TEMA: POLUIÇÃO
ATMOSFÉRICA – COLÉGIO CECÍLIA MEIRELES
PIBIDIANOS:
Flávia Briti, Lilian Ciró, Barbara Diniz, Willian Ortega e Michelle Carrijo.
Conteúdos:
A
atividade sobre o tema Poluição Atmosférica, foi aplicada no Colégio Cecília
Meireles, para alunos do 6º ano vespertino, para esta atividade compareceram 8
alunos. Foi explicado sobre os gases atmosféricos mais importantes para os
seres vivos, gás oxigênio e gás carbônico, determinando suas concentrações e
importâncias para os seres vivos (ex: respiração) e planeta em geral (ex:
efeito estufa). Pontuamos as fontes de poluição atmosférica e seus impactos
problemáticos para o meio ambiente e em nível de saúde para os seres vivos. Com
isso conscientizamos os alunos sobre a importância de se preservar a atmosfera
contra potenciais poluidores.
Objetivos:
Conscientizar os
alunos sobre a importância da atmosfera e gases presentes, enfatizando a
necessidade de desenvolver atitudes que levem à diminuição da poluição.
Experiência:
A
explicação dos conceitos ocorreu com o auxílio do equipamento multimídia, onde
foram apresentadas imagens ilustrativas. Foram utilizados garrafas PET com
porcentagens de água corada para explicar as proporções dos gases na atmosfera
(oxigênio, gás carbônico e nitrogênio). Para “comprovar” a presença de gases na
sala, realizamos uma prática onde colocamos rapidamente um copo com algodão
colado no fundo em um balde com água, encostando o copo no fundo do balde. Ao
retiramos o copo, o algodão estava seco, demostrando que havia gases, os quais evitaram que o algodão se molhasse. Essa prática foi muito interessante, uma vez
que os alunos demonstraram animação e curiosidade diante da aplicação da mesma.
Materiais:
Para
confecção dos materiais explicativos foram utilizadas garrafas PET, corante,
balde, copo plástico, algodão, fita e água.
Questionário:
1. O efeito estufa:
a. É o único
causador das alterações ambientais;
b. É o
aquecimento da água do mar;
c. Mantém a temperatura ideal para a vida no
planeta;
d. Não é
necessária para manter a temperatura do planeta.
2. Quais problemas de saúde são
acarretados pela poluição atmosférica:
a. Respiratórios;
b.
Renais;
c. Musculares;
d. Cardíacos.
3. Quais as consequências da poluição
atmosférica:
a. Desmatamento;
b. Desertificação;
c. Aquecimento global;
d. Queimadas.
Figura 1: Gráfico representando os resultados dos questionários.
Figura 2: Apresentação dos conceitos.
Figura 3: Pibidianos e alunos.
TEMA: POLUIÇÃO SONORA E VISUAL – COLÉGIO
MAILON MEDEIROS
PIBIDIANOS:
Flávia Briti, Lilian Ciró, Barbara Diniz, Willian Ortega e Michelle Carrijo.
Conteúdos:
A aula foi aplicada na escola Mailon Medeiros sobre o tema
“Poluição sonora e visual”, para o 9º ano, com um total de 8 alunos, que durou cerca
de 50 minutos. Iniciamos a aula falando sobre os tipos de poluições sonoras e
visuais citando situações presentes em nosso cotidiano, bem como as formas que
podem afetar a saúde e o meio ambiente. O enfoque também foi trabalhar as devidas formas de prevenção. O intuito
do projeto PIBID é conscientizar os alunos de que devemos preservar a natureza
que é um recurso esgotável.
Objetivos:
Os objetivos dessa atividade foram: fazer com que os alunos compreendessem os tipos de poluições sonoras e visuais, enfatizando
os aspectos negativos e os relativos problemas de saúde humana e ao meio ambiente,
trazendo as profilaxias e tratamentos adequados.
Experiência:
Como o intuito do projeto é
proporcionar atividades diferenciadas para que o aluno vivencie novas
experiências, foram realizadas práticas para que eles saíssem da rotina e para que
houvesse melhor compreensão do tema abordado.
A atividade prática foi desenvolvida com a produção de cartazes sobre os tipos de poluição sonora, bem como foi utilizada a televisão laranja da escola. Pedimos aos alunos participantes que formassem
uma fila única e que andassem pelo corredor, observando as imagens e a presença dos “sons/ruídos” provenientes da televisão com o volume no máximo. Ao final do processo queríamos saber qual seria a
reação dos alunos aos tipos de poluição sonora e visual que vivenciaram.
Materiais:
Para realização da prática foram
utilizadas cartolinas coloridas com várias imagens recortadas de revistas e
jornais sobrepostas afim de criar um aspecto visual “poluído” e foram baixados
sons: pessoas conversando, britadeira, trânsito, som de floresta, som de avião
decolando, som de cachoeira, som de natureza, para que os alunos os relacionassem com os diferentes tipos de poluição ou até mesmo com um ambiente não poluído.
1.
Quais os efeitos da poluição sonora na saúde?
a. Problemas de visão, cansaço, dor no corpo;
b. Agitação, alegria, aumento da concentração;
c. Dores de
cabeça, surdez, estresse, perda da atenção e concentração;
d. Febre, tosse, agressividade, depressão.
2.
Quais problemas da poluição visual na saúde:
a. Cansaço visual,
cegueira, prejuízo ao meio ambiente, cansaço;
b. H1N1,Gripe, Dengue, chikungunya;
c. Aumento na concentração, prejuízo ao animais, prejuízo
ao meio ambiente;
d. Conjuntivite, febre amarela e febre maculosa.
3.
Como evitar as poluições sonoras e visuais?
a. Festas e carros
de som, muitas propagandas luminosas;
b. Fogos de artifícios, aeroportos e trânsitos;
c. Sons baixos,
poucas placas luminosas, diminuição de fogos de artifícios.
Figura 4: Gráfico representando os resultados dos questionários.
Figura 5: Cartazes exemplificando poluição visual.
Figura 6: Cartazes exemplificando poluição visual.
TEMA: POLUIÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA
- COLÉGIO CECÍLIA MEIRELES
PIBIDIANOS:
Flávia Briti, Lilian Ciró, Barbara Diniz, Willian Ortega e Michelle Carrijo.
Conteúdos:
A
aplicação da atividade sobre o tema Poluição do Solo e da Água, ocorreu no 7º
ano matutino (contraturno) do Colégio Cecília Meireles, com duração de 1h e
total de 12 alunos.
Foram
abordados conceitos sobre Solo e Água. Sobre o primeiro, conceituamos sua
origem, composição, importância e fatores de degradação (enfatizando a
poluição). Sobre a Água, explicamos sobre os tipos, suas distribuições
no Planeta, importância e fatores que levam à poluição deste recurso natural.
Apresentamos os conceitos, fazendo um paralelo entre os dois recursos naturais
abordados, enfatizando a importância de se preservar os mesmos.
Objetivos:
Inserir
os Pibidianos no contexto escolar, visando a aquisição de experiências docentes
e contribuir para o conhecimento e conscientização dos alunos sobre a temática
Educação Ambiental.
Experiência:
Visando
elaborar uma aula dinâmica e atrativa, os Pibidianos prepararam recursos
alternativos para explicar os conceitos abordados. Estes, foram confeccionados
com materiais recicláveis e naturais, e eram utilizados como exemplos durante a
abordagem de determinados conceitos. O uso destes recursos tornou a aula mais
interessante, aproximando os alunos e professores, uma vez que vários
questionamentos surgiram por parte dos alunos, os quais demonstraram grande
interesse nos recursos alternativos. Através da confecção destes materiais, os
bolsistas reconheceram uma forma de aplicar eficazmente temáticas sobre a
Educação Ambiental.
Materiais:
Para
confecção dos recursos utilizamos 6 garrafas PET de 2L e 1 galão de 6L de PET, tesouras, corante vermelho,
copos de vidro, porções pequenas de areia, de terra, de pedra, de cascalho, de folhas de árvores e cerca de 3L de água.
Questionário:
1. Qual dos elementos abaixo é um poluidor da água e do solo?
1. Qual dos elementos abaixo é um poluidor da água e do solo?
a.
Agroquímicos;
b. Radiação;
c. Chuva;
d. Composteira.
2. Qual a importância do solo?
2. Qual a importância do solo?
a. Desenvolvimento de protozoários;
b. Descarte do lixo eletrônico e
hospitalar;
c.
Plantações de vegetais;
d. Descarte do lixo tóxico.
3. O que fazer para diminuir e prevenir a poluição da água e solo?
a. Descartar lixo nos rios, mares e lixões;
b. Tratar os resíduos domésticos e industriais;
c. Usar fertilizantes em excesso nas lavouras;
d. Não separar o material reciclável.
3. O que fazer para diminuir e prevenir a poluição da água e solo?
a. Descartar lixo nos rios, mares e lixões;
b. Tratar os resíduos domésticos e industriais;
c. Usar fertilizantes em excesso nas lavouras;
d. Não separar o material reciclável.
Figura 7: Gráfico representando os resultados dos questionários.
Figura 8: Pibidianos e alunos.
Figura 9: Aplicação da atividade.
Figura 10: Filtro representando as camadas do solo.
Figura 11: Garrafas contendo componentes do solo.
TEMA: LIXO HOSPITALAR – COLÉGIO
MAILON MEDEIROS
PIBIDIANOS:
Flavia Briti, Lilian Ciró, Barbara Diniz, Mayara Silva e Michelle Carrijo.
Conteúdos:
A aula aplicada no dia 15 de agosto de 2017,
no Colégio Estadual Professor Mailon Medeiros foi sobre o tema “Poluição
Hospitalar”, com duração de 50 minutos em uma turma de 8° ano. Estiveram presentes dez
alunos.
Dentro do tema, foram abordados os tipos de
resíduos hospitalares e sua classificação, a importância da destinação correta desses
resíduos e quem são os responsáveis pela coleta, separação, destino e
tratamento dos mesmos. Além de tratar também dos riscos que o descarte incorreto
pode trazer à saúde e ao meio ambiente. Tudo isso sendo explicado de forma oral
e expositiva, com todos os alunos bem próximos, e com uma prática em relação a
separação dos resíduos.
Objetivos:
A atividade tinha
como finalidade criar condições didático - pedagógicas para que os alunos
pudessem conhecer e compreender sobre o
que são os resíduos hospitalares, os tipos e a classificação. Elucidamos também a
importância do descarte correto, a coleta e a separação. Objetivamos ainda que o aluno tivesse ciência dos problemas causados pelo descarte incorreto, promovendo riscos à saúde e ao meio
ambiente.
Experiência:
Visando uma aula diferente, para que os alunos fujam
um pouco do cotidiano de aulas tradicionais, o grupo aplicou uma atividade
prática fora de sala. Foram feitas plaquinhas com o nome de cada grupo de
coleta de descarte e seus representantes físicos (reais ou feitos com qualquer
material, para exemplificar). No pátio da escola, os discentes sentaram-se em
meio círculo bem próximos aos Pibidianos no momento da explicação. Logo após,
foram formados dois grupos de alunos, na mesa da frente estavam dispostas as
caixas coloridas com o nome de cada grupo de descarte dos resíduos
hospitalares: grupo A (potencialmente infectantes), grupo B (químicos), grupo C
(rejeitos radioativos), grupo D (resíduos comuns) e grupo E (perfurocortantes). Ao fundo estavam os representantes de resíduos de cada um dos grupos. A
brincadeira funcionou como uma corrida, onde cada grupo tentava fazer o máximo
de acertos em menor tempo, pegando os resíduos do fundo do pátio e colocando cada qual na caixa de
descarte correta.
Materiais:
Para realizar a aula foram utilizadas
cinco caixas encapadas, cada uma de uma cor (representando os grupos A, B, C, D e
E) e materiais que representassem os resíduos hospitalares como: caixas, cartelas
ou frascos de remédios; um exame de raio-X; imagens de agulhas, lâminas e
bisturis; exemplos de seringas, sem agulhas; gases limpas ou com tinta para simular que estavam usadas.
1. 1. Qual
a procedência do lixo hospitalar?
a.
Proveniente
de galpões de festas;
b. Emitido
por estabelecimentos de saúde;
c.
Produzido
nas indústrias;
d.
É
proveniente das cerealistas.
2. 2. Qual
das alternativas abaixo apresenta resíduos hospitalares?
a. Agentes biológicos e fluídos corpóreos;
b. Reciclados e gases poluentes;
c. Lixo doméstico e poluição visual;
d. Resíduos orgânicos e poluição sonora.
a. Agentes biológicos e fluídos corpóreos;
b. Reciclados e gases poluentes;
c. Lixo doméstico e poluição visual;
d. Resíduos orgânicos e poluição sonora.
3. 3. Qual
o descarte correto para os medicamentos vencidos?
a.
Descarte no lixo comum e sua queima;
b.
Lagoas
e rios;
c.
Vaso
sanitário e pias;
d. Locais de coletas e incineração.
d. Locais de coletas e incineração.
Figura 12: Gráfico representando os resultados dos questionários.
Figura 13: Aplicação da prática.
Figura 14: Exposição dos conceitos.
TEMA:
RESÍDUOS DOMÉSTICOS – COLÉGIO MAILON MEDEIROS
PIBIDIANOS:
Flavia Briti, Lilian Ciró, Barbara Diniz, Mayara Silva e Michelle Carrijo.
Conteúdo:
A atividade foi realizada no dia 29 de setembro de 2017,
no Colégio Estadual Professor Mailon Medeiros, localizado próximo ao centro da
cidade. Direcionamos as atividades para o 7º ano, onde compareceram 19 alunos,
com duração de 50 minutos.
Abordamos a definição de resíduos domésticos, que seria
todo o resíduo criado dentro de nossas casas, ou seja, os recicláveis, embalagens
de produtos adquiridos principalmente em mercados ou resíduo orgânicos, restos
de alimentos cozidos e restos de vegetais, frutas ou legumes.
Comentamos sobre a política dos 3 r’s: REDUZIR, REUTILIZAR
E RECICLAR, que tem como principal
objetivo conscientizar a população sobre as formas de como diminuir a utilização dos resíduos recicláveis e reutilizar materiais recicláveis, que demorariam diversos anos para se decompor
na natureza. A ideia foi incutir a reciclagem de todo material que, de alguma forma, trará algum dano no
meio se descartado incorretamente.
Indicamos formas de coleta e separação dos resíduos e
informamos hora e data de coleta de recicláveis em cada bairro, além de
ensinarmos a fazer uma composteira de galão de água, de fácil acesso a todos, para destinar os resíduos orgânicos provenientes de cascas de frutas e legumes e
restos de vegetais.
E por fim, trabalhamos com as proporções sobre os danos que esses
materiais podem nos causar em contato com a natureza, e conscientizar que quase
tudo hoje em dia é fabricado a partir de materiais recicláveis. Sendo assim, queríamos deixar a mensagem de que tem o dever de reciclar, além de mostrar alternativas para o lixo orgânico, de modo que haja a diminuição dos resíduos mandados para aterros sanitários.
Objetivo:
O objetivo foi aplicar uma aula diferenciada onde as
práticas seriam a principal alternativa adotada, realizando demonstrações com
os materiais levados e procurando fazer questionamentos para uma atividade
dialogada entre os Pibidianos e os alunos.
Experiência:
Levamos os
alunos ao laboratório de Ciências, modificando o ambiente de sala de aula, a
partir das demonstrações dos materiais e os questionamentos. Deste modo, trouxemos o assunto
mais próximo dos alunos, além de utilizarmos a parte exterior do laboratório
para explicar sobre a composteira, como ela deveria ser utilizada.
Assim, aplicando uma dinâmica onde os alunos em grupos
competiriam entre si para ver quem conseguiria separar os materiais recicláveis
que apresentamos de maneira correta e em menor tempo. Obtivemos um feedback sobre a aula e vimos alguns poucos erros na hora da separação dos materiais.
Materiais:
Utilizamos 4 caixas de papelão encapadas com papel
colorido com as respectivas cores dos latões de reciclagem, sendo: AMARELO para
metal, VERMELHO para plástico, AZUL para papel e VERDE para o vidro. Levamos
todos os tipos de recicláveis, sendo: garrafas de vidro, papeis, embalagens de
plástico, latas de metais.
Utilizamos uma composteira fabricada a partir de dois
galões de 20 litros de água vencidos. Estes galões estavam cortados, de maneira que um deles, com a
base menor e outro com a base maior, tendo um encaixe onde cada material ficaria separado. Levamos resíduos orgânicos para demonstração de como utilizá-la. Utilizamos também o quadro de giz para pontuação de alguns fatores sobre a aula e
questionários prévios e posteriores para coleta de dados.
Questionário:
1.
Qual
o significado dos 3 Rs utilizados para a reciclagem do lixo doméstico?
a.
Revelar,
Reciclar e Raciocinar;
b.
Reutilizar,
Revelar e Radicalizar;
c. Reduzir,
Reciclar e Reutilizar;
d. Remediar, Reservar e Raciocinar.
2.
Qual das maneiras abaixo é um método para utilizar na
reciclagem dos resíduos domésticos?
a.
Incineração;
b. Centrifugação;
b. Centrifugação;
c. Refrigeração;
d. Compostagem.
3. O descarte de resíduos sólidos nos
lixões é errado, por quê?
a.
Favorece o aparecimento de doenças;
b.
Desenvolve comunidades na região;
c.
Facilita
a proliferação de borboletas;
d. Importante para a reciclagem.
d. Importante para a reciclagem.
Figura 15: Gráfico representando os resultados dos questionários.
Figura 16: Aplicação da atividade. |
Figura 17: Materiais utilizados para prática. |
TEMA: RESÍDUOS TECNOLÓGICOS E INDUSTRIAIS - COLÉGIO MAILON MEDEIROS
PIBIDIANOS:
Flavia Briti, Lilian Ciró, Barbara Diniz, Mayara Silva e Michelle Carrijo.
Conteúdos:
A
aula foi ministrada no Colégio Estadual Prof Mailon Medeiros, Ensino Fundamental,
localizado na cidade de Bandeirantes, Paraná. O foco deste semestre foi
embasado em Educação Ambiental, com o tema Resíduos Tecnológicos e Industriais,
ao qual apresentamos o melhor descarte, coleta, destino, e as consequências que
um despejo inadequado de materiais diversos acarreta para nós e a para o meio ambiente. Este tema foi apresentado aos
alunos do 8º ano, num total de 22 alunos, com duração de 50 minutos.
Iniciamos a atividade com
a apresentação dos Pibidianos e do projeto, com o intuito de exemplificar a
finalidade do PIBID. Em seguida, explanamos sobre os conteúdos propostos, dando ênfase aos problemas ambientais, conceituando suas características, e acima de tudo, conscientizando-os a respeito do tema, para que repassassem as demais
pessoas o que haviam aprendido em aula.
Objetivos:
Foi proporcionar aos
discentes o conhecimento acerca do assunto, a partir do que era apresentado e
criar condições didático-pedagógicas para que os alunos pudessem conhecer e
compreender sobre os fatores que levam à poluição por meio de resíduos
tecnológicos e industriais. Enfatizamos ainda sobre as medidas profiláticas que devem ser tomadas para amenizar os problemas e criar o senso de cidadão ecológico, fazendo com que
refletissem sobre a importância da atividade e suas inúmeras consequências.
Experiência:
Com a finalidade de abranger a todos que foram ensinados, os Pibidianos elaboraram uma atividade mais dinâmica e descontraída, para
despertar o interesse dos alunos e fugir do modelo de aula expositiva. Assim, aplicamos o jogo da "Batata quente", no intuito de realizarmos uma aula prática
divertida e que estimulasse a criatividade dos alunos nas respostas, e como um
feedback do que havia sido trabalhado. Realizamos o jogo com auxílio de uma batata,
utilizando o conhecimento que eles haviam adquirido durante a atividade. O
objetivo do jogo foi destacar a importância em se obter informações sobre o tema, que muitas vezes está longe da realidade dos cidadãos, bem como os métodos e
condutas que devem ser tomados em
relação a Educação Ambiental.
Materiais:
Foram
utilizados para a realização da atividade, 4 caixas de sapato encapadas com cores diferentes, objetos tecnológicos (celular,
bateria, pilha, etc.)
Para a atividade prática foi utilizada uma batata (vegetal).
Questionário:
1. São
exemplos de resíduos tecnológicos e industriais, respectivamente:
b.
Impressoras e borracha;
c. Seringas e CDs;
d. Garrafas pets e Medicamentos.
2.
Onde
se deve descartar os resíduos tecnológicos?
a. Lixo comum e orgânico;
b. Ambiente natural e lixões;
c. Rede de esgoto e saneamento;
d.
Empresas e cooperativas.
3.
Quais
são algumas das substâncias tóxicas presentes em celulares e computadores?
a. Água e Nitrogênio;
b. Chorume e Gás Carbônico;
c.
Chumbo e Mercúrio;
d. Potássio e Cálcio.
Figura 19: Atividade prática.
Figura 20: Execução batata quente.
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