Tema: Poluição atmosférica
Por: Aline Garcia, Isabela Valim, Lucas
Nogueira, Natãny Paduan, Mathilde Mariquito.
Série: 7°
ano vespertino
Escola: Mailon
Medeiros
Conteúdo:
Foram
abordados nesse encontro o que é “Poluição atmosférica”, ressaltando os
problemas que ela causa para o homem e o meio ambiente, exemplificando as principais
fontes dessa poluição e como podemos minimizar seus efeitos. Muitos exemplos saíram da própria cidade dos
alunos, para uma melhor familiarização sobre o tema.
Objetivos:
O objetivo
desse encontro foi demostrar aos alunos os diversos problemas que a Poluição
atmosférica causa no homem e na natureza e consciêntizá-los, demostrando que
produzimos essa poluição e que podemos ajudar a minimizar ela.
Matérias utilizados:
Para
demostrar essa poluição, os pibidianos realizaram um experimento prático,
utilizando uma vasilha de vidro com água e leite, e com o auxílio de uma
lanterna dava para mostrar a poluição dentro da vasilha.
Experiências:
A palestra
começou com a prática para já despertar o interesse dos alunos e logo após
houve a explicação sobre o tema, sempre havendo diálogo com os alunos para um
melhor feedback.
Fotos da apresentação:
Questionário:
1) Como
chamamos a poluição desencadeada quando o volume de determinado som é superior
aqueles considerados normais. Analise as alternativas abaixo e marque o nome
desse tipo de poluição:
a) atmosférica.
b) ruidosa.
c) sonora.
d) visual.
2) O que
caracteriza a poluição visual?
a) A poluição visual é a favor ao bem estar das
populações, deixando a população bem informada.
b) É a poluição
caracterizada pela grande quantidade de propagandas que passam na televisão.
c) É o excesso de elementos
ligados à comunicação visual, dispostos em ambientes urbanos que causam danos
estéticos à paisagem.
d) É a poluição que podemos visualizar nas chaminés
das grandes usinas, como fumaça por exemplo.
3) A
poluição sonora e visual contribuem de forma negativa, produzindo problemas a
saúde humana. A seguir assinale os problemas que podem ser gerados pela
poluição sonora e visual respectivamente:
a) Neurose, perda gradativa
da audição e cansaço visual, transtorno psicológico.
b) Perda gradativa da audição e perda gradativa da
visão.
c) Perda gradativa da visão, cansaço visual e
insônia.
d) Neurose, perda total da visão e transtorno
psicológico.
Tema:
Poluição Visual e Sonora
Por: Aline Garcia, Isabela Valim, Lucas
Nogueira, Natãny Paduan, Mathilde Mariquito.
Série: 6°
ano vespertino
Escola: Cecília
Meireles
Conteúdo:
Os assuntos abordados durante o
encontro foram a definição, classificação e outras relevâncias sobre o tema “Poluição
Sonora e Visual” retratando os problemas causados pelo excesso de informações
bem como de ruídos. Esses tipos de poluições muitos vezes passam desapercebidas
por fazerem parte do cotidiano dos moradores das grandes cidades, entretanto,
causam danos ao ambiente e à saúde humana, afetando seriamente a qualidade de
vida.
Objetivos:
Os objetivos desse encontro foram
evidenciar os diferentes tipos de poluição sonora e visual, bem como esclarecer
os problemas causados pelos mesmos.
Como objetivo principal procurou-se
criar condições didáticas pedagógicas para possibilitar aos alunos o
entendimento, a compreensão e a importância dessas poluições no contexto do seu
dia a dia.
Materiais utilizados:
Para desenvolver a criatividade e
aumentar o interesse dos alunos, os pibidianos realizaram um experimento
prático para alcançar seus objetivos. Para esse encontro foi utilizado um
corredor feito com TNT e cartazes, acompanhado de músicas e uma maquete ao
final, a qual englobava todos os assuntos abordados durante a atividade.
Experiências:
Ao entrar na sala, os alunos já
passavam pelo corredor e eram orientados a observar tudo que conseguiam.
Primeiro passaram pelos ursos e as imagens dos cartazes, enquanto os pibidianos
faziam alguns barulhos a fim de os distraírem. Ao saírem do corredor, se
deparavam com uma mesa com os aparelhos celulares, caixa de som e notebook,
onde era explicado o conceito de poluição sonora. Para finalizar, sentaram-se
em roda e observaram a maquete.
Fotos da apresentação:
Questionário:
1) Como
chamamos a poluição desencadeada quando o volume de determinado som é superior
aqueles considerados normais. Analise as alternativas abaixo e marque o nome
desse tipo de poluição:
a) atmosférica.
b) ruidosa.
c) sonora.
d) visual.
2) O que
caracteriza a poluição visual?
a) A poluição visual é a favor ao bem estar das
populações, deixando a população bem informada.
b) É a poluição
caracterizada pela grande quantidade de propagandas que passam na televisão.
c) É o excesso de elementos
ligados à comunicação visual, dispostos em ambientes urbanos que causam danos
estéticos à paisagem.
d) É a poluição que podemos visualizar nas chaminés
das grandes usinas, como fumaça por exemplo.
3) A
poluição sonora e visual contribuem de forma negativa, produzindo problemas a
saúde humana. A seguir assinale os problemas que podem ser gerados pela
poluição sonora e visual respectivamente:
a) Neurose, perda gradativa
da audição e cansaço visual, transtorno psicológico.
b) Perda gradativa da audição e perda gradativa da
visão.
c) Perda gradativa da visão, cansaço visual e
insônia.
d) Neurose, perda total da visão e transtorno
psicológico.
Tema:
Poluição do Solo e da Água
Por: Aline
Garcia, Isabela Valim, Lucas Nogueira, Natãny Paduan, Mathilde Mariquito.
Série: 6°
ano vespertino
Escola: Cecília
Meireles
Conteúdo:
Sobre a poluição do solo e da água, abordamos a
questão de que mais de 70% dos rios brasileiros são contaminados, realidade
essa que pode ser notada no município e na região. Discutimos também a questão
da escassez da água, onde apenas 2,5% dos rios da Mata Atlântica possuem água
potável, e, a maioria se encontra na região das serras costeiras (lugar
impróprio para a mecanização da agricultura ou atividades de agropecuária
extensiva).
A poluição da água é um dos principais fatores que
atuam na elevada taxa de mortalidade de determinadas regiões do planeta. Isso
pelo fato de a água ser um elemento essencial para a vida humana, e onde a sua
qualidade é precária, nota-se também a precariedade na qualidade de vida dos
moradores do entorno.
O solo constitui a base para a nutrição das
plantas, seres vivos autótrofos que necessitam de determinados elementos
químicos para o seu desenvolvimento, e que, consequentemente, servem de
alimento para os consumidores primários, que podem ser diversos animais, e
também, nós, os humanos. Porém, os solos do nosso planeta não são tratados com
muita responsabilidade. Ano após ano são lançadas toneladas de herbicidas,
fungicidas, pesticidas, adubos químicos, resíduos industriais, domésticos,
eletrônicos, entre outros, continuamente nos solos, o que diminui a quantidade
de terras próprias para o cultivo, aumentando consequentemente, as taxas de desmatamento.
Portanto,
torna-se evidente a necessidade de repensar nossos atos perante a atual
situação do planeta, transformando a ideia de que não existe “jogar fora” em
nosso planeta, esse termo é equivocado, pois quando nos remetemos a “jogar
fora”, estamos nos remetendo a jogar algo para fora de nosso limite
territorial, ou da nossa casa, e não jogar fora do planeta, pare se decompor e
poluir outro lugar que não seja a Terra.
São diversas alternativas que podemos tomar para
reduzir nosso impacto sobre a qualidade da água e do solo, das quais podemos
listar: tratamento de resíduos domésticos e industriais; reciclagem; plantio de
árvores, redução do consumo de industrializados; prática da agricultura
orgânica; entre outras práticas.
Objetivos:
Os objetivos foram fazer os alunos compreender através dos experimentos, como ocorre o
processo da natureza frente à ação do homem na poluição da água e do solo, e
também, conscientizar quanto à mudança de hábitos e atitudes, a ação em favor
de soluções.
Materiais utilizados:
- Experimento I: Mudas florestais prontas
para plantar. Materiais para confecção: Garrafas pet, substrato (terra, húmus e
areia) e sementes.
- A muda na garrafa PET demonstra que não é
necessário utilizar produtos químicos para sua produção (produção orgânica), e
também, incentiva a reciclagem de garrafas PET.
- Experimento II: Copos descartáveis, uma
jarra de suco, água e detergente.
- A diluição da água ao longo do curso dos rios é
um mecanismo que pode ser entendido experimentalmente, dessa forma, o
experimento serve para esclarecer o mecanismo natural de maneira científica, ou
racional.
Experiências:
As experiências mais importantes dessa aula estão
relacionadas com a abordagem dos alunos perante o tema, tal que, podemos
evidenciar durante o decorrer da aula a forma como eles se colocavam quando nós
(ministrantes) perguntávamos em relação a poluição do solo e da água na cidade,
nos bairros, e eles começavam a contextualizar o tema, apontando os erros e
acertos no que se tratava destes tipos de poluição.
Dessa forma, essa aula nos demonstrou que os alunos
são capazes de identificar os problemas ambientais, um passo importante
principalmente para a mudança de atitude e consciência da população.
Questionário:
1 - Quais são as principais fontes
de contaminação do solo e da água?
a) O transporte de automóveis.
b) O lançamento de resíduos e esgoto.
c) O desmatamento e a chuva ácida.
d) O armazenamento de lixo reciclável.
2 - Marque a alternativa incorreta com relação
a evitar a poluição do solo.
a) Tratar os resíduos domésticos e industriais,
colocar o lixo no local correto e utilizar fertilizantes
naturais em hortas e jardins.
b) Utilizar materiais reciclados, preferir produtos
ecológicos sempre que possível e plantar
árvores.
c) Promover queimadas, retiradas de florestas, deixar
os resíduos domésticos a céu aberto e o uso controlado de agroquímicos.
d) Evitar o uso de químicos em
cultivo de plantas, utilizando pesticidas, herbicidas e fungicidas naturais.
3-Assinale a alternativa errada quanto à poluição
da água:
a) A água, além de poluída por dejetos industriais
e esgotos, pode também ser poluída pela agricultura.
b) A poluição da água com
substâncias não biodegradáveis pode perturbar todo o equilíbrio ecológico de
uma região.
c) A água pode ser contaminada
pelos naufrágios dos navios petroleiros causando derramamento de milhares de
toneladas de petróleo.
d) A água pode
ser poluída pelo excesso de publicidades, outdoors, placas e outros
espalhados nos ambientes urbanos.
Tema: Resíduos Hospitalares
Por: Aline Garcia, Isabela Valim, Lucas
Nogueira, Natãny Paduan, Mathilde Mariquito.
Série: 9°
ano contraturno
Escola: Mailon
Medeiros
Conteúdos:
A aula
ocorreu no Colégio Mailon Medeiros onde o tema abordado foi “Resíduos
Hospitalares” para o 9º ano. Neste dia havia apenas três alunos por causa de
uma tempestade forte um pouco antes da aula. Começamos definindo o conceito de
resíduos hospitalares, ensinamos como são classificados por grupos através de
exemplos, sempre focando na educação ambiental, deste modo, alertamos os alunos
sobre o perigo do descarte incorreto dos resíduos hospitalares,
conscientizando-os da importância do descarte correto para a saúde humana e
ambiental.
Objetivos:
Definir a
classificação dos grupos dos resíduos hospitalares, seus descartes corretos,
enfatizando a sua relação com o ambiente para que os alunos tenham uma melhor
compreensão do tema, podendo assim influenciar positivamente em suas atitudes.
Experiências:
Foi
realizada uma dinâmica com bexigas para que os alunos tivessem uma melhor
fixação do conteúdo abordado, dentro de cada bexiga cheia tinha uma pergunta em
um pedaço de papel relacionadas ao tema, os aluno escolhiam 3 bexigas para
estourarem da sua maneira, respondendo a pergunta, deste modo, pudemos perceber
uma interação de professor-aluno além da fixação do conteúdo.
Materiais utilizados:
Aparelho
multimídia, quadro de giz/giz e na realização da prática foram utilizados
bexigas, e papel sulfite.
Questionário:
1) O
que é resíduos hospitalares e onde encontra-se?
A) São resíduos que polui a atmosférica e encontram-se em indústrias de
alimentos e cosméticos.
B) São os
restos de remédios jogados em rios e encontram-se em farmácias, hospitais e mercados.
C) É os resíduos que são queimados e encontram-se em supermercados, lojas,
farmácias e necrotérios.
D) São resíduos que oferece alto teor de contaminação para o ser humano e
ao meio ambiente. Encontra-se em hospitais, clínicas e necrotérios.
2) Os resíduos hospitalares devem ser separados conforme um sistema de
classificação. Enumere as colunas de acordo com as definições.
1) Potencialmente infectantes
2) Químicos
3) Rejeitos radioativos
4) Resíduos comuns
5) Perfurocortantes
( 5 ) bisturis, agulhas e ampolas de vidro.
( 3 ) contém radioatividade em carga acima do padrão.
( 4 ) gesso, luvas, gazes e papeis.
( 2 ) remédios vencidos, reagentes para exames.
( 1 ) bolsas de sangue contaminado.
3) Quais
os problemas causado pelo descarte incorreto de resíduos hospitalares?
A) Não causa
problemas, apenas deixa o ambiente hospitalar limpo e agradável.
B)
Deixa as pessoas com gripe, tosse, diarreia e deixar o lugar sujo e poluído.
C) Causa contaminação do meio ambiente, além de
poder causar acidentes ao homem.
D)
Apenas prejudica os catadores de lixo, que podem se machucarem com injeções,
por exemplo.
TEMA: Resíduos Domésticos
Integrantes: Aline
Garcia, Isabela Valim, Lucas Nogueira, Natãny Paduan, Mathilde Mariquito.
Série: 7°
ano vespertino
Escola: Cecília
Meireles
Conteúdos:
A aula foi aplicada na escola Cecília Meireles para
os 13 alunos do
7º ano do período vespertino com duração de 50 minutos. Primeiramente abordamos
os conceitos básicos sobre os resíduos domésticos (definição, tipos de resíduos
e seus destinos). Após relembrarmos esses conceitos com os alunos, focamos nos
resíduos orgânicos onde a prática foi fazer junto aos alunos uma pequena
composteira domésticas. O conteúdo teórico desta prática foi a explicação da
definição, funcionamento, vantagens e cuidados com a composteira além do ciclo
da matéria orgânica para que os alunos compreendessem formas alternativas de
redução da poluição e reutilização do produto final, no caso o adubo.
Objetivos:
O objetivo desta aula foi possibilitar a
conscientização dos alunos frente a problematização da poluição de resíduos
domésticos, através de explicação dos tipos e destinos dos resíduos
domésticos inorgânicos e orgânicos e prática da composteira tornando-os
conscientes das suas atitudes perante a sociedade, preservando e respeitando o
meio ambiente.
Materiais utilizados:
Os materiais didáticos utilizados para o conteúdo
teórico foi o quadro de giz, para desenhar o ciclo da compostagem, para a
confecção da composteira foi necessário um garrafa pet de 5 litros cortados ao
meio, resíduos domésticos orgânicos de origem vegetal (ex: casca de ovo, cascas
de frutas e legumes, sementes, flores e frutos e restos de folhas etc.) e
restos de capina ou palhada, para cobrir o composto.
Experiências:
Um fato interessante desta aula, é que um aluno
fazia parte dos coletores de recicláveis de Bandeirantes – PR, o que tornou a
aula muito interessante e contextualizada com uma problemática local.
Questionário
Assinale as alternativas CORRETAS
1) Quais
são os tipos de materiais que podem ser reciclados?
A. Metal, filtro de cigarros e fraldas.
B. Vidro, baterias de celulares e esponjas de aço.
C. Plástico,
papel, metal e vidro.
D. Papel, filmes de fotografia e guardanapos.
2) Quais são os
resíduos que podem ser utilizados na composteira?
A. Casca de ovo, frutos e legumes,
capim e folhas.
B. Casca de frutas, papelão, esponjas e folhas.
C. Casca de legumes, frutas, plásticos e folhas.
D. Casca de ovo, vidro, papel higiênico e folhas.
3) Qual
é a importância de reciclar os resíduos?
A. Preserva o meio ambiente e
contribui para a diminuição da poluição do solo, da água e do ar.
B. Preserva
o meio ambiente e contribui para o aumento da poluição do solo, da água e do
ar.
C. Preserva
o meio ambiente, mas não contribui para a diminuição da poluição do solo, da água
e do ar.
D. Não
Preserva o meio ambiente e contribui para a diminuição da poluição do solo, da
água e do ar.
TEMA: Resíduos Industriais e Tecnológicos
Por: Aline
Garcia, Isabela Valim, Lucas Nogueira, Natãny Paduan, Mathilde Mariquito.
Série: 9°
ano vespertino
Escola: Cecília
Meireles
Conteúdos:
A aula foi realizada na escola Cecília Meireles
sobre os temas “Resíduos Industriais e Tecnológicos” para o 9º ano com o total
de vinte e seis alunos, que durou cerca de 50 minutos. Iniciamos a aula
definindo os conceitos básicos de resíduos e a diferença entre eles, além
disso, abordamos os elementos químicos da tabela periódica para que eles
refletissem quais deles poderiam ser prejudiciais ao ambiente e a saúde dos
seres vivos.
Objetivos:
Os objetivos dessa atividade foram
apresentar os conceitos de resíduos Industriais e Tecnológicos, suas
classificações de acordo com cada critério e quais riscos eles oferecem para o
meio ambiente e aos seres vivos, concluindo com o seu descartado correto.
Experiências:
Realizamos com os alunos uma dinâmica com o
objetivo de fixar o conteúdo e interagir todo o grupo. A dinâmica foi à
seguinte: separamos a sala em dois grupos, onde os Pibidianos fizeram perguntas
relacionadas ao conteúdo aplicado, quando a pergunta era feita para o grupo,
qualquer aluno podia responder levantando sua mão, se o aluno acertasse ganhava
um pirulito como recompensa e não respondia mais, no fim todos ganharam um
pirulito. Com a dinâmica conseguimos promover o interesse
dos alunos e a compreensão sobre o assunto.
Materiais utilizados:
Na realização da aula foram utilizados os seguintes
materiais: quadro de giz/giz, aparelho multimídia. Na
realização da prática utilizamos apenas papel sulfite para a realização das
perguntas.
Fotos da apresentação:
Questionário
1-As
pilhas, baterias e são consideradas resíduos perigosos, pois liberam elementos
tóxicos que podem prejudicar o meio ambiente e saúde das pessoas. Por essa
razão, qual o destino correto para eles?
a) Lixo de casa
b) Pontos de coletas
c) No quintal
d) Na privada
2- Os materiais obtidos da reciclagem dos computadores e outros
equipamentos (fios de cobre, metais, vidro etc.) viram matéria prima para novos
usos pela indústria. O vidro dos monitores, por exemplo, pode virar:
a) Piso
b) Mesa
c) Sacola
d) Tênis
3-Abaixo estão os tipos de resíduos mais comuns
descartados pelas indústrias, dentre eles, qual demora mais tempo para se
decompor, podendo assim prejudicar mais a natureza e os seres vivos?
a) Metais
b) Plástico
c) Resíduos Oleosos
d) Vidro
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