sexta-feira, 17 de novembro de 2017

ATIVIDADES 2017 PIBID BIOLOGIA UENP/CLM - GRUPO 3

TEMA: POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – COLÉGIO CECÍLIA MEIRELES
PIBIDIANOS: Flávia Briti, Lilian Ciró, Barbara Diniz, Willian Ortega e Michelle Carrijo.

Conteúdos:
 A atividade sobre o tema Poluição Atmosférica, foi aplicada no Colégio Cecília Meireles, para alunos do 6º ano vespertino, para esta atividade compareceram 8 alunos. Foi explicado sobre os gases atmosféricos mais importantes para os seres vivos, gás oxigênio e gás carbônico, determinando suas concentrações e importâncias para os seres vivos (ex: respiração) e planeta em geral (ex: efeito estufa). Pontuamos as fontes de poluição atmosférica e seus impactos problemáticos para o meio ambiente e em nível de saúde para os seres vivos. Com isso conscientizamos os alunos sobre a importância de se preservar  a atmosfera contra potenciais poluidores.

 Objetivos:
 Conscientizar os alunos sobre a importância da atmosfera e gases presentes, enfatizando a necessidade de desenvolver atitudes que levem à diminuição da poluição. 

Experiência:
 A explicação dos conceitos ocorreu com o auxílio do equipamento multimídia, onde foram apresentadas imagens ilustrativas. Foram utilizados garrafas PET com porcentagens de água corada para explicar as proporções dos gases na atmosfera (oxigênio, gás carbônico e nitrogênio). Para “comprovar” a presença de gases na sala, realizamos uma prática onde colocamos rapidamente um copo com algodão colado no fundo em um balde com água, encostando o copo no fundo do balde. Ao retiramos o copo, o algodão estava seco, demostrando que havia gases, os quais evitaram que o algodão se molhasse. Essa prática foi muito interessante, uma vez que os alunos demonstraram animação e curiosidade diante da aplicação da mesma.

Materiais:
 Para confecção dos materiais explicativos foram utilizadas garrafas PET, corante, balde, copo plástico, algodão, fita e água.
  
Questionário:

1. O efeito estufa:
a. É o único causador das alterações ambientais;
b. É o aquecimento da água do mar;
c. Mantém a temperatura ideal para a vida no planeta;
d. Não é necessária para manter a temperatura do planeta.

2. Quais problemas de saúde são acarretados pela poluição atmosférica:
a. Respiratórios;
b. Renais;  
c.  Musculares;
d. Cardíacos.

3. Quais as consequências da poluição atmosférica:
a.  Desmatamento;
b. Desertificação;
c. Aquecimento global;
d. Queimadas. 

                     
Figura 1: Gráfico representando os resultados dos questionários.


Figura 2: Apresentação dos conceitos.


Figura 3: Pibidianos e alunos.

TEMA: POLUIÇÃO SONORA E VISUAL – COLÉGIO MAILON MEDEIROS

PIBIDIANOS: Flávia Briti, Lilian Ciró, Barbara Diniz, Willian Ortega e Michelle Carrijo.

Conteúdos:
A aula foi aplicada na escola Mailon Medeiros sobre o tema “Poluição sonora e visual”, para o 9º ano, com um total de 8 alunos, que durou cerca de 50 minutos. Iniciamos a aula falando sobre os tipos de poluições sonoras e visuais citando situações presentes em nosso cotidiano, bem como as formas que podem afetar a saúde e o meio ambiente. O enfoque também foi trabalhar as devidas formas de prevenção. O intuito do projeto PIBID é conscientizar os alunos de que devemos preservar a natureza que é um recurso esgotável.

Objetivos:
Os objetivos dessa atividade foram: fazer com que os alunos compreendessem os tipos de poluições sonoras e visuais, enfatizando os aspectos negativos e os relativos problemas de saúde humana e ao meio ambiente, trazendo as profilaxias e tratamentos adequados.

Experiência:
Como o intuito do projeto é proporcionar atividades diferenciadas para que o aluno vivencie novas experiências, foram realizadas práticas para que eles saíssem da rotina e para que houvesse melhor compreensão do tema abordado.
A atividade prática foi desenvolvida com a produção de cartazes sobre os tipos de poluição sonora, bem como foi utilizada a televisão laranja da escola. Pedimos aos alunos  participantes que formassem uma fila única e que andassem pelo corredor, observando as imagens e a presença dos “sons/ruídos” provenientes da televisão com o volume no máximo. Ao final do processo queríamos saber qual seria a reação dos alunos aos tipos de poluição sonora e visual que vivenciaram.

Materiais:
Para realização da prática foram utilizadas cartolinas coloridas com várias imagens recortadas de revistas e jornais sobrepostas afim de criar um aspecto visual “poluído” e foram baixados sons: pessoas conversando, britadeira, trânsito, som de floresta, som de avião decolando, som de cachoeira, som de natureza, para que os alunos os relacionassem com os diferentes tipos de poluição ou até mesmo com um ambiente não poluído.

 Questionário:

1. Quais os efeitos da poluição sonora na saúde?
a. Problemas de visão, cansaço, dor no corpo;
b. Agitação, alegria, aumento da concentração;
c. Dores de cabeça, surdez, estresse, perda da atenção e concentração;
d. Febre, tosse, agressividade, depressão.

2. Quais problemas da poluição visual na saúde:
a. Cansaço visual, cegueira, prejuízo ao meio ambiente, cansaço;
b. H1N1,Gripe, Dengue, chikungunya;
c. Aumento na concentração, prejuízo ao animais, prejuízo ao meio ambiente;
d. Conjuntivite, febre amarela e febre maculosa.

3. Como evitar as poluições sonoras e visuais?
a. Festas e carros de som, muitas propagandas luminosas;
b. Fogos de artifícios, aeroportos e trânsitos;
c. Sons baixos, poucas placas luminosas, diminuição de fogos de artifícios.

                 
Figura 4: Gráfico representando os resultados dos questionários.





Figura 5: Cartazes exemplificando poluição visual.


Figura 6: Cartazes exemplificando poluição visual.



TEMA: POLUIÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA  - COLÉGIO CECÍLIA MEIRELES
PIBIDIANOS: Flávia Briti, Lilian Ciró, Barbara Diniz, Willian Ortega e Michelle Carrijo.

Conteúdos:
A aplicação da atividade sobre o tema Poluição do Solo e da Água, ocorreu no 7º ano matutino (contraturno) do Colégio Cecília Meireles, com duração de 1h e total de 12 alunos.
Foram abordados conceitos sobre Solo e Água. Sobre o primeiro, conceituamos sua origem, composição, importância e fatores de degradação (enfatizando a poluição). Sobre a Água, explicamos sobre os tipos, suas distribuições no Planeta, importância e fatores que levam à poluição deste recurso natural. Apresentamos os conceitos, fazendo um paralelo entre os dois recursos naturais abordados, enfatizando a importância de se preservar os mesmos.
  
Objetivos:
Inserir os Pibidianos no contexto escolar, visando a aquisição de experiências docentes e contribuir para o conhecimento e conscientização dos alunos sobre a temática Educação Ambiental.

Experiência:
Visando elaborar uma aula dinâmica e atrativa, os Pibidianos prepararam recursos alternativos para explicar os conceitos abordados. Estes, foram confeccionados com materiais recicláveis e naturais, e eram utilizados como exemplos durante a abordagem de determinados conceitos. O uso destes recursos tornou a aula mais interessante, aproximando os alunos e professores, uma vez que vários questionamentos surgiram por parte dos alunos, os quais demonstraram grande interesse nos recursos alternativos. Através da confecção destes materiais, os bolsistas reconheceram uma forma de aplicar eficazmente temáticas sobre a Educação Ambiental.

Materiais:
Para confecção dos recursos utilizamos 6 garrafas PET de 2L e 1 galão de 6L de PET, tesouras, corante vermelho, copos de vidro, porções pequenas de areia, de terra, de pedra, de cascalho, de folhas de árvores e cerca de 3L de água.

Questionário: 

1.    Qual dos elementos abaixo é um poluidor da água e do solo?

      a.   Agroquímicos;
      b.   Radiação;
      c.   Chuva;
      d.   Composteira.

     2.    Qual a importância do solo?

     a.   Desenvolvimento de protozoários;
     b.   Descarte do lixo eletrônico e hospitalar;
     c.   Plantações de vegetais;
     d.   Descarte do lixo tóxico.

     3.    O que fazer para diminuir e prevenir a poluição da água e solo?
     
     a.   Descartar lixo nos rios, mares e lixões;
     b.   Tratar os resíduos domésticos e industriais;
     c.   Usar fertilizantes em excesso nas lavouras;
     d.   Não separar o material reciclável. 

               
Figura 7: Gráfico representando os resultados dos questionários.


Figura 8: Pibidianos e alunos.



Figura 9: Aplicação da atividade.

Figura 10: Filtro representando as camadas do solo.

Figura 11: Garrafas contendo componentes do solo.

TEMA: LIXO HOSPITALAR – COLÉGIO MAILON MEDEIROS
PIBIDIANOS: Flavia Briti, Lilian Ciró, Barbara Diniz, Mayara Silva e Michelle Carrijo.

Conteúdos:
A aula aplicada no dia 15 de agosto de 2017, no Colégio Estadual Professor Mailon Medeiros foi sobre o tema “Poluição Hospitalar”, com duração de 50 minutos em uma turma de 8° ano. Estiveram presentes dez alunos.
Dentro do tema, foram abordados os tipos de resíduos hospitalares e sua classificação, a importância da destinação correta desses resíduos e quem são os responsáveis pela coleta, separação, destino e tratamento dos mesmos. Além de tratar também dos riscos que o descarte incorreto pode trazer à saúde e ao meio ambiente. Tudo isso sendo explicado de forma oral e expositiva, com todos os alunos bem próximos, e com uma prática em relação a separação dos resíduos.       

Objetivos:
A atividade tinha como finalidade criar condições didático - pedagógicas para que os alunos pudessem conhecer e compreender sobre  o que são os resíduos hospitalares, os tipos e a classificação. Elucidamos também a importância do descarte correto, a coleta e a separação. Objetivamos ainda que o aluno tivesse ciência dos problemas causados pelo descarte incorreto, promovendo riscos à saúde e ao meio ambiente.

Experiência:
Visando uma aula diferente, para que os alunos fujam um pouco do cotidiano de aulas tradicionais, o grupo aplicou uma atividade prática fora de sala. Foram feitas plaquinhas com o nome de cada grupo de coleta de descarte e seus representantes físicos (reais ou feitos com qualquer material, para exemplificar). No pátio da escola, os discentes sentaram-se em meio círculo bem próximos aos Pibidianos no momento da explicação. Logo após, foram formados dois grupos de alunos, na mesa da frente estavam dispostas as caixas coloridas com o nome de cada grupo de descarte dos resíduos hospitalares: grupo A (potencialmente infectantes), grupo B (químicos), grupo C (rejeitos radioativos), grupo D (resíduos comuns) e grupo E (perfurocortantes). Ao fundo estavam os representantes de resíduos de cada um dos grupos. A brincadeira funcionou como uma corrida, onde cada grupo tentava fazer o máximo de acertos em menor tempo, pegando os resíduos do fundo  do pátio e colocando cada qual na caixa de descarte correta.
Materiais:
Para realizar a aula foram utilizadas cinco caixas encapadas, cada uma de uma cor (representando os grupos A, B, C, D e E) e materiais que representassem os resíduos hospitalares como: caixas, cartelas ou frascos de remédios; um exame de raio-X; imagens de agulhas, lâminas e bisturis; exemplos de seringas, sem agulhas; gases limpas ou com tinta para simular que estavam usadas.
 Questionário: 
1.             1. Qual a procedência do lixo hospitalar?

a.   Proveniente de galpões de festas;
b.   Emitido por estabelecimentos de saúde;
c.   Produzido nas indústrias;
d.   É proveniente das cerealistas.

2.            2. Qual das alternativas abaixo apresenta resíduos hospitalares?

         a.   Agentes biológicos e fluídos corpóreos;
         b.   Reciclados e gases poluentes;
         c.   Lixo doméstico e poluição visual;
         d.   Resíduos orgânicos e poluição sonora.

3.             3. Qual o descarte correto para os medicamentos vencidos?

a.   Descarte no lixo comum e sua queima;
b.   Lagoas e rios;
c.   Vaso sanitário e pias;
d.   Locais de coletas e incineração.

                
Figura 12: Gráfico representando os resultados dos questionários.


Figura 13: Aplicação da prática.


Figura 14: Exposição dos conceitos.

TEMA: RESÍDUOS DOMÉSTICOS – COLÉGIO MAILON MEDEIROS
PIBIDIANOS: Flavia Briti, Lilian Ciró, Barbara Diniz, Mayara Silva e Michelle Carrijo.

Conteúdo:
A atividade foi realizada no dia 29 de setembro de 2017, no Colégio Estadual Professor Mailon Medeiros, localizado próximo ao centro da cidade. Direcionamos as atividades para o 7º ano, onde compareceram 19 alunos, com duração de 50 minutos.
Abordamos a definição de resíduos domésticos, que seria todo o resíduo criado dentro de nossas casas, ou seja, os recicláveis, embalagens de produtos adquiridos principalmente em mercados ou resíduo orgânicos, restos de alimentos cozidos e restos de vegetais, frutas ou legumes.
Comentamos sobre a política dos 3 r’s: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR,  que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre as formas de como diminuir a  utilização dos resíduos recicláveis e reutilizar materiais recicláveis, que demorariam diversos anos para se decompor na natureza. A ideia foi incutir a reciclagem de todo material que, de alguma forma, trará algum dano no meio se descartado incorretamente.
Indicamos formas de coleta e separação dos resíduos e informamos hora e data de coleta de recicláveis em cada bairro, além de ensinarmos a fazer uma composteira de galão de água, de fácil acesso a todos, para destinar os resíduos orgânicos provenientes de cascas de frutas e legumes e restos de vegetais.
E por fim, trabalhamos com as proporções sobre os danos que esses materiais podem nos causar em contato com a natureza, e conscientizar que quase tudo hoje em dia é fabricado a partir de materiais recicláveis. Sendo assim, queríamos deixar a mensagem de que tem o dever de reciclar, além de mostrar alternativas para o lixo orgânico, de modo que haja a diminuição dos resíduos mandados para aterros sanitários.

Objetivo:
O objetivo foi aplicar uma aula diferenciada onde as práticas seriam a principal alternativa adotada, realizando demonstrações com os materiais levados e procurando fazer questionamentos para uma atividade dialogada entre os Pibidianos e os alunos.

Experiência:
Levamos os alunos ao laboratório de Ciências, modificando o ambiente de sala de aula, a partir das demonstrações dos materiais e os questionamentos. Deste modo, trouxemos o assunto mais próximo dos alunos, além de utilizarmos a parte exterior do laboratório para explicar sobre a composteira, como ela deveria ser utilizada.
Assim, aplicando uma dinâmica onde os alunos em grupos competiriam entre si para ver quem conseguiria separar os materiais recicláveis que apresentamos de maneira correta e em menor tempo. Obtivemos um feedback sobre a aula e vimos alguns poucos erros na hora da separação dos materiais.

Materiais:
Utilizamos 4 caixas de papelão encapadas com papel colorido com as respectivas cores dos latões de reciclagem, sendo: AMARELO para metal, VERMELHO para plástico, AZUL para papel e VERDE para o vidro. Levamos todos os tipos de recicláveis, sendo: garrafas de vidro, papeis, embalagens de plástico, latas de metais.
Utilizamos uma composteira fabricada a partir de dois galões de 20 litros de água vencidos. Estes galões estavam cortados, de maneira que um deles, com a base menor e outro com a base maior, tendo um encaixe onde cada material ficaria separado. Levamos resíduos orgânicos para demonstração de como utilizá-la. Utilizamos também o quadro de giz para pontuação de alguns fatores sobre a aula e questionários prévios e posteriores para coleta de dados.

 Questionário:

       1.    Qual o significado dos 3 Rs utilizados para a reciclagem do lixo doméstico?

a.   Revelar, Reciclar e Raciocinar;
b.   Reutilizar, Revelar e Radicalizar;
c.   Reduzir, Reciclar e Reutilizar;
d.   Remediar, Reservar e Raciocinar.

       2.    Qual das maneiras abaixo é um método para utilizar na reciclagem dos resíduos             domésticos?

a.   Incineração;
b.   Centrifugação;
 c.   Refrigeração;
 d.   Compostagem.

       3.    O descarte de resíduos sólidos nos lixões é errado, por quê?
a.   Favorece o aparecimento de doenças;
b.   Desenvolve comunidades na região;
c.   Facilita a proliferação de borboletas;
d.   Importante para a reciclagem. 

            
Figura 15: Gráfico representando os resultados dos questionários.


Figura 16: Aplicação da atividade.
Figura 17: Materiais utilizados para prática.



TEMA: RESÍDUOS TECNOLÓGICOS E INDUSTRIAIS  - COLÉGIO MAILON MEDEIROS
PIBIDIANOS: Flavia Briti, Lilian Ciró, Barbara Diniz, Mayara Silva e Michelle Carrijo.

Conteúdos:
 A aula foi ministrada no Colégio Estadual Prof Mailon Medeiros, Ensino Fundamental, localizado na cidade de Bandeirantes, Paraná. O foco deste semestre foi embasado em Educação Ambiental, com o tema Resíduos Tecnológicos e Industriais, ao qual apresentamos o melhor descarte, coleta, destino, e as consequências que um despejo inadequado de materiais diversos acarreta para nós e a para o meio ambiente. Este tema foi apresentado aos alunos do 8º ano, num total de 22 alunos, com duração de 50 minutos.
Iniciamos a atividade com a apresentação dos Pibidianos e do projeto, com o intuito de exemplificar a finalidade do PIBID. Em seguida, explanamos sobre os conteúdos propostos, dando ênfase aos problemas ambientais, conceituando suas características, e acima de tudo, conscientizando-os a respeito do tema, para que repassassem as demais pessoas o que haviam aprendido em aula.

Objetivos:         
 Foi proporcionar aos discentes o conhecimento acerca do assunto, a partir do que era apresentado e criar condições didático-pedagógicas para que os alunos pudessem conhecer e compreender sobre os fatores que levam à poluição por meio de resíduos tecnológicos e industriais. Enfatizamos ainda sobre as medidas profiláticas que devem ser tomadas para amenizar os problemas e criar o senso de cidadão ecológico, fazendo com que refletissem sobre a importância da atividade e suas inúmeras consequências.

Experiência:
Com a finalidade de abranger a todos que foram ensinados, os Pibidianos elaboraram uma atividade mais dinâmica e descontraída, para despertar o interesse dos alunos e fugir do modelo de aula expositiva. Assim, aplicamos o jogo da "Batata quente", no intuito de realizarmos uma aula prática divertida e que estimulasse a criatividade dos alunos nas respostas, e como um feedback do que havia sido trabalhado. Realizamos o jogo com auxílio de uma batata, utilizando o conhecimento que eles haviam adquirido durante a atividade. O objetivo do jogo foi destacar a importância em se obter informações sobre o tema, que muitas vezes está longe da realidade dos cidadãos, bem como os métodos e condutas que devem ser  tomados em relação a Educação Ambiental.

Materiais:
Foram utilizados para a realização da atividade, 4 caixas de sapato encapadas com cores diferentes, objetos tecnológicos (celular, bateria, pilha, etc.)
Para a atividade prática foi utilizada uma batata (vegetal).

Questionário: 
      1.    São exemplos de resíduos tecnológicos e industriais, respectivamente:

a.   Restos de Alimentos e Luvas;
b.   Impressoras e borracha;
c.   Seringas e CDs;
d.   Garrafas pets e Medicamentos.
    
       2.    Onde se deve descartar os resíduos tecnológicos?

a.   Lixo comum e orgânico;
b.   Ambiente natural e lixões;
c.   Rede de esgoto e saneamento;
d.   Empresas e cooperativas.

       3.    Quais são algumas das substâncias tóxicas presentes em celulares e computadores?

a.   Água e Nitrogênio;
b.   Chorume e Gás Carbônico;
c.   Chumbo e Mercúrio;
d.   Potássio e Cálcio.

         
                       Figura 12: Gráfico representando os resultados dos questionários.



Figura 19: Atividade prática.


Figura 20: Execução batata quente.

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