BLOG PIBID – ATIVIDADES MAILON MEDEIROS 2015
Limpeza Urbana
Por:
Lorena, Hellen, Heloísa e Larissa.
Conteúdos:
Os conteudos ministrados no primeiro encontro abrangeram a definição e a
importancia da limpeza urbana , a problematização da ausencia desta e a
atribuição do poder publico . As atividades foram preparadas a fim de
conscientizar e informar melhor os alunos a cerca deste assunto.
O serviço público de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos
compreende a coleta, remoção e o transporte dos resíduos sólidos domiciliares;
a varrição e limpeza de vias e logradouros públicos; a remoção e transporte de
resíduos das atividades de limpeza; a remoção de resíduos volumosos e de
entulhos lançados em vias e logradouros públicos; a prestação de serviços de
operação e manutenção dos sistemas de transferência de resíduos sólidos urbanos
e das unidades de triagem e compostagem, incluindo a transferência dos rejeitos
gerados nessas unidades para destino final disposto de forma correta,
utilizando aterros sanitários em conformidade com a legislação ambiental. Todos
estes temas e conceitos foram trabalhados no primeiro encontro e, ao decorrer
dos encontros, foram recapitulados e acrescentadam novas informacões sobre os
assuntos.
Objetivos:
Os objetivos do encontro se basearam em possibilitar aos alunos o
entendimento, compreensão, e a importancia dos conceitos básicos de limpeza
urbana e preservação ambiental, focando os princípios de conscientização e
introduzindo itens relevantes para os próximos encontros.
Experiência:
Para abordar os conteúdos de forma mais eficaz e otimizar o tempo de
aula expositiva dialogada, os Pibidianos utilização, além de uma dinânica de
apresentação entre os alunos participantes e os docentes, atividades páticas,
que foram dirigidas durante a aula.
Para oferecer maior integração e interação dos alunos com o meio, os
Pibidianos dividirão a sala em dois grupos, e a a aula foi lecionada ao ar
livre. Foi realizado um "Tour" pelo Colégio Professor Mailon
Medeiros, onde cada grupo percorreu um caminho diferente. Durante o passeio, os
alunos puderam observar a situação do colegio, e juntamente com a exposição da
aula, puderam interligar a limpeza urbana com o cotidiano escolar.
Esta atividade lúdica ofereceu aos alunos uma aula mais dinâmica e
interativa, onde foi possivel observar, de acordo com as respostas dos
questionários, que se obteve um resultado satisfatório.
FOTOS
1 Relação de Produção de Lixo Diário e Tempo de
Decomposição.
2 Dinâmica de Descarte Correto dos Resíduos Sólidos.
3 Aula Expositiva sobre Limpeza Urbana.
Coleta Seletiva, Tratamento do Lixo, Disposição Final
Por:
Gabriel, Isabela e Juliana.
Conteúdos:
Na atividade sobre coleta seletiva enfatizando
resíduos sólidos, procuramos apresentar aos alunos as características do que é
lixo. Definição de resíduo e de aterro sanitário versus lixão, o consumo de
lixo diário por pessoa, o tempo de decomposição dos resíduos e a importância
dos coletores de lixo.
Também trabalhamos conceitos de reciclagem e
reutilização que foram aplicados em uma dinâmica proporcionando o aprimoramento
e assimilação do conteúdo perante os alunos.
Objetivos:
Trabalhar novos conceitos atualizados perante esta
temática, visando para o aluno melhorar e aprimorar em suas atitudes como
cidadão. Os pontos que podemos observar ao se tratar em seus cotidianos,
podemos aplicar ao visar ações de cidadania ao se descartar corretamente os
resíduos sólidos no município de Bandeirantes.
Experiências:
Ao
findar a aula tive como experiências o resultado positivo esperado pelos
estagiários. Os alunos desenvolveram respostas esperadas perante o tema
estudado, pois ao final da atividade teve-se um resultado positivo perante o
primeiro questionário aplicado. O último questionário obteve-se uma melhora
significativa ao comparar-se com o primeiro.
FOTOS
1 Atividade sobre Coleta Seletiva.
2 Dinâmica de Interação.
3 Estagiária Lorena.
Uso e Ocupação do Solo
Por:
Pollyanna, Ayrton, Laís e Lílian.
Conteúdos:
No
início das atividades foi explicado como o ser humano iniciou o processo de
socialização quando se tornou fixo em um determinado local, difundindo técnicas
de agricultura e pecuária, tornando-se sedentário.
Com o
passar de muito tempo, onde já existia uma sociedade formada, cidades
construídas e na esperança de uma vida melhor o processo de êxodo rural fez com
que a população urbana crescesse de forma rápida e desorganizada.
Assim
foram criadas as leis de uso e ocupação de solo, que são para que haja uma
organização no desenvolvimento urbano.
Objetivo:
Com
todo o conteúdo trabalhado contextualizando com a criação e desenvolvimento do
município de Bandeirantes – Paraná, mostrando desde a fundação do distrito da
Invernada até a municipalização de Bandeirantes.
Experiência:
Para
finalizar a atividade fizemos uma dinâmica com mapas, bonecos e sacos de lixo
mostrando que onde existe uma maior concentração de pessoas a produção de lixo
aumenta. Também realizamos uma exposição de fotos antigas de bandeirantes com
as fotos atuais mostando o desenvolvimento da cidade.
FOTOS
1 Experiência dos Tipos de Solo (Arenoso, Argiloso e
Sedimentar).
2 Aula Expositiva sobre Uso e Ocupação do Solo.
3 Mural de Fotos da Linha do Tempo do Munícipio de
Bandeirantes.
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