COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR MAILON MEDEIROS - 2º SEMESTRE - 2014

2º SEMESTRE


Colégio Estadual Professor Mailon Medeiros


Bolsistas:
Aline de Oliveira Barbosa
Bruna Martins Carvalho
Guilherme de Almeida Machado
Juliana Pareja
Juliany Carolina Duma de Castro
Leonardo de Camargo Souza
Lorena Zanatta Martins
Marilia Bueno de Morais
Poliana Jacometi Esteves
Priscila de Cassia Miranda

Professoras supervisoras:
Magali de Fátima Monteiro
Rosiane Giraldeli Fabian

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1º Apresentação 
23/09/2014

Tema: Coleta de esgoto

Conceitos: Introdução do tema de Coleta de Esgoto de forma dialogada, indagando os alunos sobre O que é o Esgoto; De onde vem o esgoto; Por que ocorre o entupimento de redes de esgoto; comentamos sobre o despejo de resíduos sólidos em lugares indevidos; Falamos sobre a importância da Coleta Seletiva; Rede de Esgoto; Tipos de coleta de esgoto (Doméstico, Pluvial e Industrial); Fossas dos tipos Negra e Séptica; E finalmente a atividade prática com o produção de Sabão Caseiro a partir do reuso do óleo de cozinha que não pode ser descartado como lixo em pias entre outros locais indevidos.

Objetivos: Criar condições didático-pedagógicas para que os alunos possam: Relacionar a importância da Coleta do Esgoto com a preservação do meio em que vivem, as condições higiênicas pessoais, prevenções de fatores prejudiciais á saúde pública. Compreender que é fundamental o auxílio para a Coleta Seletiva de lixo doméstico, portanto realizando a separação na própria residência. Fazer com que possam entender como é o “esquema” das Redes Coletoras e por fim ensinar a reutilizarem lixos que possam servir para outros fins, como exemplo a atividade prática com a produção de Sabão caseiro com o óleo de cozinha já utilizado.

Esquemas:


 Usamos as imagens acima com a intenção de indagar os alunos, introduzindo ao tema com respeito de O que é o Esgoto ?





Utilizamos a imagem para explica de maneira ilustrativa como funcionam as Redes de Esgoto.




 Utilizamos a imagem abaixo com a intenção de mencionar problemas de entupimentos das vias coletoras de esgoto pluvial com lixos jogados nas ruas.






 Imagem ilustrativa do Sabão Caseiro.



Prática: A atividade prática efetuada com os participantes teve como objetivo a reutilização de lixo doméstico a partir do óleo de cozinha.



QUESTIONÁRIO COLETA DE ESGOTO

1-Qual a forma correta de utilizar a rede de esgoto?
(a) Para águas do banho, lavagem de roupa, lavagem de louça, vaso sanitário.
(b) Para restos de comida, e embalagens.
(c) Para depositar qualquer tipo de água ou lixo.
(d) Para vasos sanitários.

2-O que devemos fazer com o óleo de cozinha após o uso?

(a) Deve ser jogado na pia da cozinha
(b) Pode ser reutilizado na fabricação de sabão
(c) Deve ser jogado em rios e lagos
(d) Podem ser jogados em jardins ou hortas


3-Sabe-se que é necessário possuir uma rede de esgoto para despejar a água já utilizada em meio doméstico ou industrial, e que as fossas não devem ser mais utilizadas, pois:
(a) Acabam poluindo os lençóis freáticos e também as nascentes dos rios.
(b) Contribuem para o desmatamento.
(c) Contribuem para o controle biológico de insetos.
(d) Influenciam alterações climáticas.



----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2º Apresentação 
30/09/2014

Tema: Tratamento de esgoto.

Conteúdo:
O conteúdo que utilizamos para essa aula foi esclarecer aos alunos para onde vai a água coletado do esgoto doméstico e industrial, esclarecendo qual a importância do tratamento dessa água e qual os malefícios que um esgoto não tratado pode nos causar. Especificamos como acontece o tratamento de esgoto dentro da cidade de Bandeirantes, quais lugares da cidade são contaminados e os cuidados que devem tomar. Explicamos qual é o destino final do esgoto, sempre enfatizando qual a importância de se tratar o esgoto.

Objetivo:
Os objetivos dessa aula seriam proporcionar aos alunos o entendimento, a compreensão e a importância do tratamento de esgoto. Explicitar como ocorre todo o processo de tratamento e diferenciar o tratamento de esgoto aeróbio do anaeróbico. De modo geral, esclarecer qual a importância do saneamento básico.

Experiência:
Elaboramos uma aula mais dinâmica para despertar o interesse dos alunos, aplicamos uma atividade impressa sobre o tema para a diversão e estimulação da criatividade deles.  Realizamos uma prática sobre como fazer sabão caseiro em casa com o auxílio dos pais, dentro de uma garrafa pet de dois litros utilizando soda cáustica líquida, água e óleo usado da cozinha, com o objetivo de destacar qual a importância de não dispensar óleo no meio ambiente, tanto na terra quanto em ralos de pias, tanques, etc.


QUESTIONÁRIO TRATAMENTO DE ESGOTO
1-O que é feito com a água após o tratamento do esgoto?
(a) Volta às casas para consumo diário.
(b) É somente descartada nos rios.
(c) Não é mais utilizada.
(d) É descartada nos rios, captada, tratada e levada para as casas.

2-Qual o trajeto que a água percorre após sair de nossas casas depois do uso?
(a) Vai para os decantadores, esgoto, esgoto tratado, grades.
(b) Vai para o esgoto, decantadores, grades e esgoto tratado.

(c) Vai para o esgoto, grades, decantadores e esgoto tratado.
(d) Vai para as grades, esgoto tratado, esgoto e decantadores.


3-Assinale na ordem correta a alternativa que represente quais são as etapas (a) para realizar o tratamento de esgoto.
(a) Nível preliminar, tratamento primário, tratamento secundário e tratamento terciário.
(b) Tratamento primário, tratamento secundário e tratamento terciário.
(c) Tratamento primário, tratamento secundário, tratamento terciário e nível preliminar.

(d) Nível preliminar, tratamento secundário e tratamento terciário. 


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3º Apresentação 
06/10/2014

Tema: Disposição final do esgoto

Conteúdo: “A disposição do esgoto é importante para tratar os esgotos e não prejudicar o meio ambiente. As substâncias presentes nos esgotos exercem ação deletéria nos corpos de água: o lodo produzido e a matéria orgânica podem causar a diminuição da concentração de oxigênio dissolvido provocando a morte de peixes e outros organismos aquáticos, escurecimento da água e exalação de odores desagradáveis; é possível que os detergentes presentes nos esgotos provoquem a formação de espumas em locais de maior turbulência da massa líquida; defensivos agrícolas determinam a morte de peixes e outros animais. Há, ainda a possibilidade de eutrofização pela presença de nutrientes, provocando o crescimento acelerado de algas que conferem odor e gosto à água (CETESB, 1988). “
O lodo é, basicamente, uma mistura de substâncias que contém minerais, coloides e material orgânico decomposto. O tratamento do lodo tem basicamente dois objetivos: a redução de volume e a estabilização de matéria orgânica. Todos os sistemas de tratamento de esgotos geram resíduos: escuma, material gradeado, areia, lodo primário e lodo secundário. O material gradeado, a escuma e a areia devem seguir para disposição final em aterro sanitário. Por sua vez, os lodos primários e secundários necessitam de tratamento antes da disposição final.
São encontrados também em mares e rios animais conhecidos como Bioindicadores da qualidade da água. Estes são organismos vivos que indicam a presença de alterações ambientais, sendo que esses indicadores podem identificar diversos tipos de modificações, antes que se agravem, além de determinar qual tipo de poluição pode afetar determinado ambiente. Os melhores organismos para o monitoramento biológico são os invertebrados, pois são mais simples para se amostrar, são de extrema eficácia, possuem tolerâncias e sensibilidades variadas.

Objetivos: O Objetivo desta aula foi conscientizar os alunos da importância da Disposição do esgoto, como bem tratar os problemas caudados por este quando não efetuado; tratar do lodo, explicando seu destino, reutilização e tratamento; e por fim,  mostrar uma forma diferente de se obter uma análise da água, através do uso de Bioindicadores.

Prática: Montagem da compoteira.
O intuito desta prática realizada pelos pibidianos foi mostrar aos alunos uma forma benéfica de se reaproveitar compostos orgânicos, mostrando ao final os efeitos também de micoorganismos sobre os materiais ali colocados, até que o adubo esteja pronto para utilização em plantações. Desta forma, evitando jogar o material em lugares inadequados, e consequentemente, evitando problemas em redes de tratamentos de esgoto.

Imagens:


Pibidiana Lorena Zanatta Martins conduzindo a montagem da composteira junto aos alunos participantes do projeto.

Questionário Disposição Final

                           1-    Quais são os subprodutos sólidos gerados no tratamento de esgoto?
(a)  Lodo Primário, Lodo Secundário, Lodo terciário, Areia e Pedras.
(b)   Areia, Lodo Primário, Lodo Secundário e Lodo Químico.
(c)  Areia, Lodo Químico, Lodo Físico, Lodo primário e Pedras.
(d)  Lodo Químico, Lodo Primário, Lodo Secundário, Pedras.


                            2-  A disposição final do lodo pode ser feita em:
(a)  Aterros Sanitário.
(b)  Piscinas específicas.
(c)  Terrenos abandonados.
(d)  Aterros não legalizados.


      3- Sabe-se que os peixes são utilizados como bioindicadores de qualidade de           água. Quais       destas opções podem ser consideradas motivos para isso?
(a)  São animais que não se locomovem e  apresentam vida curta.
(b)  Por serem pequenos, lentos e de fácil coleta.
(c)  Encontrados em grande quantidade no ambiente e são de fácil coleta.
(d)  Não são visíveis ao olho nu, encontrados em pequena quantidade.







----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

4º Apresentação 
14/10/2014

Tema: Doenças.

Iniciamos a aula falando sobre os vermes causadores dessas doenças como os platelmintos que entre muitos exemplos vamos estudar as planárias, tênias, esquistossomos.
Os platelmintos são vermes com corpo geralmente achatado, daí o nome do grupo: platelmintos (do grego platy: 'achatado'; e helmin: 'verme').  Vivem  em ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos;  encontrados também em ambientes terrestres úmidos. Alguns têm vida livre, outros parasitam animais diversos, especialmente vertebrados.
Possuem tubo digestório incompleto, ou seja, têm apenas uma abertura - a boca, por onde ingerem alimentos e eliminam as fezes; portanto, não possuem ânus. Alguns vivem adaptados à vida parasitária, absorvendo, através da pele, o alimento  digerido pelo organismo hospedeiro.

PLANÁRIAS
Medindo cerca de 1,5 cm de comprimento, esses  podem ser encontrados em córregos, lagos e lugares úmidos. Locomovem-se com cílios e alimentam-se de moluscos, de outros vermes e de cadáveres de animais maiores, entre outros exemplos.

ESQUISTOSSOMOSE
A esquistossomose é causada pelo Schistossoma mansoni. Tem a espécie humana como hospedeiro definitivo, e caramujos de água doce do, como hospedeiros intermediários.
A doença é transmitida por fezes de pessoas contaminadas, quando  são depositadas em rios, córregos e outros ambientes de água doce; ou quando chegam até estes locais pelas enxurradas.
Na água, a larvas - denominadas miracídios - são liberadas e só continuam seus ciclos de vida alojando-se em caramujos. Estes tem característica principal concha achatada nas laterais e de cor marrom acinzentada.
As larvas, agora como cercárias, se desenvolvem e são liberadas na água. Em contato com a pele e mucosa humanas, penetram no organismo, se desenvolve, reproduz e eliminam ovos a partir de veias do fígado e intestino, obstruindo-as.
SINTOMAS
Na fase aguda (a mais comum) ocorre vermelhidão e coceira cutâneas, febre, fraqueza, náusea, vômito e também diarreias, alternadas ou não por constipações intestinais.
Na fase crônica, fígado e baço podem aumentar de tamanho. Hemorragias, com liberação de sangue em vômitos e fezes, e aumento do abdome (barriga-d’água) são outras manifestações possíveis.
DIAGNÓSTICO
É feito via exames de fezes em três coletas, verificando a presença de ovos do verme; ou por biópsia da mucosa do final do intestino. Há também como diagnosticar verificando, em amostra sanguínea, a presença de anticorpos específicos.
TRATAMENTO
É feito com antiparasitários, geralmente em dose única.
PREVENÇÃO
Consiste em identificação e tratamento das pessoas adoecidas, saneamento básico, combate aos caramujos, e informação à população de risco. Evitar contato com água represada ou de enxurrada e usar roupas adequadas ao entrar em contato com água suspeita de estar infectada, são medidas individuais.

CÓLERA
Causada pelo Vibrio cholerae, o vibrião colérico é uma bactéria que se multiplica rápido no intestino humano.
Libera uma toxina “desencadeadora” de intensa diarreia. Seu contágio é por água e alimentos contaminados pelo vibrião colérico.
SINTOMAS
 Diarréia, vômitos, dores abdominais e calafrios. Provoca uma enorme perda de água, que gera desidratação intensa e risco de morte, principalmente em crianças   afetando mais a população de países que não possuem medidas eficazes de saúde pública, tais como: países da América do Sul, África, regiões tropicais da Ásia e Índia.
 PREVENÇÃO
Melhorar as condições de higiene dentro de casa, no ambiente de trabalho e também pessoal;
 Lavar as frutas e verduras em água corrente e deixá-las de molho em água com limão ou cloro;
 Ingerir somente água filtrada ou fervida;
 Evitar contato direto com água de enchentes e alagamento,pois pode trazer, além da cólera, outras doenças.

AMEBÍASE
Existem várias espécies de amebas que podem ser encontradas no homem.  A única espécie patogênica, em determinadas condições, é a E. histolytica embora em um grande número de casos viva como comensal no intestino grosso. É bem distribuída por todos os países. Aflinge, de um modo geral, 10% da população mundial.
SINTOMAS
Disenteria aguda com muco e sangue nas fezes; náuseas; vômitos e cólicas intestinais. Em certos indivíduos, no entanto, pode ser assintomática. Existem casos em que a ameba pode passar a parasitar outras regiões do organismo causando lesões no fígado, pulmões e mais raramente no cérebro.
CONTAMINAÇÃO
É direta, não envolvendo um vetor. Ocorre pela ingestão de cistos, forma de resistência dos protozoários, adquirida como maneira de proteger-se de condições desfavoráveis do ambiente juntamente com água e alimentos contaminados.
Passam pelo estômago,  chegam ao intestino delgado, onde ocorre o desencistamento, de onde migram para o intestino grosso onde se colonizam. Em geral ficam aderidos à mucosa do intestino, alimentando-se de detritos e bactérias. Em determinadas condições, invadem a mucosa intestinal, dividindo-se ativamente no interior das úlceras e podem, através da circulação porta, atingir outros órgãos. A liberação de sangue juntamente com as fezes é consequência da ruptura de vasos sangüíneos da mucosa intestinal.
PROFILAXIA
Ingerir alimentos bem lavados e/ou cozidos;
Lavar as mãos antes das refeições e após o uso do banheiro;
Construção de fossas e redes de esgoto;

 ASCARIDÍASE ( lombriga)
 Causada por um parasita  Ascaris lumbricoides. É a verminose intestinal humana mais disseminada no mundo. A contaminação é pela ingestão dos ovos infectados do parasita, que podem ser encontrados no solo, água ou alimentos contaminados por fezes humanas. O único reservatório é o homem. Se os ovos encontram um meio favorável, podem contaminar durante vários anos.
Ciclo da Ascaridíase:
1- A ingestão de água ou alimento (frutas e verduras) contaminado pode introduzir ovos de lombriga no tubo digestório humano.
2- No intestino delgado, cada ovo se rompe e libera uma larva.
3- Cada larva penetra no revestimento intestinal e cai na corrente sanguínea, atingindo fígado, coração e pulmões, onde muda cutícula e aumenta de tamanho.
4- Permanece nos alvéolos pulmonares podendo causar sintomas semelhantes ao de pneumonia.
5- Ao abandonar os alvéolos passam para os brônquios, traquéia, laringe (onde provocam tosse com o movimento que executam) e faringe.
6- Em seguida, são deglutidas e atingem o intestino delgado, onde crescem e se transformam em vermes adultos.
7- Após o acasalamento, a fêmea inicia a liberação dos ovos. Cerca de 15.000 por dia. Todo esse ciclo que começou com a ingestão de ovos, até a formação de adultos, dura cerca de 2 meses.
8-Os ovos são eliminados com as fezes. Dentro de cada ovo, dotado de casca protetora, ocorre o desenvolvimento de um embrião que, após algum tempo, origina uma larva.
9- Ovos contidos nas fezes contaminam a água de consumo e os alimentos utilizados pelo homem.
SINTOMAS
Em várias situações podem surgir sintomas dependendo do órgão atingido. A ascaridíase pode causar dor de barriga, diarréia, náusea falta de apetite ou nenhum sintoma. Quando há grande número de vermes pode haver quadro de obstrução intestinal. A larva pode contaminar as vias respiratórias, fazendo o indivíduo apresentar tosse, catarro com sangue ou crise de asma. Se uma larva obstruir o colédoco pode haver icterícia obstrutiva.
DIAGNÓSTICO
Exame de fezes.
PREVENÇÃO
Através de medidas de saneamento básico: fazer o tratamento de todos os portadores da doença. A ascaridíase está mais presente em países de clima tropical e subtropical. As más condições de higiene e utilização das fezes como adubo contribuem para a prevalência dessa verminose nos países do terceiro mundo.

TENÍASE
Causada pela forma adulta das tênias, Taenia solium, do porco e Taenia saginata, do boi. Também são chamadas de "solitárias", pois o portador traz apenas um verme adulto. São competitivas pelo habitat e, sendo hermafroditas com estruturas fisiológicas para autofecundação.
O homem portador da verminose apresenta a tênia no estado adulto de seu intestino,  o hospedeiro definitivo. Os últimos anéis ou proglótides são hermafroditas e aptas à fecundação. Geralmente, os espermatozóides de um anel fecundam os óvulos de outro segmento, no mesmo animal. Os anéis grávidos se desprendem periodicamente e caem com as fezes.
O hospedeiro intermediário é o porco, animal  coprófago (que se alimenta de fezes), ingere os proglótides grávidos ou os ovos que foram liberados no meio. Dentro do intestino do animal, os embriões deixam a proteção dos ovos e, por meio de seis ganchos, perfuram a mucosa intestinal. Pela circulação sangüínea, alcançam os músculos e o fígado do porco, transformando-se em larvas (cisticercos)  que apresentam o escólex invaginado numa vesícula.
Quando o homem se alimenta de carne suína crua ou mal cozida contendo estes cisticercos, as vesículas são digeridas, liberando o escólex que se everte e fixa-se nas paredes intestinais através dos ganchos e ventosas. Na linguagem popular, são chamados de "pipoquinhas" ou "canjiquinhas".
No solo, rompem-se e liberam ovos. Cada ovo é esférico,  possui 6 pequenos ganchos e é conhecido como oncosfera. Espalha-se pelo meio e podem ser ingeridos pelo hospedeiro intermediário.
No intestino do animal, os ovos penetram no revestimento intestinal e cai no sangue. Atingem  a musculatura sublingual, diafragma, sistema nervoso e coração.
Por autoinfestação, ovos passam para a corrente sangüínea e desenvolvem-se em  larvas em tecidos humanos, causando  - a cisticercose que pode ser fatal
SINTOMAS
Muitas vezes a teníase é assintomática. Porém, podem surgir transtornos dispépticos, tais como: alterações do apetite (fome intensa ou perda do apetite), enjôos, diarréias freqüentes, perturbações nervosas, irritação, fadiga e insônia.
PROFILAXIA E TRATAMENTO
A profilaxia consiste na educação sanitária, em cozinhar bem as carnes e na fiscalização da carne e seus derivados (lingüiça, salame, chouriço,etc.)
Em relação ao tratamento, este consiste na aplicação de dose única (2g) de niclosamida. Podem ser usadas outras drogas alternativas, como diclorofeno, mebendazol, etc.
O chá de sementes de abóbora é muito usado e indicado até hoje por muitos médicos, especialmente para crianças e gestantes.



Questionário Doenças

1- A falta de saneamento básico pode causar varias doenças. Assinale a alternativa correta:
(A) Cólera, câncer, gripe, giardíase, dengue.
(B) Esquistossomose, amebíase, cólera, teníase. Ascaridíase.
(C) Amebíase, gripe, câncer, dengue, esquistossomose.
(D) Gripe, dengue, teníase, amebíase, cólera.

2- Quais as principais formas de transmissão, das doenças causadas pela ausência de saneamento?
(A) Contato com fontes de águas e solos contaminados e ingestão de alimentos contaminados.
(B) Ingestão de alimentos saudáveis e contato com águas contaminadas.
(C) Contato com fontes de águas minerais e ingestão de alimentos saudáveis.
(D) Ingestão de frutas maduras e contato com fontes de águas contaminadas.

3- Assinale a alternativa correta, relacionada a prevenção das doenças causadas pela inexistência do saneamento básico:
(A) Construir e manter sujas as instalações sanitárias, não tratar os esgotos e jogá-los em qualquer ambiente.
(B) O sistema de disposição de esgotos não precisa ser adequado, assim pode ser jogado em qualquer rio.
(C) Sistema adequado de disposição de esgotos, melhorias nas instalações sanitárias das moradias e implantação de abastecimento de água e esgoto.
(D) O sistema de disposição de esgotos não precisa ser adequado, porem deve existir melhorias nas instalações sanitárias das moradias.


 











Nenhum comentário:

Postar um comentário