1º SEMESTRE
Colégio Estadual Professor Mailon Medeiros
Bolsistas:
Ayrton Pappi Netto
Beatriz Elias Gomes do Pinho
Daniela Villar Ravagnani
Laressa Souza Soares
Larissa Uzai Sevilha Garcia
Luan Vitor Alves de Lima
Maria Beatriz da Silva Rocha
Mariane Santos Pinafo
Melissa Mitico Ebara
Rafaelly de Oliveira Souza
Thayany Magalhães de Almeida
Professoras supervisoras:
Magali de Fátima Monteiro
Rosiane Giraldeli Fabian
Professoras supervisoras:
Magali de Fátima Monteiro
Rosiane Giraldeli Fabian
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1º Apresentação
13/05/2014
Tema: Captação de água
Conteúdo:
O conteúdo que utilizamos para a apresentação de água e captação foi esclarecer a importância da água para todos os seres vivos, explicando desde a composição da molécula da água, até os seus estados físicos e químicos. Embasado na realidade em que vivemos, buscamos levar aos alunos a quantidade de água potável e não potável do planeta, falando das características em que ela se encontra para a captação podendo ser superficial e subterrânea. Citamos também algumas curiosidades e o local que é escolhido para captação, para que os alunos tivessem uma melhor compreensão dos reservatórios.
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Objetivo:
Os objetivos dessa atividade seriam possibilitar aos alunos a compreensão da importância da água, ressaltando não só os aspectos físicos e químicos, como também as atividades que estão diretamente associadas a ela. Abordando então o processo de captação como tema da primeira apresentação. E por fim mostrar que o processo de captação pode ser realizado em casa, de forma prática para economia.
Experiência:
Para desenvolver a curiosidade e interesse dos alunos tornando a aula mais criativa, foi realizado experimento prático produzido pelos pibidianos, atingindo assim os objetivos desejados. Levamos aos alunos uma maquete de uma casa com calhas e tambores em baixo delas para representar a maneira correta de como armazenar a água da chuva em casa, em seguida explicamos as formas de como reutiliza-la.
Fotos da apresentação:
Fotos da apresentação:
Imagem 1: Alunos respondendo o questionário prévio.
Imagem 2: Apresentação da mini-cisterna aos alunos
Imagem 3: Explicação do funcionamento da maquete,
representando a forma de captação em casa.
Questionário
1- A água da chuva pode ser usada para:
a) Beber, escovar os dentes.
b) Lavar calçada, lavar o carro.
c) Tomar banho, cozinhar.
d) Beber, lavar calçada.
2- Quais os elementos químicos que compõem a molécula de água?
a) Oxigênio, Hidrogênio e Carbono.
b) Oxigênio, Hidrogênio, Oxigênio.
c) Hidrogênio, Oxigênio, Hidrogênio.
d) Nitrogênio, Oxigênio, Hidrogênio.
3- Joãozinho estava em sua casa quando começou a chover. Vendo a água cair, ele teve a ideia de colocar um balde em baixo da calha d’água para guardá-la. Como é chamado esse processo que Joãozinho praticou?
a) Reserva.
b) Captação.
c) Filtração.
d) Tratamento.
Questionário prévio:
Questionário prévio:
Questionário posterior:
Slides da apresentação
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2ª Apresentação
20/05/2014
Tema: Tratamento de água
Conteúdo:
O conteúdo que utilizamos para relatar o tratamento da água foi a explicação em detalhes dos processos de tratamento, sendo eles, floculação, decantação, filtração e desinfecção, além da sua importância para a sociedade.
O tratamento de água remove as impurezas e contaminantes antes de serem consumida. Isso porque a água sempre consiste em substâncias como microorganismos e sais minerais, necessitando de tratamento para remover suas impurezas que podem ser prejudiciais ao homem, ocasionando doenças como leptospirose, diarréia, esquistossomose.
As águas captadas nas superfícies necessitam de tratamento especial que consiste em quatro principais etapas: a floculação, onde ocorre a remoção de sujeiras através da mistura de sulfato de alumínio ou cloreto férrico formando flocos. Nesse processo a água é movimentada para que os flocos se misturem ganhando consistência. Com isso na decantação os flocos formados irão se separar da água, ficando armazenados no fundo dos tanques. Então a água passa pelo processo de filtração para retirar as impurezas restantes. Depois começa o processo de desinfecção quando a água já limpa recebe o cloro para eliminar os microorganismos restantes. Na ultima etapa, fluoretação a água recebe um composto de flúor que reduz a incidência dentária na população.
Objetivos:
Os objetivos dessa atividade seria compreender o ciclo da água, possibilitar aos alunos o entendimento dos processos de tratamento de água apontando suas diferentes fases. Além disso, detalhar a floculação, decantação, filtração e a desinfecção. E esclarecer a importância do tratamento.
Para melhor entendimento dessa aula procurou-se criar condições didáticas pedagógicas para que os alunos entendam como acontece o processo do tratamento de água e sua importância.
Experiência:
Para desenvolver a curiosidade e interesse dos alunos tornando a aula mais criativa, foi realizado experimento prático produzido pelos pibidianos, atingindo assim os objetivos desejados. Optamos pela experiência de filtração que possibilitou ao aluno perceber a importância das propriedades físicas e químicas da água, a presença dos sais minerais e microorganismos, as reações químicas que estão envolvidas no processo, a filtração, decantação, o controle de qualidade da água.
Materiais:
Na realização do experimento foram utilizados os seguintes materiais: uma espátula, uma bagueta, um papel filtro, um filtro analítico, duas conta-gotas, um béquer de 500 ml, um béquer de 250 ml, um erlenmeyer de 250 ml, água suja, água oxigenada, cloreto de ferro III, carbonato de cálcio e carvão ativo.
Aplicação:
Para aplicar a prática colocamos a amostra de água no béquer de 250 ml, adicionamos cinco gotas de água oxigenada, que tem função bactericida, mexemos com a bagueta e adicionamos três gotas de cloreto férrico, com função coagulante. Depois adicionamos uma ponta de espátula de carbonato de cálcio, que é um auxiliar de coagulação, mexemos e observamos os processos de coagulação, floculação e decantação. Por fim adicionamos uma ponta de espátula de carvão ativo, que é poroso e retira gases dissolvidos na água e filtramos.
Fotos da apresentação:
Fotos da apresentação:
Imagem 1: Bolsista Ayrton Pappi explicando sobre
o pH.
Imagem 2: Bolsista Ayrton Pappi e Mariane Pinafo
realizando a prática do pH.
Imagem 3: Bolsista Larissa Uzai e Melissa Ebara
executando a prática de decantação.
Questionário-Tratamento:
1- O que acontece com a água, após a captação?
a) Armazenamento em tanques.
b) Distribuição para a população.
c) Tratamento da água.
d) Devolução para a fonte.
2- Qual a ordem do processo de tratamento de água?
a) Decantação, filtração, floculação, desinfecção.
b) Floculação, decantação, filtração, desinfecção.
c) Desinfecção, floculação, filtração, decantação.
d) Filtração, decantação, floculação, desinfecção.
3- Qual a importância do tratamento da água?
a) Para lavar as roupas.
b) Deixar a água livre de agentes causadores de doenças.
c) Para lavar a calçada.
d) Aguar as plantas.
Após aplicarmos os questionários obtivemos os seguintes resultados:
Questionário prévio:
Questionário posterior:
Slides da apresentação
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3ª Apresentação
27/05/2014
Tema: Armazenamento de água
Conteúdo:
O conteúdo que utilizamos para a realização dos tipos de reservatórios de água foi uma introdução sobre o processo de transporte da água para os tanques de armazenamento após ocorreros processos de tratamento. A distinção dos tipos de reservatórios que a água pode ser armazenada como, por exemplo: taça, tubular, cilíndrica, bebedouros e tanques. E ao analisar os tipos de reservatórios, apontar a capacidade de cada tanque dando exemplo de situações envolvendo o dia a dia dos alunos. Caracterizar os processos para limpeza dos reservatórios, apontando a importância da limpeza de cada um deles e informando o maleficio da não limpeza desses reservatórios. Em seguida, demonstrar como é o armazenamento de água das empresas e nas residências, para que os alunos tivessem uma melhor compreensão dos reservatórios.
Objetivos:
Os objetivos dessa atividade seriam apontar os diferentes tipos de reservatórios e explicar como é feita a limpeza dos mesmos, esclarecendo a sua importância. Possibilitando aos alunos o entendimento a compreensão e a importância do processo de tratamento e limpeza dos reservatórios de água
Experiência:
Para desenvolver a curiosidade e o interesse dos alunos e uma melhor fixação sobre o tema, foi realizado práticas com os pibidianos para que pudessem compreender o objetivo do tema abordado.
A primeira pratica foi realizado uma maquete com miniaturas dos diferentes tipos de reservatórios, onde tiveram que caracterizar e explicar a quantidade possível de armazenamento da água em cada miniatura. Logo em seguida realizou-se a segunda prática, onde os pibidianos tiveram que sujar as mãos e com apenas um copo de água lava-las. Tendo como o objetivo conscientiza-los a economizar a água que usamos e mostra-los que não se obtém sucesso com apenas um copo de água, sendo ela fundamental para a saúde.
Materiais:
Na realização das praticas foram utilizados os seguintes materiais: maquete explicativa e interativa. Copos plásticos e sabão líquido.
Fotos das práticas:
Imagem 1: Demonstração dos tipos de tanques
de armazenamento de água.
Imagem 2: Alunos sujando as mãos para a
realização da prática.
Imagem 3: Fila formada pelos alunos para lavarem as mãos.
Imagem 4: Lavando as mão com apenas 200 mL. de água.
Questionário - Reservatório
1) Qual a importância do armazenamento da água tratada?
a) Poder guardar a água para devolver ao local de onde foi captada.
b) Guardar a água para poder tratá-la.
c) Conservar a água limpa para não ficar suja mais.
d) Armazenar a água para poder distribuí-la pronta para o consumo.
2) Quais os modos mais comuns de armazenar a água tratada?
a) Galões – garrafas – caixas-d’água.
b) Garrafas – tanques – caixas-d’água.
c) Caixas-d’água – tanques – cisternas.
d) Galões – garrafas – tanques.
3) Quais os tipos de reservatórios?
a) Taça – tubular – tanques – bebedouros – cilíndricos.
b) Tubular – tanque – caixa – cilíndricos – oval.
c) Caixa – taça – redondo – tanque – tubular.
d) Oval – tubular – bebedouro – caixa.
Após aplicarmos os questionários obtivemos os seguintes resultados:
Questionário prévio:
Questionário posterior:
Slides da apresentação
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4ª Apresentação
03/06/2014
Tema: Distribuição
Conteúdos:
Os conteúdos que utilizamos para a realização desta atividade sobre distribuição foi que nós pibidianos, além de relembrar os temas anteriores, passamos aos alunos informações de como a água chega às nossas casas, desde a estação de tratamento até as torneiras e saídas de água. E ao analisar o caminho percorrido por ela, apontar os tipos e classificações das redes de distribuição sendo eles os condutos que subdividem em condutos principais e secundários, ressaltando também as formas de distribuições residenciais que são direta, indireta com bombeamento ou mista e ressaltando a qualidade da água e tipos de tubulações.
Objetivos
Os objetivos dessa atividade seriam caracterizar a distribuição da água no perímetro urbano. Promovendo a ligação entre os temas anteriores com a distribuição de água e também descrever o processo de distribuição, além de indicar os tipos de encanamentos e distribuição de água.
Experiência:
Para desenvolver a curiosidade e o interesse dos alunos e uma melhor fixação sobre o tema, foi realizado práticas com os pibidianos para que pudessem compreender o objetivo do tema abordado.
Mostrar, através de uma atividade expositiva, o caminho percorrido pela água, desde sua captação até chegar às casas. A utilização da maquete facilita o aprendizado do aluno, pois torna mais fácil a compreensão do assunto.
Fotos da apresentação:
Imagem 1: Apresentação feita pelos bolsistas
Luan Vitor e Melissa Ebara.
Imagem 2: Escolha do melhor desenho sobre a maquete.
Imagem 3: Bolsista Melissa Ebara relembrando
todos as etapas que a água percorre até as nossas casas.
Imagem 4: Finalização da apresentação de
distribuição pelos bolsista Luan Vitor e Melissa Ebara.
Imagem 5: Preparação da brincadeira torta na cara.
Imagem 6: Disputa entre alunos para responder as perguntas.
Em seguida vem a torta.
Questionário - Distribuição
1- Por que as tubulações usadas na distribuição da água devem ser protegidas?
(a) Para a água não esquentar e evaporar.
(b) Para não haver poluição externa e contaminação.
(c) Para diminuir a conta de água.
(d) Para que a água chegue gelada até nossa torneira.
2- Qual a substância usada para fazer a limpeza/desinfecção das tubulações?
(a) Desinfetante.
(b) Detergente.
(c) Álcool.
(d) Cloro.
3- Quais os materiais utilizados na rede de distribuição de água nos centros urbanos?
(a) Argila e cimento.
(b) Plástico e vidro.
(c) PVC e ferro fundido.
(d) Madeira e ferro.
4- Assinale a alternativa que indica o processo de distribuição da água respectivamente:
(a) Reservatório – Tubulações – Redes de distribuição – Consumidor final.
(b) Tratamento – Captação – Reservatório – Tubulações.
(c) Tubulações – Reservatório – Tratamento – Consumidor final.
(d) Consumidor final – Tratamento – Tubulações – Reservatório.
Após aplicarmos os questionários obtivemos os seguintes resultados:
Questionário prévio:
Slides da apresentação
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