ESCOLA ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES - 2015

Atividade 1 – Limpeza urbana, uso e ocupação do solo
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Foi desenvolvido no dia 06 de outubro de 2015, o primeiro encontro com aula expositiva, dinâmica e contendo um teatro, com o intuito da interação entre os alunos e os professores. O material metodológico foi sendo estudado, desde quando houve o tema pautado (Limpeza Urbana e Uso e Ocupação do Solo), que iria ser trabalhado ao decorrer do ano.
Buscamos informações alternativas tais como: Dados da prefeitura para obter o histórico da cidade de Bandeirantes- PR,  para o desenvolvimento de um teatro que seria a forma de explicar para os alunos o desenvolvimento da cidade; Cartilha com leis que desrespeitavam a limpeza urbana, como por exemplo: quem era responsável pela limpeza da cidade, os terrenos baldios, queimada...entre outros aspectos; Sites também foram alvos de pesquisas, para relatar dados de quanto consumidos e produzimos no coletivo e no individual no mundo e no Brasil, aspectos econômicos, social, políticos e de bem estar; Livros didáticos de Ciências do ensino fundamental, também foram utilizados.

A aula teve início com uma gincana com a proposta de conhecer cada indivíduo que ali estava presente, por serem uma sala mista, de alunos com idades diferentes (ano escolar), foi então feito um círculo onde descrevia sobre suas características, seu nome, idade, etc, com auxílio de uma caixa de fósforo. Após isso, os questionários foram aplicados para avaliarmos o conhecimento prévio do aluno sobre o tema que será trabalhado.


Realizamos o teatro, contando a origem e até os dias de hoje sobre a cidade de Bandeirantes e a evolução da Escola Cecilia Meireles, foi um método diferente para melhor compreensão dos alunos. Os materiais que utilizamos para a confecção do cenário da peça, assim como as vestimentas dos personagens, foi com ajuda de papelão, retalho de tecido, garrafa pet, entre outros.  As atividades foram apresentadas e explicadas com o auxílio do quadro de giz, com informações e dados que foram pesquisados, questionamento e trocas de informações interagindo com os alunos. Por fim, aplicamos novamente o questionário posterior, contendo as mesmas perguntas do questionário prévio, para fazer uma análise e obter resultados do rendimento dos alunos.

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Atividade 2 – Limpeza urbana

O segundo tema abrangeu limpeza urbana, contendo uma introdução ao tema como: tipos de limpeza urbana e eu e o ambiente, focando em uma orientação social de sustentabilidade e civilização, além de correlacionar que esses tópicos levam as consequências do destino incorretos dos resíduos sólidos.
O preparo e aplicação das atividades foi feito com auxílio de livros didáticos de Ciências Biológicas e como uso do quadro-negro para exposição de dados significativos retirado do IBGE (Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística).
O encontro também tratou do tema de uso e ocupação do solo, com informações sobre linguagem cartográfica, conhecimento do espaço geográfico e as consequências de uma urbanização inadequada, apresentando assim as vias de proliferação de animais vetores de doença por falta de saneamento básico, dentre os inúmeros animais foi exposto aos alunos o escorpião amarelo, espécie Tityus serrulatus, que foi doado pela vigilância sanitária de Bandeirantes – PR.
Esta atividade teve como prática a apresentação de fantoches com os desenhos de cada vetor de doença falado em aula, visando a melhor compreensão dos alunos, além de absorverem mais o que foi explicado.
Assim como nas demais atividades, utilizamos como forma de avaliação os questionários prévios e posteriores, onde após a aplicação dos dois, analisamos o desempenho da turma diante da aula aplicada.

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Atividade 3 – tratamento e disposição final

Abordamos o assunto da atividade utilizando uma dinâmica interativa sobre Coleta seletiva, onde os alunos separavam os materiais disponíveis de acordo com o conhecimento prévio e posterior à atividade, onde abordamos sobre coleta seletiva, sustentabilidade e disposição final, sabendo que:

Coleta seletiva é o processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos sólidos descartados e que ainda podem ser utilizados para a produção de novos materiais. Desta forma, o “lixo” que pode ser reciclado é separado do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos), onde Este último é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos, como citamos na parte de disposição final.

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres, sem comprometer o futuro das próximas gerações, estando, assim, diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material de forma que não agrida o meio ambiente.

Na atividade sobre disposição final trabalhamos o conceito de incineração, lixão a céu aberto e aterro sanitário, mostrando as consequências de cada um e seus respectivos gastos.


Objetivos:
Este encontro teve como objetivo passar aos alunos o conhecimento sobre como reciclar os materiais que recolhem em casa e quais as vantagens de praticar essa atividade, além de educarmos a serem cada vez mais sustentáveis e também gerar um pensamento crítico quanto aos destinos do lixo, relacionando os temas com a parte de incineração, lixão e aterro sanitário.

Prática:
Para uma maior interação dos alunos optamos pela dinâmica da separação do lixo. Foram escolhidos cinco alunos pelos pibidianos para realizar a separação dos materiais recicláveis, após o conteúdo de Coleta seletiva ser ministrado.
Materiais:
Para confecção dos lixos, foi utilizado lata de papelão encapada em EVA. Os “lixos” foram levados pelos pibidianos, onde tínhamos garrafas pet, garrafas de vidro, latinhas, papéis e rolos de papel higiênicos.

Aplicação:
Antes de iniciar-se a dinâmica, os materiais foram espalhados no chão da sala de aula, junto às latas de coleta seletiva. Então, os alunos foram escolhidos e interagiram entre si para realizar a atividade dinâmica.

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