Questões
do Plano da aula 1: Dengue, Zika vírus e chikungunya.
1 1-Qual
fator que atraem o mosquito Aedes aegypti?
(A) Guardar
garrafas de cabeça para baixo.
(B) Eliminar
água dos vasos de flores.
(C) Deixar os pneus velhos com água parada.
(D) Não
deixar água da chuva acumulada.
(E) Manter
caixas de água e tanques fechados.
2-O
que fazer quanto se contrai as doenças: dengue, zika vírus e chikungunya?
(A) Tomar
remédios caseiros por conta própria.
(B) Procurar postos de saúde mais próximo.
(C) Tomar medicamento por conta própria.
(D) Fazer
atividade física e beber água quente.
(E) Ingerir
bastante liquido e fazer atividade física.
3-
De qual maneira que ocorre a transmissão do vírus Ades Aegypti?
(A) Através
do contato direto com doente.
(B) Através
da troca de saliva (beijo).
(C) Através do alimento infectado.
(D) Através da picada do mosquito.
(E) Através da picada de um escorpião.
1- Dengue, Zika vírus
e chikungunya.
ESCOLA ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES – 2016
Tema: Esquistossomose
Por: Evelyn, Juliana, Lara, Maria Lygia
e Rafaelly
Conteúdos:
A aula foi aplicada
na Escola Estadual Cecília Meireles no dia 11 de outubro de 2016, o tema foi
“Esquistossomose” para o 8º ano do ensino fundamental, com um total de oito
alunos, que durou cerca de 1 h e 40 minutos. Iniciamos a aula nos apresentando
e apresentando o projeto, logo começamos as atividades, aplicando o
questionário prévio, e consequentemente demos inicio ao conteúdo definindo a
doença, conceituando as principais características dela, juntamente com seus
sintomas e tratamentos, conscientizando-os no combate a essa doença e
terminamos com a realização da prática e com a aplicação do questionário
posterior.
Objetivos:
Os objetivos dessa
atividade foi definir a doença transmitida pelo Schistossoma mansoni, através do hospedeiro Biomphalaria, seus sintomas, com ênfase na sua relação com o
ambiente juntamente a sua profilaxia e tratamento, e assim alertando-os sobre o
alto índice dessa doença no município de Bandeirantes - PR. Possibilitando aos alunos a compreensão e a importância
de se prevenir e combater essa enfermidade.
Experiência:
Para despertar a curiosidade e o interesse dos
alunos e uma melhor fixação sobre o tema, foi realizado uma prática pelos
Pibidianos, onde o intuito do projeto é realizar atividades diferenciadas com
os alunos, para que eles possam compreender o objetivo do tema abordado.
A atividade prática foi a
apresentação do material biológico ( o caramujo hospedeiro Biomphalaria e o Africano) para a diferenciação. Houve também a realização
do caça- palavras sobre o tema.
Materiais: Na realização da aula foram utilizados
os seguintes materiais: equipamento multimídia, e quadro de giz, enquanto na
realização da prática foi utilizado matéria biológico e o caça- palavras.
QUESTIONÁRIO:
Questões
do Plano da aula 2: Esquistossomose.
1- Quais
são os hospedeiros intermediários da esquistossomose?
(A) Mosquito.
(B) Abelha.
(C) Caramujos.
(D) Pernilongo.
(E) Aranha.
2- A esquistossomose
é uma doença cuja sua transmissão ocorre em:
(A) Água, rios, córregos e lagos
contaminados.
(B) Solo fértil, mata ciliar e córregos
contaminados.
(C) Mata ciliar, lagos e árvores contaminados.
(D) Águas e árvores, ar e rios contaminados.
(E) Solo fértil, riachos e córregos contaminados.
3-Qual
a atitude do homem que afeta o meio ambiente, acarretando á esquistossomose?
(A) Jogar
lixo em terrenos baldios e colocar fogo na mata.
(B) Defecar em rios e lagos ou próximos ao
mesmo.
(C) Jogar lixo em rios, lagos e desmatar a
floresta Amazônica.
(D) Defecar
em rios lagos ou jogar entulho em terreno baldio.
(E) Colocar fogo na mata
e jogar lixo em rios e lagos
2-
Esquistossomose
COLÉGIO ESTADUAL
PROFESSOR MAILON MEDEIROS – 2016
Tema: Animais
Peçonhentos
Por: Evelyn, Juliana, Lara, Maria Lygia
e Rafaelly
Conteúdos: A palestra foi
aplicada no Colégio Estadual Mailon Medeiros no dia 27 de outubro de 2016, sobre
o tema “Animais Peçonhentos” com enfoque nos Escorpiões para o 3º ano do ensino
médio, com um total de quatorze alunos, que durou aproximadamente 1 hora.
Iniciamos a palestra nos apresentando e apresentando o projeto, logo começamos
as atividades, aplicando o questionário prévio, e consequentemente demos inicio
ao conteúdo definindo o que são animais peçonhentos e diferenciando-os dos
animais venenosos, conceituando as principais características deles, juntamente
com os sintomas e tratamentos dos acidentes com o animal, e conscientizando-os no combate ao escorpião e
terminamos com a aplicação do questionário posterior e a apresentação do
material biológico.
Objetivos: O objetivo dessa
atividade foi definir os animais peçonhentos, diferencia-los dos venenosos, apresentar
sua morfologia, com enfoque no escorpião amarelo devido sua incidência no
município de Bandeirantes - PR, classificar as manifestações clinicas do
acidente escorpiônico, apontar o tratamento e as medidas profiláticas.
Experiência: Para despertar a curiosidade e o interesse dos
alunos e uma melhor fixação sobre o tema, foi apresentado pelos Pibidianos o
material biológico contendo varias espécies de escorpiões, onde o intuito do
projeto é realizar atividades diferenciadas com os alunos, para que eles possam
compreender o objetivo do tema abordado.
Materiais: Equipamento
multimídia, material biológico e entrega de panfletos contendo informações
sobre os escorpiões aos alunos.
QUESTIONÁRIO:
Questionário
animais peçonhentos – ensino médio
1)
Como
fazer para prevenir os acidentes com escorpiões?
a)
Deixar os terrenos
cheios de entulho, lixo e com tijolos empilhados, assim vai ser difícil os
escorpiões entrarem nas casas.
b)
Deixar a grama cheia de
folhas e galhos de árvores, assim os animais vão ter locais para habitar e não
vão entrar nas casas.
c) Limpar periodicamente os
terrenos baldios, próximos às residências, evitar o acúmulo de entulho e lixo,
pilhas de tijolos e madeiras.
d)
Limpar a casa
diariamente, lavar as roupas, o quintal e os carros, para que nada fique sujo e
assim não atrair os escorpiões.
2)
O
que NÃO se deve fazer em casos de acidentes com escorpiões?
a)
Dar líquidos se a pessoa estiver
consciente
b)
Lavar o local da picada com água e sabão
c)
Deixar o membro que foi picado em
repouso, e leva-lo ao pronto socorro.
d) Fazer um torniquete para prevenir a
passagem de veneno.
3)
Quais
são os locais que os escorpiões costumam habitar?
a) Os escorpiões habitam
embaixo de pedras, madeiras, lixos, entulhos, buracos.
b)
Os escorpiões só
habitam locais claros, matas e moveis domésticos.
c)
Os escorpiões habitam
locais limpos, arejados e em gramas aparadas.
d) Os escorpiões habitam local onde não tem lixo, entulho e madeiras.
3- Animais Peçonhentos (ensino médio)
COLÉGIO ESTADUAL
PROFESSOR MAILON MEDEIROS – 2016
Tema: Animais
Peçonhentos
Por: Evelyn, Juliana, Lara, Maria Lygia
e Rafaelly
Conteúdos: A aula foi aplicada
no Colégio Estadual Mailon Medeiros no dia 01 de novembro de 2016, o tema foi “Animais
Peçonhentos” com enfoque nos Escorpiões para o 7º ano do ensino fundamental,
com um total de onze alunos, que durou aproximadamente 1 hora e 40 minutos. Iniciamos
a aula nos apresentando e apresentando o projeto, logo começamos as atividades,
aplicando o questionário prévio, e consequentemente demos inicio ao conteúdo definindo
o que são animais peçonhentos e diferenciando-os dos animais venenosos,
conceituando as principais características deles, juntamente com os sintomas e
tratamentos dos acidentes com o animal, e conscientizando-os no combate ao escorpião e
terminamos com a realização da prática e com a aplicação do questionário
posterior juntamente com a apresentação do material biológico.
Objetivos: O objetivo dessa atividade
foi definir os animais peçonhentos, diferencia-los dos venenosos, apresentar
sua morfologia, com enfoque no escorpião amarelo devido sua incidência no
município de Bandeirantes - PR, classificar as manifestações clinicas do
acidente escorpiônico, apontando o tratamento e as medidas profiláticas.
Experiência: Para despertar a curiosidade e o interesse dos
alunos e uma melhor fixação sobre o tema, foi apresentado pelos Pibidianos o
material biológico contendo varias espécies de escorpiões, onde o intuito do
projeto é realizar atividades diferenciadas com os alunos, para que eles possam
compreender o objetivo do tema abordado.
A atividade prática
foi a utilização de bexigas contendo perguntas relacionadas ao tema abordado,
em que os alunos foram divididos em dois grupos para uma competição, para
estourarem as bexigas e responderem as
perguntas, o grupo vencedor ganhou recompensa, assim como o perdedor, a fim de
estimulá-los.
Materiais: Para a aula foi
utilizado o Equipamento multimídia, e para a prática foi utilizado: material
biológico, entrega de panfletos contendo informações sobre os escorpiões aos
alunos, utilização de bexigas e entregas de balas como recompensa.
QUESTIONÁRIO:
Perguntas
sobre Animais Peçonhentos (Escorpiões) para o 7º ano
1)
Quais
são os locais que os escorpiões costumam habitar?
a) Os escorpiões vivem
sob pedras, madeiras, lixo, entulho, buracos.
b)
Os escorpiões só
habitam locais claros, matas e moveis domésticos.
c)
Os escorpiões habitam
locais limpos e com a grama aparada.
d)
Os escorpiões habitam
local onde não tem lixo e nem madeira.
e)
Os escorpiões habitam
locais arejados e sem entulhos.
2)
Os escorpiões
são animais carnívoros, do que eles se alimentam?
a) De
sangue
b) De
vertebrados
c)
De
insetos
d) Só
comem outros escorpiões
e) Só
comem vegetais
3)
Qual faixa etária que o escorpião costura atacar?
a) De 1 a 3 e depois dos 25 anos
b)
De 0 a 7 e depois dos 60 anos
c) De 5 a 10 e depois dos 80 anos
d) De 2 a 8 e depois dos 50 anos
e) De 4 a 6 e depois dos 40 anos
4-
Animais peçonhentos (7º ano)
ESCOLA ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES – 2016
Tema: Febre Maculosa
Por: Evelyn, Juliana, Lara, Maria Lygia
e Rafaelly
Conteúdos: A aula foi aplicada
na Escola Estadual Cecília Meireles no dia 8 de novembro de 2016, o tema foi “Febre
Maculosa” para o 7º e 9º ano do ensino fundamental, com um total de treze
alunos, que durou cerca de 1 h e 40 minutos. Iniciamos a aula nos apresentando
e apresentando o projeto, logo começamos as atividades, aplicando o
questionário prévio, e consequentemente demos inicio ao conteúdo definindo a
doença, conceituando suas principais características, juntamente com seus
sintomas e tratamentos, conscientizando-os no combate a essa doença e
terminamos com a realização da prática e com a aplicação do questionário
posterior.
Objetivos: Os objetivos dessa
atividade foi definir a doença transmitida pela bactéria Rickettsia rickettsii, através do hospedeiro intermediário
carrapato estrela, seus sintomas, com ênfase na sua relação com o ambiente
juntamente a sua profilaxia e tratamento, e assim alertando-os sobre o alto
índice dessa doença no município de Bandeirantes - PR. Possibilitando
aos alunos a compreensão e a importância de se prevenir e combater essa
enfermidade.
Experiência: Para despertar a curiosidade e o interesse dos
alunos e uma melhor fixação sobre o tema, foi realizado uma prática pelos
Pibidianos, onde o intuito do projeto é realizar atividades diferenciadas com
os alunos, para que eles possam compreender o objetivo do tema abordado.
A atividade prática foi a
apresentação do material biológico (fases de vida do carrapato estrela). Houve
também a realização da atividade com prática de bexiga, a qual nas bexigas
continham perguntas relacionadas ao tema abordado, em que os alunos foram
divididos em dois grupos para uma competição, para estourarem as bexigas e
responderem as perguntas, o grupo vencedor ganhou recompensa, assim como o
perdedor, a fim de estimulá-los.
Materiais: Para a aula foi
utilizado o Equipamento multimídia, e para a prática foi utilizado: material
biológico, utilização de bexigas e entregas de balas como recompensa.
QUESTIONÁRIO:
Questões
sobre Febre Maculosa
1)
Quem
é o vetor biológico (o intermediário) da doença febre maculosa?
a) O
caramujo
b) O
escorpião
c)
O
carrapato
d) O
mosquito
e) O
lagarto
2)
Para que a infecção ocorra (possa ser
transmitida a doença), o carrapato precisa está presente em qual parte do
corpo?
a) Cabelo
b) Olho
c) Unha
d) Boca
e)
Pele
3)
Esta
infecção (doença) passa de uma pessoa doente para outra? Assinale a alternativa correta
a) Sim,
através do contato físico.
b) Não,
através da saliva do cachorro.
c) Sim,
através do contato com urina.
d) Não, através da picada do carrapato.
(e) Não, através das
fezes do gato
5- Febre Maculosa
COLÉGIO ESTADUAL
PROFESSOR MAILON MEDEIROS – 2016
Tema: Leishmaniose
Por: Evelyn, Juliana, Lara, Maria Lygia
e Rafaelly
Conteúdos: A aula foi aplicada
no Colégio Estadual Mailon Medeiros no dia 22 de novembro de 2016, o tema foi “Leishmaniose”
para ?º ano do ensino fundamental, com um total de vinte e nove alunos, que
durou aproximadamente 1 hora e 40 minutos. Iniciamos a aula nos apresentando e
apresentando o projeto, logo começamos as atividades, aplicando o questionário
prévio, e consequentemente demos inicio ao conteúdo conceituando o que é a
doença, seu principal causador e seus hospedeiros, as principais
características deles, juntamente com os sintomas e tratamentos da enfermidade,
e conscientizando-os no combate ao vetor e terminamos com a realização da
prática e com a aplicação do questionário posterior.
Objetivos: Os objetivos dessa
atividade foi definir a doença transmitida pelo parasita do gênero Leishmania, através do transmissor
mosquito palha, seus sintomas, com ênfase na sua relação com o ambiente
juntamente a sua profilaxia e tratamento, e assim alertando-os sobre o alto
índice dessa doença no município de Bandeirantes - PR. Possibilitando
aos alunos a compreensão e a importância de se prevenir e combater essa
enfermidade.
Experiência: Para despertar a curiosidade e o interesse dos
alunos e uma melhor fixação sobre o tema, foi realizado uma prática pelos
Pibidianos, onde o intuito do projeto é realizar atividades diferenciadas com
os alunos, para que eles possam compreender o objetivo do tema abordado.
A atividade prática
foi a utilização de bexigas contendo perguntas relacionadas ao tema abordado,
em que os alunos foram divididos em dois grupos para uma competição, abraçando
a bexiga para que estourassem entre eles e respondessem as perguntas, os dois
grupos venceram ao mesmo tempo, e todos ganharam recompensa.
Materiais: Para a aula foi
utilizado o Equipamento multimídia, e para a prática foi utilizado: utilização de bexigas e entregas de balas
como recompensa.
QUESTIONÁRIO:
Questionário
sobre Leishmaniose para o 6º ano
1 - Quem é o principal transmissor da doença
Leishmaniose?
a) Borboletas.
b) Carrapatos.
c)
Mosquito
Palha.
d) Cachorro.
2 - Quais os tipos de Leishmaniose que podemos encontrar
nos seres humanos e nos animais?
a)
Tegumentar
e Visceral.
b) Barriga
d’gua e Dengue.
c) Diarreia
e Queda de pelos.
d) Tegumentar
e Sono
3 - Como fazer para prevenir da doença?
a) Limpar a casa diariamente.
b)
Usar repelentes.
c) Cortar as árvores das matas.
d) Morar
próximo das matas.
6- Leishmaniose
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