terça-feira, 6 de dezembro de 2016

ATIVIDADES PIBID UENP-CLM BIOLOGIA 2 SEMESTRE 2016 - GRUPO 3

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR MAILON MEDEIROS – 2016
Tema: Dengue, Chikungunya e Zika
Por:
Evelyn, Juliana, Lara, Rafaelly e Roberta

Conteúdos:
           A aula foi aplicada no Colégio Estadual Mailon Medeiros no dia 04 de outubro de 2016, sobre o tema “Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya” para o 6º ano do ensino fundamental, com um total de vinte alunos, que durou cerca de 1 h e 40 minutos. Iniciamos a aula nos apresentando e apresentando o projeto, logo começamos as atividades, aplicando o questionário prévio, e consequentemente demos inicio ao conteúdo definindo as doenças, conceituando as principais características delas, juntamente com seus sintomas e tratamentos, diferenciando-as entre si e conscientizando-os no combate a essas doenças e terminamos com a realização das práticas e com a aplicação do questionário posterior.

Objetivos:
          Os objetivos dessa atividade foi definir as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, seus sintomas, com ênfase na sua relação com o ambiente juntamente a sua profilaxia e tratamento, e assim alertando-os sobre o alto índice dessas doenças no município de Bandeirantes - PR. Possibilitando aos alunos o entendimento, a compreensão e a importância de se prevenir e combater essas enfermidades.

Experiência:
           Para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos e uma melhor fixação sobre o tema, foi realizado uma prática pelos Pibidianos, onde o intuito do projeto é realizar atividades diferenciadas com os alunos, para que eles possam compreender o objetivo do tema abordado.
           A atividade prática foi uma colaboração entre os alunos para encontrar focos do mosquito, Aedes aegypti no ambiente escolar. Para esta atividade, antes de iniciarmos a aula, foram espalhados os principais focos do mosquito por toda a escola, assim os alunos tinham que procurar e entregar para os Pibidianos. Foi apresentado aos alunos o material biológico (Aedes aegypti), houve uma entrega de panfletos sobre prevenção das doenças e também ocorreu uma confecção de cartazes sobre as enfermidades sendo expostos no pátio do colégio.
Materiais:
          Na realização da aula foi utilizado equipamento multimídia e para a  prática foram utilizados os seguintes materiais: sacolinhas plásticas, sacos de lixo aberto, garrafas PET vazias de cabeça para cima, copos, tampinhas de garrafas com água, latinhas de refrigerante com água e embalagens de alimentos. Para a fabricação dos cartazes foram utilizadas cartolinas, canetinhas, lápis de cores, colas e tesouras.

QUESTIONÁRIO:


Questões do Plano da aula 1: Dengue, Zika vírus e chikungunya.

1              1-Qual fator que atraem o mosquito Aedes aegypti?
(A) Guardar garrafas de cabeça para baixo.
(B) Eliminar água dos vasos de flores.
(C) Deixar os pneus velhos com água parada.
(D) Não deixar água da chuva acumulada.
(E) Manter caixas de água e tanques fechados.

2-O que fazer quanto se contrai as doenças: dengue, zika vírus e chikungunya?
(A) Tomar remédios caseiros por conta própria.
(B)  Procurar postos de saúde mais próximo.
(C)  Tomar medicamento por conta própria.
(D) Fazer atividade física e beber água quente.
(E) Ingerir bastante liquido e fazer atividade física.

     3- De qual maneira que ocorre a transmissão do vírus Ades Aegypti?
(A) Através do contato direto com doente.
(B) Através da troca de saliva (beijo).
(C)  Através do alimento infectado.
(D)  Através da picada do mosquito. 
(E) Através da picada de um escorpião.


1- Dengue, Zika vírus e chikungunya.


ESCOLA ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES – 2016
Tema: Esquistossomose

Por: Evelyn, Juliana, Lara, Maria Lygia e Rafaelly

Conteúdos:
           A aula foi aplicada na Escola Estadual Cecília Meireles no dia 11 de outubro de 2016, o tema foi “Esquistossomose” para o 8º ano do ensino fundamental, com um total de oito alunos, que durou cerca de 1 h e 40 minutos. Iniciamos a aula nos apresentando e apresentando o projeto, logo começamos as atividades, aplicando o questionário prévio, e consequentemente demos inicio ao conteúdo definindo a doença, conceituando as principais características dela, juntamente com seus sintomas e tratamentos, conscientizando-os no combate a essa doença e terminamos com a realização da prática e com a aplicação do questionário posterior.

Objetivos:
          Os objetivos dessa atividade foi definir a doença transmitida pelo Schistossoma mansoni, através do hospedeiro Biomphalaria, seus sintomas, com ênfase na sua relação com o ambiente juntamente a sua profilaxia e tratamento, e assim alertando-os sobre o alto índice dessa doença no município de Bandeirantes - PR. Possibilitando aos alunos a compreensão e a importância de se prevenir e combater essa enfermidade.

Experiência:
           Para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos e uma melhor fixação sobre o tema, foi realizado uma prática pelos Pibidianos, onde o intuito do projeto é realizar atividades diferenciadas com os alunos, para que eles possam compreender o objetivo do tema abordado.
           A atividade prática foi a apresentação do material biológico ( o caramujo hospedeiro Biomphalaria e o Africano) para a diferenciação. Houve também a realização do caça- palavras sobre o tema.

Materiais: Na realização da aula foram utilizados os seguintes materiais: equipamento multimídia, e quadro de giz, enquanto na realização da prática foi utilizado matéria biológico e o caça- palavras.

QUESTIONÁRIO:

Questões do Plano da aula 2: Esquistossomose.
1-  Quais são os hospedeiros intermediários da esquistossomose?
(A)  Mosquito.
(B) Abelha.
(C) Caramujos.
(D) Pernilongo.
(E) Aranha.

2- A esquistossomose é uma doença cuja sua transmissão ocorre em:
(A)   Água, rios, córregos e lagos contaminados.
(B)  Solo fértil, mata ciliar e córregos contaminados.
(C)  Mata ciliar, lagos e árvores contaminados.
(D)  Águas e árvores, ar e rios contaminados.
(E)  Solo fértil, riachos e córregos contaminados.

3-Qual a atitude do homem que afeta o meio ambiente, acarretando á esquistossomose?
(A) Jogar lixo em terrenos baldios e colocar fogo na mata.
(B) Defecar em rios e lagos ou próximos ao mesmo.
(C)  Jogar lixo em rios, lagos e desmatar a floresta Amazônica.
(D) Defecar em rios lagos ou jogar entulho em terreno baldio.
(E) Colocar fogo na mata e jogar lixo em rios e lagos

2- Esquistossomose


COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR MAILON MEDEIROS – 2016
Tema: Animais Peçonhentos
Por: Evelyn, Juliana, Lara, Maria Lygia e Rafaelly

Conteúdos: A palestra foi aplicada no Colégio Estadual Mailon Medeiros no dia 27 de outubro de 2016, sobre o tema “Animais Peçonhentos” com enfoque nos Escorpiões para o 3º ano do ensino médio, com um total de quatorze alunos, que durou aproximadamente 1 hora. Iniciamos a palestra nos apresentando e apresentando o projeto, logo começamos as atividades, aplicando o questionário prévio, e consequentemente demos inicio ao conteúdo definindo o que são animais peçonhentos e diferenciando-os dos animais venenosos, conceituando as principais características deles, juntamente com os sintomas e tratamentos dos acidentes com o animal,  e conscientizando-os no combate ao escorpião e terminamos com a aplicação do questionário posterior e a apresentação do material biológico.

Objetivos: O objetivo dessa atividade foi definir os animais peçonhentos, diferencia-los dos venenosos, apresentar sua morfologia, com enfoque no escorpião amarelo devido sua incidência no município de Bandeirantes - PR, classificar as manifestações clinicas do acidente escorpiônico, apontar o tratamento e as medidas profiláticas.

Experiência: Para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos e uma melhor fixação sobre o tema, foi apresentado pelos Pibidianos o material biológico contendo varias espécies de escorpiões, onde o intuito do projeto é realizar atividades diferenciadas com os alunos, para que eles possam compreender o objetivo do tema abordado.
          
Materiais: Equipamento multimídia, material biológico e entrega de panfletos contendo informações sobre os escorpiões aos alunos.

QUESTIONÁRIO:

Questionário animais peçonhentos – ensino médio

1)     Como fazer para prevenir os acidentes com escorpiões?
a)   Deixar os terrenos cheios de entulho, lixo e com tijolos empilhados, assim vai ser difícil os escorpiões entrarem nas casas.
b)   Deixar a grama cheia de folhas e galhos de árvores, assim os animais vão ter locais para habitar e não vão entrar nas casas.
c)    Limpar periodicamente os terrenos baldios, próximos às residências, evitar o acúmulo de entulho e lixo, pilhas de tijolos e madeiras.
d)   Limpar a casa diariamente, lavar as roupas, o quintal e os carros, para que nada fique sujo e assim não atrair os escorpiões.

2)           O que NÃO se deve fazer em casos de acidentes com escorpiões?
a)   Dar líquidos se a pessoa estiver consciente
b)   Lavar o local da picada com água e sabão
c)   Deixar o membro que foi picado em repouso, e leva-lo ao pronto socorro.
d)   Fazer um torniquete para prevenir a passagem de veneno.

3)           Quais são os locais que os escorpiões costumam habitar?
a)   Os escorpiões habitam embaixo de pedras, madeiras, lixos, entulhos, buracos.
b)   Os escorpiões só habitam locais claros, matas e moveis domésticos.
c)   Os escorpiões habitam locais limpos, arejados e em gramas aparadas.
d) Os escorpiões habitam local onde não tem lixo, entulho e madeiras.

3- Animais Peçonhentos (ensino médio)

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR MAILON MEDEIROS – 2016
Tema: Animais Peçonhentos
Por: Evelyn, Juliana, Lara, Maria Lygia e Rafaelly

Conteúdos: A aula foi aplicada no Colégio Estadual Mailon Medeiros no dia 01 de novembro de 2016, o tema foi “Animais Peçonhentos” com enfoque nos Escorpiões para o 7º ano do ensino fundamental, com um total de onze alunos, que durou aproximadamente 1 hora e 40 minutos. Iniciamos a aula nos apresentando e apresentando o projeto, logo começamos as atividades, aplicando o questionário prévio, e consequentemente demos inicio ao conteúdo definindo o que são animais peçonhentos e diferenciando-os dos animais venenosos, conceituando as principais características deles, juntamente com os sintomas e tratamentos dos acidentes com o animal,  e conscientizando-os no combate ao escorpião e terminamos com a realização da prática e com a aplicação do questionário posterior juntamente com a apresentação do material biológico.

Objetivos: O objetivo dessa atividade foi definir os animais peçonhentos, diferencia-los dos venenosos, apresentar sua morfologia, com enfoque no escorpião amarelo devido sua incidência no município de Bandeirantes - PR, classificar as manifestações clinicas do acidente escorpiônico, apontando o tratamento e as medidas profiláticas.

Experiência: Para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos e uma melhor fixação sobre o tema, foi apresentado pelos Pibidianos o material biológico contendo varias espécies de escorpiões, onde o intuito do projeto é realizar atividades diferenciadas com os alunos, para que eles possam compreender o objetivo do tema abordado.
A atividade prática foi a utilização de bexigas contendo perguntas relacionadas ao tema abordado, em que os alunos foram divididos em dois grupos para uma competição, para estourarem as bexigas  e responderem as perguntas, o grupo vencedor ganhou recompensa, assim como o perdedor, a fim de estimulá-los.
          
Materiais: Para a aula foi utilizado o Equipamento multimídia, e para a prática foi utilizado: material biológico, entrega de panfletos contendo informações sobre os escorpiões aos alunos, utilização de bexigas e entregas de balas como recompensa.

QUESTIONÁRIO:

Perguntas sobre Animais Peçonhentos (Escorpiões) para o 7º ano

               1)    Quais são os locais que os escorpiões costumam habitar?
a)    Os escorpiões vivem sob pedras, madeiras, lixo, entulho, buracos.
b)   Os escorpiões só habitam locais claros, matas e moveis domésticos.
c)    Os escorpiões habitam locais limpos e com a grama aparada.
d)   Os escorpiões habitam local onde não tem lixo e nem madeira.
e)    Os escorpiões habitam locais arejados e sem entulhos.

                 2)    Os escorpiões são animais carnívoros, do que eles se alimentam?
a)    De sangue
b)    De vertebrados
c)    De insetos
d)    Só comem outros escorpiões
e)    Só comem vegetais

                 3)    Qual faixa etária que o escorpião costura atacar?
a)    De 1 a 3 e depois dos 25 anos
b)    De 0 a 7 e depois dos 60 anos
c)    De 5 a 10 e depois dos 80 anos
d)    De 2 a 8 e depois dos 50 anos
e)    De 4 a 6 e depois dos 40 anos


4- Animais peçonhentos (7º ano)



ESCOLA ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES – 2016
Tema: Febre Maculosa
Por: Evelyn, Juliana, Lara, Maria Lygia e Rafaelly

Conteúdos: A aula foi aplicada na Escola Estadual Cecília Meireles no dia 8 de novembro de 2016, o tema foi “Febre Maculosa” para o 7º e 9º ano do ensino fundamental, com um total de treze alunos, que durou cerca de 1 h e 40 minutos. Iniciamos a aula nos apresentando e apresentando o projeto, logo começamos as atividades, aplicando o questionário prévio, e consequentemente demos inicio ao conteúdo definindo a doença, conceituando suas principais características, juntamente com seus sintomas e tratamentos, conscientizando-os no combate a essa doença e terminamos com a realização da prática e com a aplicação do questionário posterior.

Objetivos: Os objetivos dessa atividade foi definir a doença transmitida pela bactéria Rickettsia rickettsii, através do hospedeiro intermediário carrapato estrela, seus sintomas, com ênfase na sua relação com o ambiente juntamente a sua profilaxia e tratamento, e assim alertando-os sobre o alto índice dessa doença no município de Bandeirantes - PR. Possibilitando aos alunos a compreensão e a importância de se prevenir e combater essa enfermidade.

Experiência: Para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos e uma melhor fixação sobre o tema, foi realizado uma prática pelos Pibidianos, onde o intuito do projeto é realizar atividades diferenciadas com os alunos, para que eles possam compreender o objetivo do tema abordado.
           A atividade prática foi a apresentação do material biológico (fases de vida do carrapato estrela). Houve também a realização da atividade com prática de bexiga, a qual nas bexigas continham perguntas relacionadas ao tema abordado, em que os alunos foram divididos em dois grupos para uma competição, para estourarem as bexigas e responderem as perguntas, o grupo vencedor ganhou recompensa, assim como o perdedor, a fim de estimulá-los.

Materiais: Para a aula foi utilizado o Equipamento multimídia, e para a prática foi utilizado: material biológico, utilização de bexigas e entregas de balas como recompensa.

QUESTIONÁRIO:

Questões sobre Febre Maculosa

          1)    Quem é o vetor biológico (o intermediário) da doença febre maculosa?
           a)    O caramujo
           b)    O escorpião
           c)    O carrapato
           d)    O mosquito
           e)    O lagarto

        2)     Para que a infecção ocorra (possa ser transmitida a doença), o carrapato precisa está presente em qual parte do corpo?
            a)    Cabelo
            b)    Olho
            c)    Unha
           d)    Boca
            e)    Pele

          3)    Esta infecção (doença) passa de uma pessoa doente para outra? Assinale a alternativa correta
a)    Sim, através do contato físico.
b)    Não, através da saliva do cachorro.
c)    Sim, através do contato com urina.
d)    Não, através da picada do carrapato.
(e) Não, através das fezes do gato

5- Febre Maculosa



COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR MAILON MEDEIROS – 2016
Tema: Leishmaniose
Por: Evelyn, Juliana, Lara, Maria Lygia e Rafaelly

Conteúdos: A aula foi aplicada no Colégio Estadual Mailon Medeiros no dia 22 de novembro de 2016, o tema foi “Leishmaniose” para ?º ano do ensino fundamental, com um total de vinte e nove alunos, que durou aproximadamente 1 hora e 40 minutos. Iniciamos a aula nos apresentando e apresentando o projeto, logo começamos as atividades, aplicando o questionário prévio, e consequentemente demos inicio ao conteúdo conceituando o que é a doença, seu principal causador e seus hospedeiros, as principais características deles, juntamente com os sintomas e tratamentos da enfermidade, e conscientizando-os no combate ao vetor e terminamos com a realização da prática e com a aplicação do questionário posterior.

Objetivos: Os objetivos dessa atividade foi definir a doença transmitida pelo parasita do gênero Leishmania, através do transmissor mosquito palha, seus sintomas, com ênfase na sua relação com o ambiente juntamente a sua profilaxia e tratamento, e assim alertando-os sobre o alto índice dessa doença no município de Bandeirantes - PR. Possibilitando aos alunos a compreensão e a importância de se prevenir e combater essa enfermidade.

Experiência: Para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos e uma melhor fixação sobre o tema, foi realizado uma prática pelos Pibidianos, onde o intuito do projeto é realizar atividades diferenciadas com os alunos, para que eles possam compreender o objetivo do tema abordado.
A atividade prática foi a utilização de bexigas contendo perguntas relacionadas ao tema abordado, em que os alunos foram divididos em dois grupos para uma competição, abraçando a bexiga para que estourassem entre eles e respondessem as perguntas, os dois grupos venceram ao mesmo tempo, e todos ganharam recompensa.
          
Materiais: Para a aula foi utilizado o Equipamento multimídia, e para a prática foi utilizado:  utilização de bexigas e entregas de balas como recompensa.

QUESTIONÁRIO:

Questionário sobre Leishmaniose para o 6º ano

1 - Quem é o principal transmissor da doença Leishmaniose?
a)    Borboletas.
b)    Carrapatos.
c)    Mosquito Palha.
d)    Cachorro.

2 - Quais os tipos de Leishmaniose que podemos encontrar nos seres humanos e nos animais?
a)    Tegumentar e Visceral.
b)    Barriga d’gua e Dengue.
c)    Diarreia e Queda de pelos.
d)    Tegumentar e Sono

3 - Como fazer para prevenir da doença?
a)    Limpar a casa diariamente.
b)    Usar repelentes.
c)    Cortar as árvores das matas.
d)    Morar próximo das matas.

6-  Leishmaniose


Nenhum comentário:

Postar um comentário