ESCOLA ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES - 2º SEMESTRE - 2014

2º SEMESTRE

Escola Estadual Cecília Meireles


Bolsistas:
Ayrton Pappi Netto
Beatriz Elias Gomes do Pinho
Daniela Villar Ravagnani
Laressa Souza Soares
Larissa Uzai Sevilha Garcia
Luan Vitor Alves de Lima
Maria Beatriz da Silva Rocha
Mariane Santos Pinafo
Melissa Mitico Ebara
Rafaelly de Oliveira Souza
Thayany Magalhães de Almeida

Professoras supervisoras:
Nilda Moraes
Silmara Almeida Dantas


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1º Apresentação 
23/09/2014

Tema: Coleta de esgoto



Conteúdo:

Os conteúdos abordados durante o encontro foi a definição, classificações de esgoto e destinos do esgoto; os problemas causados pelos destinos errados do esgoto; definição de saneamento básico e coleta seletiva além da sua importância.

A coleta de esgoto é um sistema que previne as doenças e contaminações do solo que são causadas pelos esgotos não tratados, através de um processo de tratamento que elimina toda a sujeira. Sendo assim, os esgotos podem ser classificados da seguinte forma: esgoto doméstico que nada mais é que as atividades domésticas, como lavagem de piso, de roupas, consumo em pias de cozinha; esgoto industrial que é gerado através das atividades industriais, onde seja consumida água no processamento de fabricação de um determinado produto; esgoto pluvial que é gerado a partir da coleta de água originada da chuva, em alguns casos, lavagem das ruas e de drenos subterrâneos.

O Saneamento básico é o conjunto de medidas que adotadas nas regiões, para melhorar a vida e a saúde dos habitantes impedindo que organismos possam prejudicar as pessoas no seu bem-estar físico mental e social. O abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais são conjunto de serviços que vão melhorar a vida da comunidade. E a coleta seletiva faz parte desses serviços, pois com a separação do lixo fica mais fácil de coletar e lixo e não ocorre tanto acumulo de matérias orgânicas nas cidades.


Objetivos:

Os objetivos desse encontro foram explicitar o processo de coleta de diferentes tipos de esgoto, evidenciar os problemas causados pelos destinos errados do esgoto e definir o que é saneamento básico

Como objetivo principal procurou-se criar condições didáticas pedagógicas para possibilitar aos alunos o entendimento, a compreensão e a importância da coleta de esgoto e o destino correto deste e dos diversos tipos de lixo.


Prática:

Para desenvolver a criatividade e aumentar o interesse dos alunos, os pibidianos realizaram um experimento prático para alcançar seus objetivos. Para esse encontro foi utilizado a composteira englobando todos os assuntos abordados durante a atividade. A composteira é o local onde coloca lixo orgânico para que final vire adubo para as plantas.


Materiais:

Para a realização desse experimento prático foram utilizados terra, seis potes de plástico com tampa, cascas de frutas trituradas, folhas secas e liquidificador.

Aplicação:

Os alunos foram divididos em três grupos e cada grupo montou a sua composteira. Primeiro passo foi colocar um pouco de terra no fundo do pote, em seguida colocamos por cima da terra as cacas de frutas trituradas pelo liquidificador, logo em cima foi posto mais um pouco de terra e por ultimo para cobrir foram postas as folhas secas. Depois de tudo pronto a composteira é fechada. Deve guardá-la em local onde tenha sombra para entrar oxigênio e não deve deixar em locais que não são protegidos da chuva.

Fotos da apresentação:

Imagem 1: Bolsistas Larissa Uzai e Ayrton Pappi aplicando
 a dinâmica inicial dança da cadeira, com o objetivo de 
conhecer o nome dos alunos. 

Imagem 2: Bolsista Beatriz Elias ministrando a 
apresentação com slides sobre coleta de esgoto.

Imagem 3: Professora supervisora Nilda Moraes auxiliando os bolsistas
 com os alunos em uma atividade externa. Objetivo: confecção das composteiras.

Imagem 4: Confecção das composteiras. 

Imagem 5: Confecção das composteiras. 

Imagem 6: Confecção das composteiras. 

Imagem 7: Confecção das composteiras. 

Imagem 8: Composteiras prontas, ficando aos cuidados de cada
 grupo até a 3ª apresentação - disposição final.

Imagem 9: Composteiras prontas, ficando aos cuidados de cada
 grupo até a 3ª apresentação - disposição final.

Imagem 10: Composteiras prontas, ficando aos cuidados de cada
 grupo até a 3ª apresentação - disposição final.





Questionário (Coleta)
1. Quais são os tipos de esgoto?
a) esgoto doméstico – esgoto urbano – esgoto marinho.
b) esgoto urbano – esgoto pluvial –esgoto industrial.
c) esgoto doméstico – esgoto pluvial – esgoto industrial.
d) esgoto doméstico – esgoto urbano – esgoto industrial.

2. Quais os possíveis destinos para o esgoto?
a) tanques – rede – solo
b) tanque – solo – aquários de tratamento de água
c) rede – solo – caixa d’água
d) solo – tanque – aquários de tratamento de água

3. O que é saneamento básico?
a) Atividade relacionada com o abastecimento de água contaminada, manejo de água pluvial, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e controle de pragas e agentes patogênicos.
b) Programa que garante a distribuição de água limpa, coleta de lixo e controle de doenças para a população.
c) Serviço que visa o abastecimento de água potável, manejo de água marinha, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e controle de patologias.
d) Atividade relacionada com o abastecimento de água potável, manejo de água pluvial, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e controle de patologias.

Após aplicarmos os questionários obtivemos os seguintes resultados:

Resultado final:


Questionário prévio:

Questionário posterior:




Slides da apresentação




















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2º Apresentação 
30/09/2014

Tema: Tratamento de esgoto

Conteúdo:
Os conteúdos abordados durante a atividade foi para onde vai à água coletada do esgoto domestico e industrial; tratamento de esgoto em Bandeirantes; destino final do esgoto tratado; qual a importância do tratamento do esgoto.

Em efluentes a matéria é em grande quantidade exigindo um tratamento mais eficaz em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que, basicamente, reproduz a ação da natureza de maneira mais rápida. Pode-se então, separar o tratamento de esgoto em quatro níveis básicos: nível preliminar, tratamento primário e tratamento secundário que tem quase a mesma função, e tratamento terciário  ou pós-tratamento. Cada um deles tem, respectivamente, o objetivo de remover os sólidos suspensos (lixo, areia), remover os sólidos dissolvidos, a matéria orgânica, e os nutrientes e organismos patogênicos (causadores de doenças). No nível preliminar são utilizadas grades, peneiras ou caixas de areia para reter os resíduos maiores e impedir que haja danos as próximas unidades de tratamento, ou até mesmo, para facilitar o transporte do efluente. No tratamento primário são sedimentados (decantação) os sólidos em suspensão que vão se acumulando no fundo do decantador formando o lodo primário que depois é retirado para dar continuidade ao processo. Em seguida, no tratamento secundário, os micro-organismos irão se alimentar da matéria orgânica convertendo-a em gás carbônico e água. E no terceiro e último processo, também chamado de fase de pós-tratamento, são removidos os poluentes específicos como os micronutrientes (nitrogênio, fósforo...) e patogênicos (bactérias, fungos). Isso quando se deseja que o efluente tenha qualidade superior, ou quando o tratamento não atingiu a qualidade desejada. Quando se trata de efluentes industriais a própria empresa que faz o tratamento de esgoto exige que a indústria monitore a qualidade dos efluentes mandados para e estação. No caso de haver substâncias muito tóxicas ou que não pode ser removida pelo tratamento oferecido pela ETE, a indústria é obrigada a construir a sua própria ETE para tratar seu próprio efluente.
A falta de tratamento dos esgotos e condições adequadas de saneamento pode contribuir para a proliferação de inúmeras doenças parasitárias, então a disposição adequada dos esgotos é essencial para a proteção da saúde pública.

Objetivos:
Os objetivos desse encontro foram explicitar o processo de tratamento, diferenciar o processo de tratamento de esgoto anaeróbio e aeróbio e esclarecer a importância do tratamento básico.

Como objetivo principal procurou-se criar condições didáticas pedagógicas para os alunos o entendimento, a compreensão e a importância do tratamento de esgoto.


Prática:

Para desenvolver a criatividade e aumentar o interesse dos alunos, os pibidianos realizaram três experimentos práticos. A mini estação de tratamento de esgoto, demonstrando como a limpeza do esgoto. A tensão superficial que é a força de atração das moléculas na superfície da água, sendodiferente da força que ocorre entre as moléculas abaixo da superfície. Isso ocorre porque essas últimas apresentam atração por outras moléculas de água em todas as direções: para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita, para frente e para trás. Isso significa que elas se atraem mutuamente com a mesma força. E o sabão que mostra que o óleo não precisa ser jogado na pia, ou na terra, mas sim que possa ser reutilizado.

Materiais:

Para a realização do primeiro experimento prático foram utilizados potes plásticos, mangueira de silicone, cola silicone, suco de repolho roxo, vinagre, ralo de plástico e um pedaço de pano.

No segundo experimento prático foi utilizado uma assadeira, barquinhos de isopor, detergente e palito de dente.

O terceiro experimento prático foi utilizado uma garrafa pet de dois litros, funil, um litro de duzentos ml de óleo de cozinha coado, duzentos ml de água e duzentos ml de soda caustica liquida.

Aplicação:

Primeiro experimento foi realizado pelos pibidianos. Foi colocada em um dos potes a água com repolho roxo fervido e à medida que passava para os outros potes a cor da água mudava demonstrando uma mini estação de tratamento.

No segundo experimento para demonstrar a tensão superficial os alunos se dividiram em dois grupos e para cada grupo tinha uma assadeira com água, logo em seguida um dos alunos coloca detergente na ponta do palito de dente e toca levemente o isopor, que se desloca rapidamente de um local para o outro.

O terceiro experimento foi aplicado pelos pibidianos, onde foi colocado nessa ordem com auxilio de luvas dentro da garrafa com ajuda do funil, o óleo, água e a soda. Depois cada aluno com luva mexeu a garrafa durante dez minutos. Após isso, deixamos a garrafa em repouso durante vinte minutos. 




Foto da apresentação:
Imagem 1: Prática demonstrando as etapas da estação 
de tratamento, utilizando água de repolho fervida como
 medidor de pH para ilustrar a limpeza do esgoto.

Questionário (Tratamento)

1. Quais são os dois tipos de tratamento de esgoto?

a) Tratamento químico – tratamento físico

b) Tratamento aeróbio – tratamento anaeróbio.

c) Tratamento simples – tratamento composto

d) Tratamento completo– tratamento incompleto


2. Assinale a alternativa com o procedimento correto que pode ocorrer com água coletada do esgoto.

a) Coletada das casas e indústrias para que recebam o tratamento adequado para depois ser devolvidas para o ambiente.

b) A água coletada pode ser devolvida para o ambiente logo em seguida, pois ela não contém impurezas.

c) Deve ser coletada e guardada em galões específicos, pois não tem possibilidades dela vir a ser usada novamente.

d) A água pode ser usada ou guardada, isso dependerá do uso que pretende fazer.


3. Qual a importância do tratamento de esgoto?

a) É importante para que a água coletada do esgoto possa ser guardada em galões e estocadas em barracões para evitar que ela venha a se espalhar e contaminar os rios e mares

b) É importante para que a água suja seja separada da água limpa, evitando então que essa água chegue até as torneiras das casas.

c) É importante para deixar a água livre de impurezas evitando que o meio ambiente seja poluído e diminuir os riscos de doenças que o esgoto não tratado possa trazer para a população.

d) É importante para que as casas possam receber a água do mar livre do sal, fazendo com que as pessoas tenham uma nova forma de abastecimento de água.


Resultado final:


Questionário prévio:

Questionário posterior: 

Slides da apresentação

















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3º Apresentação 
07/10/2014

Tema: Disposição final do esgoto

A disposição final é a distribuição ordenada de rejeitos em aterros, observando normas operacionais especificas de modo a evitar danos ou riscos a saúde pública e a segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos.
Entretanto, um destino diferente e sustentável pode ser dado ao resíduo sólido do esgoto. Esse resíduo pode ser usado na produção de tijolos, telhas e cerâmicas, além de servir como adubo e fertilizantes na agricultura.
Na atividade de Disposição Final, os alunos descobriram que nem tudo o que chamamos de lixo precisa ser jogado fora, como exemplo, os resíduos sólidos do esgoto.
Para mostrar-lhes essa reutilização na prática, utilizamos como exemplo a composteira, onde restos de alimentos que seriam jogados fora foram utilizados para adubar o solo.
Distribuímos, também, atividades sobre reciclagem e a coleta seletiva. Toda a aula foi baseada na reutilização.
A disposição final é importante, pois evita que tenhamos contato com substancias tóxicas, além de evitar impactos ambientais. 

Fotos da apresentação:
Imagem 1: Utilização da composteira como
 disposição final do esgoto.

Questionário (Disposição final)

1- Sobre a disposição do lixo, que é o conjunto de resíduos sólidos resultantes da atividade humana. Ele é constituído de substâncias putrescíveis (que ficam podres), combustíveis e incombustíveis. Com base nessa afirmação:

a)    O lixo tem que ser bem acondicionado para facilitar sua remoção.
(b)    Podemos jogar os lixos em qualquer lugar, pois não irá prejudicar o meio ambiente.
(c)     O lixo deve ser lançado em rios, mares ou a céu aberto.
(d)    O lixo não tem relação com o esgoto.


2- Após o esgoto ser tratado numa Estação de Tratamento, onde ele pode ser despejado?

(a) Nas ruas ou estradas
(b) Em algum rio ou mar
(c) O esgoto não é despejado, mas armazenado
(d) Pode ser guardado em caixas d'agua

3 - Por que o esgoto não pode ser lançado diretamente no meio ambiente sem antes receber tratamento?

(a) Porque contamina a água e causa doenças
(b) Porque antes precisa ser usado para algumas funções
(c) O esgoto não precisa ser tratado
(d) O esgoto não é lançado na natureza

Resultado final:



Slides da apresentação

















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4º Apresentação 
14/10/2014

Tema: Doenças.
Conteúdo:
Visando variar a forma de passar o conteúdo para os alunos, abordamos todo o assunto com a forma de um teatro de fantoches explicativo, que vinha detalhando todas as características e formas de evitar o contágio de tais doenças todas pontuadas em formas de falas de cada personagem. As doenças que escolhemos trabalhar são as que têm um maior índice de contagio na população como giardíase, febre tifóide, esquistossomose, leptospirose, amebíase e cólera. O texto que levamos para os alunos é o presente abaixo.

Giardíase: Olá eu sou a Giárdia, sou um protozoário muito pequeno, e adoro ficar no intestino delgado de vocês. Eu chego até vocês através da água contaminada pelo esgoto, estou mais próxima de vocês do que podem imaginar. Para eu chegar até você é muito fácil, basta com que você beba água contaminada por fezes humana ou de animais que eu esteja presente, ou entrarem em contato com alguém que esteja comigo em seu intestino. Hoje os lugares que mais gosto de ficar são nas escolas, creches, faculdades e asilos, por ter muitas pessoas com quem posso ir. Causo uma série de sintomas como dor abdominal, gases ou inchaço, dor de cabeça, perda de apetite, febre baixa, náusea, inchaço ou distensão do abdome e vômitos.

Febre tifóide: Para quem não me conhece, eu sou a Salmonella, sou uma bactéria! Causo a conhecida febre tifóide. Chego até vocês através de alimentos contaminados ou água contaminada, mas posso passar de uma pessoa para outra com contato direto através do espirro, beijo e partilha de talheres. Chego na água que vocês bebem através da urina e fezes humanas, meu lugar preferido de morar é no esgoto. Causo muitos sintomas como febre alta (40 graus), forte diarréia, mal estar, tosse seca, dor de cabeça e dor de barriga. Se não tratada posso ser muito mais cruel!

Esquistossomose: Muito prazer, me chamo Cercária, sou uma das formas de vida do Schistosoma! Essa forma corpórea é como eu saio do caramujo e fico nadando em pequenos rios, córregos e lagoas! Como gosto muito dos lipídios produzidos pela epiderme humana, eu vou até você e entro pela pele de você e começo causando uma coceira no local por onde entrei. Eu que causo a esquistossomose ou barriga d’água. Dentre todos os sintomas que posso causar os mais simples são mal estar, dores de cabeça, fraqueza, dor abdominaldiarréia sanguinolenta, falta de ar e tosse com sangue. Em casos mais raros e graves posso até matar meu hospedeiro. Gosto de ser complexa assim!

Leptospirose: Olá eu sou a bactéria Leptospira e eu sou encontrada na urina de ratos e de outros animais. Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água das chuvas ou lama contaminadas poderá se infectar comigo. Quando estou presente na água penetro no corpo de vocês pela pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento.

Os sintomas que eu causo, é parecido com os sintomas de outras doenças, como a gripe e a dengue. E os principais sintomas causados por mim são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas, posso também causar vômitos, diarréia e tosse. E quando for mais grave, a pessoa que tiver infectado por mim pode apresentar também hemorragias, meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória, que podem levar à morte.

Amebíase: Olá, eu sou daquelas que causa infecção, e sou encontrada no cólon do seu intestino grosso. Posso causar colite, disenteria aguda ou diarreia constante (crônica). A minha infecção também pode se espalhar através do seu sangue para o fígado e, raramente, para os pulmões, cérebro ou outros órgãos. Eu chego até vocês através de alimentos ou água contaminados com fezes. E essa contaminação é comum quando dejetos humanos são usados como fertilizante. Também pode ser transmitida de pessoa para pessoa - especialmente pelo contato com a boca ou área retal de uma pessoa infectada.

Cólera: Olá eu sou o vibrião colérico, e ao contrário da ameba, causo uma infecção no seu intestino delgado, provocando uma grande quantidade de diarreia aquosa. Eu libero uma toxina que provoca maior liberação de água das células nos intestinos o que produz diarreia grave. Sou encontrado principalmente quando o saneamento básico é precário e deficiente. As pessoas são infectadas ao comer alimentos ou beber água contaminada. Um dos sintomas causados quando forem contaminados por mim, são: boca seca, pele ressecada, sede em excesso, náusea, sonolência, vômito. 

Objetivos:
Os objetivos desse encontro com os alunos foram de identificar as principais doenças veiculadas pela água, estabelecer a relação entre a falta de saneamento básico e as doenças hídricas e relacionar as doenças mais comuns veiculadas pela água com os seus agentes, sintomas e formas de tratamento

Como objetivo principal procuramos possibilitar aos alunos o entendimento, a compreensão e a importância do uso adequado do saneamento básico para evitar doenças.

Prática:
Para atrair a atenção dos alunos com um olhar mais cientifico para o tema, foi realizado uma atividade prática onde simulávamos um microscópio com materiais bem simples. O intuito deste experimento é mostrar aos alunos que uma água contaminada pode conter microorganismos que a olho nu e sem uma técnica específica eles não podem ser visto. Foi possível encontrar alguns microorganismos, como protozoários por exemplo. A euforia da sala de aula foi muito empolgante, pois eles realmente mostraram empolgação com o que estavam aprendendo.
Materiais:
Para a montagem dos fantoches utilizamos materiais simples como cartolinas, papelão, palito de churrasquinho e lápis de cor para pintar os desenhos. Já para a montagem do microscópio caseiro utilizamos seringa onde deixamos uma gota de água na ponta, uma caneta laser verde que foi refletida na gota d’água, uma garrafa para apoiar o laser e outra para segurar a seringa.
Aplicação:
Para o teatro utilizamos um lençol para cobrir a mesa e deixar o aluno que estiver atrás escondido e então cada aluno entrava debaixo da mesa e se fazia passar por um agente causador de doenças e passava o conteúdo para o restante da sala, e nos pibidianos complementávamos após.


Imagem 1: Teatro com os fantoches.


Questionário (Doenças)

1-    Sabemos que a falta de saneamento básico pode causar muitas doenças. Quais as formas de transmissão mais frequentes e comuns?

a) Contato ou ingestão de água contaminada e contato direto da pele com lixo ou solo contaminado.

b) Pelo ar que respiramos e a ingestão de água contaminada

c) Apenas se comermos algum alimento contaminado, pois a água não transmite doenças

d) Através da picada do mosquito Aedes aegypti


2-    São agentes de doenças veiculadas pela água:

a) Peixes e plantas aquáticas como as algas

b) Bactérias, vermes, protozoários e vírus.

c) O barro que está misturado com a água dos rios

d) Apenas bactérias, pois vermes, protozoários e vírus não são de risco para a nossa saúde


3-    Qual a melhor forma de se evitar o contato com as doenças causadas por falta de saneamento básico?

a) Deixando a casa limpa e sempre lavando a louça para que não seja atraído nenhum tipo de agente de doenças

b) Manter-se o máximo de tempo possível dentro de casa para que não entre em contato com nenhum tipo de poluição externa.

c) Tomar pelo menos três banhos durante o dia, mantendo então o seu corpo livre de vírus, bactérias entre outros agentes causadores de doenças.

d) Evitar o consumo de água não tratada, evitar o acúmulo de lixo em locais impróprios e não despejar o esgoto em locais indevidos antes do seu tratamento.





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