COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR MAILON MEDEIROS - 2015

Limpeza Urbana
Por:
Lorena, Hellen, Heloísa e Larissa.

Conteúdos:
Os conteúdos ministrados no primeiro encontro abrangeram a definição e a importância da limpeza urbana , a problematização da ausência desta e a atribuição do poder publico . As atividades foram preparadas a fim de conscientizar e informar melhor os alunos a cerca deste assunto.
O serviço público de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos compreende a coleta, remoção e o transporte dos resíduos sólidos domiciliares; a varrição e limpeza de vias e logradouros públicos; a remoção e transporte de resíduos das atividades de limpeza; a remoção de resíduos volumosos e de entulhos lançados em vias e logradouros públicos; a prestação de serviços de operação e manutenção dos sistemas de transferência de resíduos sólidos urbanos e das unidades de triagem e compostagem, incluindo a transferência dos rejeitos gerados nessas unidades para destino final disposto de forma correta, utilizando aterros sanitários em conformidade com a legislação ambiental. Todos estes temas e conceitos foram trabalhados no primeiro encontro e, ao decorrer dos encontros, foram recapitulados e acrescentadas novas informações sobre os assuntos.

Objetivos:
Os objetivos do encontro se basearam em possibilitar aos alunos o entendimento, compreensão, e a importância dos conceitos básicos de limpeza urbana e preservação ambiental, focando os princípios de conscientização e introduzindo itens relevantes para os próximos encontros.

Experiência:
Para abordar os conteúdos de forma mais eficaz e otimizar o tempo de aula expositiva dialogada, os Pibidianos utilização, além de uma dinâmica de apresentação entre os alunos participantes e os docentes, atividades páticas, que foram dirigidas durante a aula.
Para oferecer maior integração e interação dos alunos com o meio, os Pibidianos dividirão a sala em dois grupos, e a a aula foi lecionada ao ar livre. Foi realizado um "Tour" pelo Colégio Professor Mailon Medeiros, onde cada grupo percorreu um caminho diferente. Durante o passeio, os alunos puderam observar a situação do colégio, e juntamente com a exposição da aula, puderam interligar a limpeza urbana com o cotidiano escolar.

Esta atividade lúdica ofereceu aos alunos uma aula mais dinâmica e interativa, onde foi possível observar, de acordo com as respostas dos questionários, que se obteve um resultado satisfatório.

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Coleta Seletiva, Tratamento do Lixo, Disposição Final
Por:
Gabriel, Isabela e Juliana.

Conteúdos:
Na atividade sobre coleta seletiva enfatizando resíduos sólidos, procuramos apresentar aos alunos as características do que é lixo. Definição de resíduo e de aterro sanitário versus lixão, o consumo de lixo diário por pessoa, o tempo de decomposição dos resíduos e a importância dos coletores de lixo.
Também trabalhamos conceitos de reciclagem e reutilização que foram aplicados em uma dinâmica proporcionando o aprimoramento e assimilação do conteúdo perante os alunos.     
Objetivos:
Trabalhar novos conceitos atualizados perante esta temática, visando para o aluno melhorar e aprimorar em suas atitudes como cidadão. Os pontos que podemos observar ao se tratar em seus cotidianos, podemos aplicar ao visar ações de cidadania ao se descartar corretamente os resíduos sólidos no município de Bandeirantes.

Experiências:
Ao findar a aula tive como experiências o resultado positivo esperado pelos estagiários. Os alunos desenvolveram respostas esperadas perante o tema estudado, pois ao final da atividade teve-se um resultado positivo perante o primeiro questionário aplicado. O último questionário obteve-se uma melhora significativa ao comparar-se com o primeiro.

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Uso e Ocupação do Solo
Por:
Pollyanna, Ayrton, Laís e Lílian.

Conteúdos:
No início das atividades foi explicado como o ser humano iniciou o processo de socialização quando se tornou fixo em um determinado local, difundindo técnicas de agricultura e pecuária, tornando-se sedentário.
Com o passar de muito tempo, onde já existia uma sociedade formada, cidades construídas e na esperança de uma vida melhor o processo de êxodo rural fez com que a população urbana crescesse de forma rápida e desorganizada.
Assim foram criadas as leis de uso e ocupação de solo, que são para que haja uma organização no desenvolvimento urbano.

Objetivo:
Com todo o conteúdo trabalhado contextualizando com a criação e desenvolvimento do município de Bandeirantes – Paraná, mostrando desde a fundação do distrito da Invernada até a municipalização de Bandeirantes.

Experiência:
Para finalizar a atividade fizemos uma dinâmica com mapas, bonecos e sacos de lixo mostrando que onde existe uma maior concentração de pessoas a produção de lixo aumenta. Também realizamos uma exposição de fotos antigas de bandeirantes com as fotos atuais mostrando o desenvolvimento da cidade.

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