Visando variar a forma de
passar o conteúdo para os alunos, abordamos todo o assunto com a forma de um
teatro de fantoches explicativo, que vinha detalhando todas as características
e formas de evitar o contágio de tais doenças todas pontuadas em formas de
falas de cada personagem. As doenças que escolhemos trabalhar são as que têm um
maior índice de contagio na população como giardíase, febre tifóide,
esquistossomose, leptospirose, amebíase e cólera. O texto que levamos para os
alunos é o presente abaixo.
Giardíase: Olá eu sou a Giárdia, sou um protozoário muito pequeno, e adoro ficar no
intestino delgado de vocês. Eu chego até vocês através da água contaminada pelo
esgoto, estou mais próxima de vocês do que podem imaginar. Para eu chegar até
você é muito fácil, basta com que você beba água contaminada por fezes humana
ou de animais que eu esteja presente, ou entrarem em contato com alguém que
esteja comigo em seu intestino. Hoje os lugares que mais gosto de ficar são nas
escolas, creches, faculdades e asilos, por ter muitas pessoas com quem posso
ir. Causo uma série de sintomas como dor abdominal, gases ou inchaço, dor de cabeça, perda de
apetite, febre baixa, náusea, inchaço ou distensão
do abdome
e vômitos.
Febre
tifóide: Para
quem não me conhece, eu sou a Salmonella,
sou uma bactéria! Causo a conhecida febre tifóide. Chego até vocês através de
alimentos contaminados ou água contaminada, mas posso passar de uma pessoa para
outra com contato direto através do espirro, beijo e partilha de talheres.
Chego na água que vocês bebem através da urina e fezes humanas, meu lugar
preferido de morar é no esgoto. Causo muitos sintomas como febre alta (40
graus), forte diarréia, mal estar, tosse seca, dor de cabeça e dor de barriga. Se
não tratada posso ser muito mais cruel!
Esquistossomose:
Muito
prazer, me chamo Cercária, sou uma das formas de vida do Schistosoma! Essa forma corpórea é como eu saio do caramujo e fico
nadando em pequenos rios, córregos e lagoas! Como gosto muito dos lipídios
produzidos pela epiderme humana, eu vou até você e entro pela pele de você e
começo causando uma coceira no local por onde entrei. Eu que causo a
esquistossomose ou barriga d’água. Dentre todos os sintomas que posso causar os
mais simples são mal estar, dores de cabeça, fraqueza, dor abdominal, diarréia sanguinolenta, falta
de ar e tosse com sangue. Em casos mais raros e graves posso até matar meu
hospedeiro. Gosto de ser complexa assim!
Leptospirose:Olá eu sou a bactéria
Leptospira e eu sou encontrada na urina de ratos e de outros animais. Em
situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e
bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que
tiver contato com a água das chuvas ou lama contaminadas poderá se infectar
comigo. Quando estou presente na água penetro no corpo de vocês pela pele,
principalmente se houver algum arranhão ou ferimento.
Os sintomas que eu causo, é
parecido com os sintomas de outras doenças, como a gripe e a dengue. E os
principais sintomas causados por mim são: febre, dor de cabeça, dores pelo
corpo, principalmente nas panturrilhas, posso também causar vômitos, diarréia e
tosse. E quando for mais grave, a pessoa que tiver infectado por mim pode
apresentar também hemorragias, meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória, que podem levar à morte.
Amebíase: Olá, eu sou daquelas que
causa infecção, e sou encontrada no cólon do seu intestino grosso. Posso causar
colite, disenteria aguda ou diarreia constante (crônica). A minha infecção
também pode se espalhar através do seu sangue para o fígado e, raramente, para
os pulmões, cérebro ou outros órgãos. Eu chego até vocês através de alimentos
ou água contaminados com fezes. E essa contaminação é comum quando dejetos
humanos são usados como fertilizante. Também pode ser transmitida de pessoa
para pessoa - especialmente pelo contato com a boca ou área retal de uma pessoa
infectada.
Cólera: Olá eu sou o vibrião colérico, e ao contrário da ameba, causo
uma infecção no seu intestino delgado, provocando uma grande quantidade de
diarreia aquosa. Eu libero uma toxina que provoca maior liberação de água das
células nos intestinos o que produz diarreia grave. Sou encontrado
principalmente quando o saneamento básico é precário e deficiente. As
pessoas são infectadas ao comer alimentos ou beber água contaminada. Um dos sintomas causados quando forem contaminados
por mim, são: boca seca, pele ressecada, sede em excesso, náusea, sonolência,
vômito.
Objetivos:
Os
objetivos desse encontro com os alunos foram de identificar as principais doenças veiculadas
pela água, estabelecer a relação entre a falta de saneamento
básico e as doenças hídricas e relacionar
as doenças mais comuns veiculadas pela água com os seus agentes, sintomas e
formas de tratamento
Como objetivo principal procuramos
possibilitar aos alunos o entendimento, a compreensão
e a importância do uso adequado do saneamento básico para evitar doenças.
Prática:
Para atrair a atenção dos
alunos com um olhar mais cientifico para o tema, foi realizado uma atividade
prática onde simulávamos um microscópio com materiais bem simples. O intuito
deste experimento é mostrar aos alunos que uma água contaminada pode conter
microorganismos que a olho nu e sem uma técnica específica eles não podem ser
visto. Foi possível encontrar alguns microorganismos, como protozoários por
exemplo. A euforia da sala de aula foi muito empolgante, pois eles realmente
mostraram empolgação com o que estavam aprendendo.
Materiais:
Para a montagem dos fantoches
utilizamos materiais simples como cartolinas, papelão, palito de churrasquinho
e lápis de cor para pintar os desenhos. Já para a montagem do microscópio
caseiro utilizamos seringa onde deixamos uma gota de água na ponta, uma caneta
laser verde que foi refletida na gota d’água, uma garrafa para apoiar o laser e
outra para segurar a seringa.
Aplicação:
Para o teatro utilizamos um
lençol para cobrir a mesa e deixar o aluno que estiver atrás escondido e então
cada aluno entrava debaixo da mesa e se fazia passar por um agente causador de
doenças e passava o conteúdo para o restante da sala, e nos pibidianos
complementávamos após.
Imagem 1: Teatro com os fantoches.
Questionário (Doenças)
1-Sabemos que a falta de saneamento básico pode causar muitas
doenças. Quais as formas de transmissão mais frequentes e comuns?
a) Contato ou
ingestão de água contaminada e contato direto da pele com lixo ou solo
contaminado.
b) Pelo ar que
respiramos e a ingestão de água contaminada
c) Apenas se comermos
algum alimento contaminado, pois a água não transmite doenças
d) Através da picada do
mosquito Aedes aegypti
2-São agentes de doenças veiculadas pela água:
a) Peixes e plantas
aquáticas como as algas
b) Bactérias,
vermes, protozoários e vírus.
c) O barro que está
misturado com a água dos rios
d) Apenas bactérias, pois
vermes, protozoários e vírus não são de risco para a nossa saúde
3-Qual a melhor forma de se evitar o contato com as doenças
causadas por falta de saneamento básico?
a) Deixando a casa
limpa e sempre lavando a louça para que não seja atraído nenhum tipo de agente
de doenças
b) Manter-se o máximo
de tempo possível dentro de casa para que não entre em contato com nenhum tipo
de poluição externa.
c) Tomar pelo menos
três banhos durante o dia, mantendo então o seu corpo livre de vírus, bactérias
entre outros agentes causadores de doenças.
d) Evitar o
consumo de água não tratada, evitar o acúmulo de lixo em locais impróprios e
não despejar o esgoto em locais indevidos antes do seu tratamento.
3º Apresentação
06/10/2014
Tema: Disposição final do esgoto
A disposição final é a distribuição ordenada de rejeitos em
aterros, observando normas operacionais especificas de modo a evitar danos ou
riscos a saúde pública e a segurança e a minimizar os impactos ambientais
adversos.
Entretanto, um destino diferente e sustentável pode ser
dado ao resíduo sólido do esgoto. Esse resíduo pode ser usado na produção de
tijolos, telhas e cerâmicas, além de servir como adubo e fertilizantes na
agricultura.
Na atividade de Disposição Final, os alunos descobriram que
nem tudo o que chamamos de lixo precisa ser jogado fora, como exemplo, os
resíduos sólidos do esgoto.
Para mostrar-lhes essa reutilização na prática, utilizamos
como exemplo a composteira, onde restos de alimentos que seriam jogados fora
foram utilizados para adubar o solo.
Distribuímos, também, atividades sobre reciclagem e a
coleta seletiva. Toda a aula foi baseada na reutilização.
A disposição final é importante, pois evita que tenhamos
contato com substancias tóxicas, além de evitar impactos ambientais.
Fotos da apresentação:
Imagem 1: Utilização da composteira como
disposição final do esgoto.
Questionário (Disposição final)
1- Sobre a disposição do lixo, que é o conjunto de resíduos
sólidos resultantes da atividade humana.Ele é constituído de substâncias
putrescíveis (que ficam podres), combustíveis e incombustíveis. Com base nessa
afirmação:
a)O lixo tem que ser bem acondicionado para facilitar
sua remoção.
(b) Podemos
jogar os lixos em qualquer lugar, pois não irá prejudicar o meio ambiente.
(c) O lixo
deve ser lançado em rios, mares ou a céu aberto.
(d) O lixo
não tem relação com o esgoto.
2- Após o esgoto ser tratado numa Estação de Tratamento, onde ele pode
ser despejado?
(a) Nas
ruas ou estradas
(b) Em algum rio ou mar
(c) O
esgoto não é despejado, mas armazenado
(d) Pode
ser guardado em caixas d'agua
3 - Por
que o esgoto não pode ser lançado diretamente no meio ambiente sem antes
receber tratamento?
(a) Porque contamina a água e causa doenças
(b)
Porque antes precisa ser usado para algumas funções
Os
conteúdos abordados durante a atividade foi para onde vai à água coletada do
esgoto domestico e industrial; tratamento de esgoto em Bandeirantes; destino
final do esgoto tratado; qual a importância do tratamento do esgoto.
Em efluentes a matéria é em
grande quantidade exigindo um tratamento mais eficaz em umaEstação de Tratamento de Esgoto(ETE) que, basicamente, reproduz a ação da
natureza de maneira mais rápida. Pode-se
então, separar o tratamento de esgoto em quatro níveis básicos:nível
preliminar,tratamento
primárioetratamento secundárioque tem quase a mesma função, etratamento terciário
ou pós-tratamento. Cada um deles tem, respectivamente, o objetivo de
remover os sólidos suspensos (lixo, areia), remover os sólidos dissolvidos, amatéria orgânica, e os nutrientes e organismospatogênicos(causadores de doenças). No nível
preliminar são utilizadas grades, peneiras ou caixas de areia para reter os
resíduos maiores e impedir que haja danos as próximas unidades de tratamento,
ou até mesmo, para facilitar o transporte do efluente.No tratamento primário são sedimentados (decantação) os sólidos emsuspensãoque vão se acumulando no fundo do decantador formando o lodo
primário que depois é retirado para dar continuidade ao processo.Em seguida, no tratamento secundário, os micro-organismos irão se
alimentar da matéria orgânica convertendo-a em gás carbônico e água. E no
terceiro e último processo, também chamado de fase de pós-tratamento, são
removidos os poluentes específicos como os micronutrientes (nitrogênio,fósforo...) e patogênicos (bactérias,fungos). Isso quando se deseja que o efluente tenha qualidade superior,
ou quando o tratamento nãoatingiu a
qualidade desejada. Quando se trata de efluentes industriais a própria empresa
que faz o tratamento de esgoto exige que a indústria monitore a qualidade dos
efluentes mandados para e estação. No caso de haver substâncias muito tóxicas
ou que não pode ser removida pelo tratamento oferecido pela ETE, a indústria é
obrigada a construir a sua própria ETE para tratar seu próprio efluente.
A falta
de tratamento dos esgotos e condições adequadas de saneamento pode contribuir
para a proliferação de inúmeras doenças parasitárias, então a disposição
adequada dos esgotos é essencial para a proteção da saúde pública.
Objetivos:
Os
objetivos desse encontro foram explicitar o processo de tratamento, diferenciar
o processo de tratamento de esgoto anaeróbio e aeróbio e esclarecer a
importância do tratamento básico.
Como
objetivo principal procurou-se
criar condições didáticas pedagógicas para os alunos o
entendimento, a compreensão e a importância do
tratamento de esgoto.
Prática:
Para
desenvolver a criatividade e aumentar o interesse dos alunos, os pibidianos
realizaram três experimentos práticos. A mini estação de tratamento de esgoto,
demonstrando como a limpeza do esgoto. A tensão superficial que é a força de atração das moléculasna
superfície da água, sendo
diferente da força que ocorre entre as moléculasabaixo
da superfície. Isso ocorre porque essas últimas apresentam
atração por outras moléculas de água em todas as direções: para cima, para
baixo, para a esquerda, para a direita, para frente e para trás. Isso significa
que elas se atraem mutuamente com a mesma força. E o sabão que mostra que o
óleo não precisa ser jogado na pia, ou na terra, mas sim que possa ser
reutilizado.
Materiais:
Para
a realização do primeiro experimento prático foram utilizados potes plásticos, mangueira
de silicone, cola silicone, suco de repolho roxo, vinagre, ralo de plástico e
um pedaço de pano.
No
segundo experimento prático foi utilizado uma assadeira, barquinhos de isopor,
detergente e palito de dente.
O
terceiro experimento prático foi utilizado uma garrafa pet de dois litros, funil,
um litro de duzentos ml de óleo de cozinha coado, duzentos ml de água e
duzentos ml de soda caustica liquida.
Aplicação:
Primeiro
experimento foi realizado pelos pibidianos. Foi colocada em um dos potes a água
com repolho roxo fervido e à medida que passava para os outros potes a cor da
água mudava demonstrando uma mini estação de tratamento.
No
segundo experimento para demonstrar a tensão superficial os alunos se dividiram
em dois grupos e para cada grupo tinha uma assadeira com água, logo em seguida
um dos alunos coloca detergente na ponta do palito de dente e toca levemente o
isopor, que se desloca rapidamente de um local para o outro.
O
terceiro experimento foi aplicado pelos pibidianos, onde foi colocado nessa
ordem com auxilio de luvas dentro da garrafa com ajuda do funil, o óleo, água e
a soda. Depois cada aluno com luva mexeu a garrafa durante dez minutos. Após
isso, deixamos a garrafa em repouso durante vinte minutos.
Foto da apresentação:
Imagem 1: Prática demonstrando as etapas da estação
de tratamento, utilizando água de repolho fervida como
medidor de pH para ilustrar a limpeza do esgoto.
Questionário (Tratamento)
1. Quais são os dois
tipos de tratamento de esgoto?
a) Tratamento químico – tratamento físico
b) Tratamento aeróbio – tratamento anaeróbio.
c) Tratamento simples – tratamento composto
d) Tratamento completo– tratamento incompleto
2. Assinale a
alternativa com o procedimento correto que pode ocorrer com água coletada do
esgoto.
a) Coletada das casas e indústrias para que
recebam o tratamento adequado para depois ser devolvidas para o ambiente.
b) A água coletada pode ser devolvida para o
ambiente logo em seguida, pois ela não contém impurezas.
c) Deve ser coletada e guardada em galões
específicos, pois não tem possibilidades dela vir a ser usada novamente.
d) A água pode ser usada ou guardada, isso
dependerá do uso que pretende fazer.
3. Qual a importância
do tratamento de esgoto?
a) É importante para que a água coletada do
esgoto possa ser guardada em galões e estocadas em barracões para evitar que
ela venha a se espalhar e contaminar os rios e mares
b) É importante para que a água suja seja
separada da água limpa, evitando então que essa água chegue até as torneiras
das casas.
c) É importante para deixar a água livre de
impurezas evitando que o meio ambiente seja poluído e diminuir os riscos de
doenças que o esgoto não tratado possa trazer para a população.
d) É importante para que as casas possam
receber a água do mar livre do sal, fazendo com que as pessoas tenham uma nova
forma de abastecimento de água.