Limpeza Urbana
Por:
Lorena, Hellen, Heloísa
e Larissa.
Conteúdos:
Os conteúdos ministrados no
primeiro encontro abrangeram a definição e a importância da limpeza urbana , a
problematização da ausência desta e a atribuição do poder publico . As
atividades foram preparadas a fim de conscientizar e informar melhor os alunos
a cerca deste assunto.
O serviço público de limpeza urbana
e manejo de resíduos sólidos compreende a coleta, remoção e o transporte dos
resíduos sólidos domiciliares; a varrição e limpeza de vias e logradouros
públicos; a remoção e transporte de resíduos das atividades de limpeza; a
remoção de resíduos volumosos e de entulhos lançados em vias e logradouros
públicos; a prestação de serviços de operação e manutenção dos sistemas de
transferência de resíduos sólidos urbanos e das unidades de triagem e compostagem,
incluindo a transferência dos rejeitos gerados nessas unidades para destino
final disposto de forma correta, utilizando aterros sanitários em conformidade
com a legislação ambiental. Todos estes temas e conceitos foram trabalhados no
primeiro encontro e, ao decorrer dos encontros, foram recapitulados e
acrescentadas novas informações sobre os assuntos.
Objetivos:
Os objetivos do encontro se
basearam em possibilitar aos alunos o entendimento, compreensão, e a
importância dos conceitos básicos de limpeza urbana e preservação ambiental,
focando os princípios de conscientização e introduzindo itens relevantes para
os próximos encontros.
Experiência:
Para abordar os conteúdos de forma
mais eficaz e otimizar o tempo de aula expositiva dialogada, os Pibidianos
utilização, além de uma dinâmica de apresentação entre os alunos participantes
e os docentes, atividades páticas, que foram dirigidas durante a aula.
Para oferecer maior integração e
interação dos alunos com o meio, os Pibidianos dividirão a sala em dois grupos,
e a a aula foi lecionada ao ar livre. Foi realizado um "Tour" pelo
Colégio Professor Mailon Medeiros, onde cada grupo percorreu um caminho
diferente. Durante o passeio, os alunos puderam observar a situação do colégio,
e juntamente com a exposição da aula, puderam interligar a limpeza urbana com o
cotidiano escolar.
Esta atividade lúdica ofereceu aos alunos uma
aula mais dinâmica e interativa, onde foi possível observar, de acordo com as
respostas dos questionários, que se obteve um resultado satisfatório.
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Coleta Seletiva, Tratamento do
Lixo, Disposição Final
Por:
Gabriel, Isabela e
Juliana.
Conteúdos:
Na atividade sobre coleta seletiva
enfatizando resíduos sólidos, procuramos apresentar aos alunos as
características do que é lixo. Definição de resíduo e de aterro sanitário
versus lixão, o consumo de lixo diário por pessoa, o tempo de decomposição dos
resíduos e a importância dos coletores de lixo.
Também trabalhamos conceitos de
reciclagem e reutilização que foram aplicados em uma dinâmica proporcionando o
aprimoramento e assimilação do conteúdo perante os alunos.
Objetivos:
Trabalhar novos conceitos
atualizados perante esta temática, visando para o aluno melhorar e aprimorar em
suas atitudes como cidadão. Os pontos que podemos observar ao se tratar em seus
cotidianos, podemos aplicar ao visar ações de cidadania ao se descartar
corretamente os resíduos sólidos no município de Bandeirantes.
Experiências:
Ao findar a aula tive como experiências o resultado positivo esperado
pelos estagiários. Os alunos desenvolveram respostas esperadas perante o tema
estudado, pois ao final da atividade teve-se um resultado positivo perante o
primeiro questionário aplicado. O último questionário obteve-se uma melhora
significativa ao comparar-se com o primeiro.
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Uso e Ocupação do Solo
Por:
Pollyanna, Ayrton, Laís
e Lílian.
Conteúdos:
No
início das atividades foi explicado como o ser humano iniciou o processo de
socialização quando se tornou fixo em um determinado local, difundindo técnicas
de agricultura e pecuária, tornando-se sedentário.
Com
o passar de muito tempo, onde já existia uma sociedade formada, cidades
construídas e na esperança de uma vida melhor o processo de êxodo rural fez com
que a população urbana crescesse de forma rápida e desorganizada.
Assim
foram criadas as leis de uso e ocupação de solo, que são para que haja uma
organização no desenvolvimento urbano.
Objetivo:
Com
todo o conteúdo trabalhado contextualizando com a criação e desenvolvimento do
município de Bandeirantes – Paraná, mostrando desde a fundação do distrito da
Invernada até a municipalização de Bandeirantes.
Experiência:
Para finalizar a atividade fizemos uma dinâmica com mapas, bonecos e
sacos de lixo mostrando que onde existe uma maior concentração de pessoas a
produção de lixo aumenta. Também realizamos uma exposição de fotos antigas de
bandeirantes com as fotos atuais mostrando o desenvolvimento da cidade.
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