças que aprendem a preservar o meio ambiente.

Um comentário: