ESCOLA ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES - 1º SEMESTRE - 2014

1º SEMESTRE


Escola Estadual Cecília Meireles


Bolsistas:
Aline de Oliveira Barbosa
Bruna Martins Carvalho
Guilherme de Almeida Machado
Juliana Pareja
Juliany Carolina Duma de Castro
Leonardo de Camargo Souza
Lorena Zanatta Martins
Marilia Bueno de Morais
Poliana Jacometi Esteves
Priscila de Cassia Miranda

Professoras supervisoras:
Nilda Moraes
Silmara Almeida Dantas


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tema: CAPTAÇÃO DE ÁGUA
Conceitos: Introdução do tema águaImportância da água para os seres humanos;Distribuição da água no planeta TerraExplicação sobre captação de águaCaptação da água em BandeirantesCaptação da água da chuva.

Objetivos: Com o proposito de criar condições didático-pedagógicas para que os alunos possam: Compreender a importância da água presente em todos os seres vivos; Aprender como a água é distribuída em nosso planeta; Entender como é feita a captação de água e assimilar com a captação feita em Bandeirantes; Saber como é importante à captação da água da chuva para uso doméstico.

Esquemas:


Utilizamos essa imagem para que os alunos pudessem conhecer e aprender melhor alguns conceitos sobre água como por exemplo sua forma molecular.
















 E também como a água é distribuída em diversos seres vivos, e sua proporção de acordo com a distribuição em nosso planeta. 






Essa imagem foi um suporte para que os alunos pudessem entender como é feita a captação da água em rios.




Praticas









Modelo demonstrativo referente à captação de água.










Demonstração da quantidade de água nos alimentos.





     





Mural informativo do projeto.                













Caderno dos alunos.










Lembrança de boas vindas para os alunos.







QUESTIONÁRIO- Captação 

1 - Sabemos que a ÁGUA é VITAL, e sabemos que ela pode ser encontrada em muitos alimentos e outros animais. Enumere as alternativas em ordem crescente de acordo com a quantidade de água e assinale a sequência correta:
(  ) Tomate
(  ) Alface,
(  ) Grão de amendoim
(  ) Carne Bovina
a) 2,3,4,1
b) 1,2,4,3
c) 3,4,1,2
d) 4,2,1,3

2 - Existe a possibilidade do aproveitamento da Água da chuva através da sua captação. Como podemos realizar essa CAPTAÇÃO da Água da chuva?

a) Cisterna, baldes, Barrios, garrafas.
b) Apenas cisternas de grande porte.
c) Água da chuva não pode ser captada nas residências.
d) Baldes, garrafas e Barrios não podem ser usados.

3 – Água da chuva captada, e não tratada, pode ser utilizada pelos consumidores de qual forma?
a) Para beber, cozinhar, lavar banheiro.
b) Para tomar banho, beber, lavar calçada.
c) Para lavar: calçada, carros e aguar as plantas.
d) Pode ser utilizada para: Ingestão, serviço doméstico, higiene pessoal.

Questionário prévio:

 Questionário posterior:


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


TEMA: Tratamento de água
Conceitos: Recapitulando com alunos de forma dialogada o primeiro processo do consumo da água: Captação; Introdução do tema Tratamento de Água; Importância do Tratamento de Água; Doenças causadas pela ingestão/contado com a água não tratada; Etapas do tratamento da água: Coagulação, Floculação, Decantação, Filtração, Desinfecção, Fluoretação, Correção do pH.

Objetivos: Criar condições didático-pedagógicas para que os alunos possam: Saber a importância do tratamento de água, Entender cada etapa do processo de tratamento de água.

Esquemas:
                                      
   







Prática :
Maquete demonstrativa referente ao tratamento de água : Produção do Filtro Caseiro. 







Prática do método de medição do pH













Demonstração prática com parasitas causadores de doenças pela água contaminada






QUESTIONÁRIO TRATAMENTO

1- Quais os benefícios de ter uma água tratada?
a) Pode ser usada apenas para uso doméstico.                                                              
b) Tem benefício somente se for usada para higiene pessoal.
c) Pode inibir a transmissão de doenças.
d) Auxilia na prevenção de doenças e na higiene pessoal, promovendo melhor qualidade de vida. 

2- Qual a sequencia correta do tratamento de água potável?
a) Floculação- Decantação – Filtração – Desinfecção -  Fluoretação – Correção do pH
b) Decantação – Floculação – Filtração – Correção do pH – Fluoretação – Desinfecção
c) Filtração – Decantação – Desinfecção – Fluoretação – Correção do pH – Floculação
d) Correção do PH – Decantação – Filtração – Floculação – Fluoretação - Desinfecção

3- Quando ocorre a ingestão da água não tratada, pode-se adquirir doenças. Quais doenças abaixo; já citadas, podem ser transmitidas pela água não tratada?
a) Tétano, Gripe, Leptospirose.
b) Amebíase, Catapora Sarampo.
c) Leptospirose, Amebíase, Cólera. d) Cólera, Raiva, Anemia


 Questionário prévio:


Questionário posterior:

                                       


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


TEMA: Reservatório de água
Conceitos: Introdução á reserva de água; Importância de se armazenarMateriais utilizados para a construção de reservatóriosReservatórios quanto à posição no terreno: Enterrados, SemienterradosApoiadosElevados; Tipos de Reservatórios:TaçaCilíndrico e Tubular.

Objetivos: Criar condições didático-pedagógicas para que os alunos possam: Entender os principais conceitos de reserva de água, compreender os métodos utilizados para reserva e conscientizar-se com a limpeza da caixa d’água.

Esquemas: 


 Tipos de reservatório de acordo com a posição do terreno.



Limpeza da caixa d’água



Pratica:
Maquete dos tipos de reservatórios




QUESTIONÁRIO Reservatórios
1- Quais são os tipos de reservatórios mais utilizados para armazenar água?
A) Quadrado, retangular e redondo.
B) Taça, cilíndrico e tubular.
C) Cilíndrico quadrado e triangular.
D) Taça, redondo e quadrado.

2- Qual a importância de fazer a limpeza dos reservatórios?
A) Para evitar riscos a saúde e também o acúmulo de sujeira.
B) Para poder trocar a água do reservatório.
C) Somente para retirar folhas que podem ter caído no reservatório.
D) Não é necessário fazer a limpeza.

3- De acordo com a posição do terreno, quais são os tipos de reservatórios?
A) Superficial, enterrado, apoiado e elevado.
B) Visível, descoberto, elevado e enterrado.
C) Enterrado, semi-apoiado, apoiado e elevado.
D) Raso, externo, apoiado e elevado.



Questionário prévio:

Questionário posterior:




----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Tema: Distribuição de água

Conceitos: Breve retomada das etapas relativas aos processos para o uso da água;Introdução do tema Distribuição; Como ocorre a Distribuição: Rede de Distribuição;Funcionamento do registro da água: Hidrômetro; Calculo da metragem da água;Limpeza da caixa d’ água.

ObjetivosCriar condições didático-pedagógicas para que os alunos possam: Relembrar todas as etapas do processo da água; Compreender como ocorre a distribuição; Aprender como é calculado o consumo da água; Conscientizar sobre a limpeza da caixa d’ água.

Esquemas:
 





Praticas

Avalição sobre os temas abordados nas atividades anteriores:
Preencha os espaços em branco a seguir:
1 - ________________
2 - ________________
3 - ________________
4 - ________________
5 - ________________



Escolha uma das etapas do processo da água e explique-a. (Captação, Tratamento, Reserva ou Distribuição).
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.





                                Maquete demonstrativa de distribuição





                                    Calculando o consumo de água 




Caça ao tesouro como atividade de encerramento







Questionário Distribuição
1 – Logo que a água sai do reservatório por onde ela passa antes de chegar à sua casa?
a) É liberada diretamente nas casas.
b) Ficam armazenadas em tanques.
c) Passam por tubulações maiores (adutoras).
d) Passam por tubulações menores.

2- Como devem ser feita a limpeza do reservatório de água (caixa d’água)?
a) Uma vez ao ano, estando com a tampa fechada.
b) Em cada seis meses com a tampa aberta.
c) Em cada seis meses com a tampa fechada.
d) Se a tampa fechada, não é necessária realizar a limpeza.

3- Para que serve o hidrômetro? Para medir a:
a) Quantidade de água consumida em sua residência.
b) Velocidade do fluxo da água em sua residência.
c) Temperatura da água em sua residência.
d) Limpeza da água em sua residência.

 Questionário prévio:
 

Questionário posterior:

















Nenhum comentário:

Postar um comentário