Atividade 1 –
Limpeza urbana, uso e ocupação do solo
]
Foi desenvolvido no dia 06 de outubro de 2015, o primeiro encontro
com aula expositiva, dinâmica e contendo um teatro, com o intuito da interação
entre os alunos e os professores. O material metodológico foi sendo estudado,
desde quando houve o tema pautado (Limpeza Urbana e Uso e Ocupação do Solo),
que iria ser trabalhado ao decorrer do ano.
Buscamos informações alternativas tais como: Dados da prefeitura
para obter o histórico da cidade de Bandeirantes- PR, para o desenvolvimento de um teatro que seria
a forma de explicar para os alunos o desenvolvimento da cidade; Cartilha com
leis que desrespeitavam a limpeza urbana, como por exemplo: quem era
responsável pela limpeza da cidade, os terrenos baldios, queimada...entre
outros aspectos; Sites também foram alvos de pesquisas, para relatar dados de
quanto consumidos e produzimos no coletivo e no individual no mundo e no
Brasil, aspectos econômicos, social, políticos e de bem estar; Livros didáticos
de Ciências do ensino fundamental, também foram utilizados.
A aula teve início com uma gincana com a proposta de conhecer cada
indivíduo que ali estava presente, por serem uma sala mista, de alunos com
idades diferentes (ano escolar), foi então feito um círculo onde descrevia
sobre suas características, seu nome, idade, etc, com auxílio de uma caixa de
fósforo. Após isso, os questionários foram aplicados para avaliarmos o
conhecimento prévio do aluno sobre o tema que será trabalhado.
Realizamos o teatro, contando a origem e até os dias de hoje sobre
a cidade de Bandeirantes e a evolução da Escola Cecilia Meireles, foi um método
diferente para melhor compreensão dos alunos. Os materiais que utilizamos para
a confecção do cenário da peça, assim como as vestimentas dos personagens, foi
com ajuda de papelão, retalho de tecido, garrafa pet, entre outros. As atividades foram apresentadas e explicadas
com o auxílio do quadro de giz, com informações e dados que foram pesquisados,
questionamento e trocas de informações interagindo com os alunos. Por fim,
aplicamos novamente o questionário posterior, contendo as mesmas perguntas do
questionário prévio, para fazer uma análise e obter resultados do rendimento
dos alunos.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividade 2 – Limpeza urbana
O segundo tema abrangeu limpeza urbana, contendo uma introdução ao
tema como: tipos de limpeza urbana e eu e o ambiente, focando em uma orientação
social de sustentabilidade e civilização, além de correlacionar que esses
tópicos levam as consequências do destino incorretos dos resíduos sólidos.
O preparo e aplicação das atividades foi feito com auxílio de
livros didáticos de Ciências Biológicas e como uso do quadro-negro para
exposição de dados significativos retirado do IBGE (Instituto Brasileiro de
Geográfica e Estatística).
O encontro também tratou do tema de uso e ocupação do solo, com
informações sobre linguagem cartográfica, conhecimento do espaço geográfico e
as consequências de uma urbanização inadequada, apresentando assim as vias de
proliferação de animais vetores de doença por falta de saneamento básico,
dentre os inúmeros animais foi exposto aos alunos o escorpião amarelo, espécie Tityus serrulatus, que foi doado pela
vigilância sanitária de Bandeirantes – PR.
Esta atividade teve como prática a apresentação de fantoches com
os desenhos de cada vetor de doença falado em aula, visando a melhor
compreensão dos alunos, além de absorverem mais o que foi explicado.
Assim como nas demais atividades, utilizamos como forma de
avaliação os questionários prévios e posteriores, onde após a aplicação dos
dois, analisamos o desempenho da turma diante da aula aplicada.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividade 3 – tratamento e disposição final
Abordamos o assunto da atividade utilizando uma dinâmica
interativa sobre Coleta seletiva, onde os alunos separavam os materiais
disponíveis de acordo com o conhecimento prévio e posterior à atividade, onde
abordamos sobre coleta seletiva, sustentabilidade e disposição final, sabendo
que:
Coleta seletiva é o processo que consiste na separação e
recolhimento dos resíduos sólidos descartados e que ainda podem ser utilizados
para a produção de novos materiais. Desta forma, o “lixo” que pode ser
reciclado é separado do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e
outros alimentos), onde Este último é descartado em aterros sanitários ou usado
para a fabricação de adubos orgânicos, como citamos na parte de disposição
final.
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e
atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres, sem
comprometer o futuro das próximas gerações, estando, assim, diretamente
relacionada ao desenvolvimento econômico e material de forma que não agrida o
meio ambiente.
Na atividade sobre disposição final trabalhamos o conceito de
incineração, lixão a céu aberto e aterro sanitário, mostrando as consequências
de cada um e seus respectivos gastos.
Objetivos:
Este encontro teve como objetivo passar aos alunos o
conhecimento sobre como reciclar os materiais que recolhem em casa e quais as
vantagens de praticar essa atividade, além de educarmos a serem cada vez mais
sustentáveis e também gerar um pensamento crítico quanto aos destinos do lixo,
relacionando os temas com a parte de incineração, lixão e aterro sanitário.
Prática:
Para uma maior interação dos alunos optamos pela dinâmica da
separação do lixo. Foram escolhidos cinco alunos pelos pibidianos para realizar
a separação dos materiais recicláveis, após o conteúdo de Coleta seletiva ser
ministrado.
Materiais:
Para confecção dos lixos, foi utilizado lata de papelão encapada
em EVA. Os “lixos” foram levados pelos pibidianos, onde tínhamos garrafas pet,
garrafas de vidro, latinhas, papéis e rolos de papel higiênicos.
Aplicação:
Antes de iniciar-se a dinâmica, os materiais foram espalhados no
chão da sala de aula, junto às latas de coleta seletiva. Então, os alunos foram
escolhidos e interagiram entre si para realizar a atividade dinâmica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário