terça-feira, 9 de agosto de 2016

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR MAILON MEDEIROS - 2016


ÁGUA
Por:
Yawor, Evelyn e Juliana.

Conteúdos:
Foi desenvolvido no dia 24 de maio de 2016, o primeiro encontro com atividade expositiva, contendo uma dinâmica, com o intuito da interação entre os alunos e os professores. O material metodológico foi sendo estudado, desde quando houve o tema pautado (Bacia hidrográficas), que iria ser trabalhado ao decorrer do ano com seus subtemas.
A atividade teve início com uma dinâmica com a proposta de conhecer cada indivíduo que ali estava presente, por ser uma sala mista, de alunos com idades diferentes (ano escolar), foi então feito um círculo onde descreviam sobre suas características, seu nome, idade, entre outros, com auxílio de um rolo de barbante (teia do envolvimento). Após isso, os questionários foram aplicados para avaliarmos o conhecimento prévio do aluno sobre o tema que será trabalhado.
As atividades foram apresentadas e explicadas com o auxílio do quadro de giz e equipamento de multimídias. O tema dessa atividade foi “Água”, sendo abordados os conteúdos: conceituar água pura, potável e destilada; caracterizar a água em seus diferentes estados físicos e químicos; explorar os fenômenos que formam o ciclo; demonstrar a importância da água para os seres vivos; mostrar a distribuição da água no planeta, para isso utilizamos informações e dados que foram pesquisados para o desenvolvimento da atividade, questionamento e trocas de informações interagindo com os alunos. Logo após foi aplicado um quebra-cabeça sobre o ciclo da água, como atividade prática do conteúdo da aula. Por fim, aplicamos o questionário posterior, contendo as mesmas perguntas do questionário prévio, para fazer uma análise e obter resultados do rendimento dos alunos.

Objetivos:
Os objetivos do encontro se basearam em possibilitar aos alunos o entendimento, compreensão, e a importância dos conceitos básicos da água, focando os princípios de conscientização e introduzindo itens relevantes para os próximos encontros.

Experiência:

Para abordar os conteúdos de forma mais eficaz e otimizar o tempo de aula expositiva dialogada, os Pibidianos utilização, além de uma dinâmica de apresentação entre os alunos participantes e os docentes, atividades práticas, que foram dirigidas durante a aula. Esta atividade lúdica ofereceu aos alunos uma aula mais dinâmica e interativa, onde foi possível observar, de acordo com as respostas dos questionários, que se obteve um resultado satisfatório.

QUESTIONÁRIO:

1) O fato da água estar transparente e não ter cheiro, significa necessariamente que ela é potável?
a) Sim, pois esta não aparenta outras substâncias visíveis.
b) Sim, pois a água potável é inodora e incolor.
c) Não, pois a água pode estar imprópria para consumo humano.
d) Não, porque o cheiro e a cor influenciam.

2) A figura a baixo mostra o ciclo da água, complete:


1-A água EVAPORA para chegar até as nuvens.
2-CHUVA, NEVE E GRANIZO são formas de precipitação da água.
3-As plantas fazem TRANSPIRAÇÃO para que ocorra chuva.
4-O calor do Sol faz a água dos OCEANOS, RIOS E LAGOS evaporar.

3) De que forma a água do corpo das plantas passa para a atmosfera?
a) Na forma de floco de neve.
b) Na forma liquida.
c) Na forma de vapor.
d) Não passa para atmosfera.













VISITA UENP

Por: Ana Beatriz Motta, Evelyn Custódio, Flávia Briti, Isabela Giafferi, Juliana Bitencourt, Juliana Pareja, Layanne Francielle Oliveira, Lilian Ciro, Lorena Zanatta, Maria Helena Bruno, Yawor Peterman. 


Conteúdos: 

Os conteúdos ministrados abrangeram o uso e tratamento da água de forma teórica nas escolas, assime com isso foi desenvolvido uma aula prática para demonstrar como são feitas as análises da água, quais microrganismos que podem ser encontrados na água. Depois disso, diferenciar e conceituar água potável e não potável, mostrando para eles diversas ocasiões que a água pode se encontrar visualmente limpa, mas que estará contaminada. 
Modos corretos de se reutilizar a água da chuva, como a cisterna que foi explicada o seu principal objetivo de armazenar a água da chuva no modo de economizar água potável e mostrar para eles como é uma cisterna com a visita na UENP. 
Os tipos de doenças transmissíveis pela água, que pode prejudicar a vida das espécies onde mostrou para os alunos em placa de petri fungos e bactérias em desenvolvimentos que são encontradas nas águas.  

Objetivos: 

Os objetivos do encontro se basearam em possibilitar aos alunos o entendimento, compreensão, e a importância da análise da água, os conceitos que envolvem o tema e maneiras de economizar essa água com possibilidades acessíveis.  

Experiência:  

Esta atividade lúdica ofereceu aos alunos uma aula mais dinâmica e interativa, onde foi possível observar, o que pode ocorrer com uma água não tratada, quais microrganismos podem conter e possibilidades de utilização da água da chuva. 















CHUVAS E VENTOS
Por:
Lilian, Isabella, Layanne

Conteúdos:

O segundo encontro ocorreu no dia 31/05, e os conteúdos ministrados abrangeram o tema chuva e ventos, onde os pibidianos buscaram ensinar aos alunos a definição de chuva e como está ocorre, recapitulando desta formar o ciclo da água qual é de suma importância para entender tais fenômenos. Foi abordado também a melhor forma de captar e reaproveitar a água da chuva, demostrando materiais e métodos para confeccionar um reservatório conhecido como cisterna, na qual se utilizaria matérias recicláveis como galão de plástico, canos de pvc, com intuito de captar e armazenar essa agua podendo reaproveitar para lavagem de quintal, carros, irrigação entre outros. Os pibidianos exemplificaram também porque não pode ser utilizar água da chuva para beber e cozinhar, pois esta precisa ser tratada por conter microrganismos prejudiciais à saúde humana, como demostrando em pratica dentro da universidade. As etapas de tratamento apresentadas em sala de aula foram captação, floculação, decantação, filtração, desinfecção e distribuição.
            Neste atividade foi trabalhado o processo de formação das nuvens que dependem da temperatura e da altura onde a nuvem se localiza, quanto maior a altura, menor é a temperatura. Visando todos os conteúdos já lecionados anexamos como forma de conscientização como a chuva chega até o lado sul do país, através do fenômeno dos rios voadores, que são definidos pelo trajeto das nuvens que saem do oceano atlântico carregadas e são levadas pelos ventos alísios e chega até a mata atlântica, onde se precipita e evapora novamente, a água  é levada para as cordilheiras precipitando-se também no leste destas e fazendo a curva vindo em direção ao centro-oeste, sul e sudeste do país.

Objetivos:
Os objetivos do encontro se basearam em possibilitar aos alunos o entendimento, compreensão, e a importância dos conceitos sobre águas pluviais e suas especificidades.


Experiência:

Para abordar os conteúdos de forma mais eficaz e otimizar o tempo de aula expositiva dialogada, os Pibidianos utilizaram de vídeos didáticos na explicação da cisterna e seus componentes e sobre os rios voadores como ocorre a dinâmica de chegada de agua até o sul do país, além de imagens expositivas, caça-palavras contendo o conteúdo da aula afim de fixar os termos mais importantes.
Foram entregados questionários pré e pós aula para levantamento de dados sobre o que os alunos aprenderam sobre o assunto, tivemos uma grande quantidade de erros no questionário e uma maior número de acertos no pós isso demostra o tanto de conteúdo aprendido.
Esta atividade lúdica ofereceu aos alunos uma aula mais dinâmica e interativa, onde foi possível observar, de acordo com as respostas dos questionários, que se obteve um resultado satisfatório.

QUESTIONÁRIO

  ÁGUAS PLUVIAIS

    1 )    A água da chuva pode ser reaproveitada de diversas maneiras. Porém não deve ser       utilizada para:
    a)    Descargas de vasos sanitários e lavagem de pisos.
          b)    Beber e cozinhar. 
         c)     Lavar carros e irrigar plantas.
         d)  Lavagem de máquinas industriais e construção civil.


2)    Os rios voadores são conhecidos por:
a)    Transportar nuvens carregadas com água para o centro-oeste, sudeste e sul do país
b)    Transportar neve em forma de nuvem para o centro-oeste, sudeste e sul do país.
c)    Transportar ventos fortes a cima de nós para o centro-oeste, sudeste e sul do país.
d)    Não transportar água em forma de vapor para o centro-oeste, sudeste e sul do país.


3)    A cisterna é utilizada principalmente para:
a)    Levar água da chuva para bueiros.
b)    Armazenar água da chuva para reuso.
c)    Levar água da chuva direto para enxurradas.
d)    Armazenar água da chuva para jogar fora.









SOLOS E RELEVOS
Por:
Flávia Briti, Lorena Zanatta.

Conteúdos:

O terceiro encontro ocorreu no dia 07/06, e os conteúdos desta aula abrangeram o tipos de: solos, relevos, intemperismo e o conceito de mata ciliar. O primeiro assunto abordado foram os tipos de solos, onde os pibidianos buscaram enfatizar quais características diferem um solo do outro, analisando a cor, textura, e porosidade destes. Foram apresentados 4 tipos de solos: humoso, calcário, argiloso e arenoso.
 Dando sequência, pra explicar o processo de formação dos solos, foi trabalhado o intemperismo, que nada mais é do que conjunto de processos mecânicos, químicos e biológicos que ocasionam a desintegração e a decomposição das rochas, ocasionando assim a diferenciação dos tipos de solos.
Outro tema abordado foram os tipos de relevo os quais são: planície, planalto, montanhas e depressões, que se distinguem por suas diferentes altitudes, onde planície possui altitude 0, ou seja, ao nível do mar, os planalto possui altitude acima do nível do mar, por exemplo. O próximo tema abordado foi sobre matas ciliares, as quais são vegetações que cercam rios, lagos, represas, nascentes, etc, cuja legislação prevê que sejam área de preservação.


Objetivos:
            Apresentar quais os principais tipos de solos, sua disposição, permeabilidade, e os processos que causam modificações nestes, assim como os principais tipos de relevos no Brasil, com ênfase no estado do paraná, além de conceituar mata ciliar e explicar sua importância.

Experiência:

Para abordar os conteúdos de forma mais eficaz e otimizar o tempo de aula expositiva dialogada, os Pibidianos responsáveis pela atividade, além de usar imagens didáticas e de fácil compreensão, disponibilizaram os conceitos mais importantes para os alunos, a fim de fixar os temas mais importantes. Após a exposição da aula, foi realizado um “Tour” com os alunos nas dependências do colégio Mailon Medeiros, o que possibilitou observar e identificar quais tipos de relevos e qual tipo de solo se encontravam no ambiente em questão, exemplificando de fora simples e didática os conteúdos, a fim de fixar melhor todos os conceitos aplicados em sala de aula.
Esta atividade lúdica ofereceu aos alunos uma aula mais dinâmica e interativa, onde foi possível observar, de acordo com as respostas dos questionários, que se obteve um resultado satisfatório.

QUESTIONÁRIO:

1) Matas ciliares são:
a) Áreas para cultivo de agricultura com fins econômicos.
b) Áreas protegidas, que ficam às margens de rios e lagos.
c) Áreas de propriedade rural reservadas para o turismo.
d) Áreas próximas à cidade reservadas para cultivar frutas.

2) Quais são os diferentes tipos de relevo
a) Planície, montanha, depressão e planalto.
b) Planícies, praia, lagoas e planaltos.
c) Montanha, rios, ventos e depressão
d) Depressões, montanhas, lagos e praia.

3) Relacione cada solo a suas características:
(1) Solo humoso
(2) Solo arenoso
(3) Solo calcário
(4) Solo argiloso
(3) É formado por partículas de rochas. É um solo seco e esquenta muito ao receber os raios solares. Inadequado para a agricultura.
(2) Possui consistência granulosa como a areia. Muito presente na região nordeste do Brasil, sendo permeável à água. É pobre em nutrientes.
(1) É bastante fértil, pois contém grande concentração de material orgânico em decomposição. É adequado para a agricultura.
(4) Possuí consistência fina e é impermeável a água. Este tipo de solo é bom para a prática da agricultura, principalmente para a cultura de café.

Assinale a alternativa que contem a ordem correta:
a) Humoso, Arenoso, Calcário e Argiloso.
b) Arenoso, Humoso, Argiloso e Calcário.
c) Calcário, Arenoso, Humoso e Argiloso.
d) Argiloso, Calcário, Arenoso e Humoso.











BACIAS HIDROGRÁFICAS

Por:
Maria Helena e Ana Beatriz.

Conteúdos:
Antes de começar as atividades foi aplicado um questionário prévio, para saber o conhecimento dos alunos sobre o assunto.
No início das atividades foi explicado os conceitos de redes e bacias hidrográficas, e consequentemente expondo seus subtemas: principais microbacias do município de Bandeirantes-PR; gestão de bacias hidrográficas; problemas que afetam os recursos hídricos.
As atividades foram apresentadas e explicadas com o auxílio do quadro de giz, equipamento de multimídias e cartazes feitos pelos pibidianos. Logo após a explicação dos conteúdos foi realizado uma dinâmica para melhor entendimento dos alunos, pois o conteúdo era complexo, na realização da dinâmica houve a participação de todos os alunos e pibidianos, onde foi montada uma rede hidrográfica com os participantes. Também foi realizado uma dinâmica com uma folha de couve, onde a vascularização da folha representava os componentes da rede hidrográfica.
E por fim, foi aplicado um questionário posterior contendo as mesmas questões do questionário prévio.

Objetivos:

O conteúdo visa a definição de redes e bacias hidrográficas, destacando as principais microbacias do munícipio de Bandeirantes-PR.

Experiência:

Para abordar os conteúdos de forma mais eficaz e otimizar o tempo de aula expositiva dialogada, os Pibidianos utilização, além de uma dinâmica de apresentação entre os alunos participantes e os docentes, atividades práticas, que foram dirigidas durante a aula. Esta atividade lúdica ofereceu aos alunos uma aula mais dinâmica e interativa, onde foi possível observar, de acordo com as respostas dos questionários, que se obteve um resultado satisfatório.


QUESTIONÁRIO:

1) Qual das alternativas abaixo é a maior bacia hidrográfica do mundo?
a) Bacia hidrográfica do Paraná.
b) Bacia hidrográfica do São Francisco.
c) Bacia hidrográfica do Paraguai.
d) Bacia hidrográfica Amazônica.

2) Qual o conceito de Rede Hidrográfica?
a) É o processo através do qual a água que um corpo possui é eliminada, motivada pelo aumento da temperatura.
b) É o nome do movimento permanente da água na Terra e subsolo sob a forma de vapor de água, água no estado líquido e gelo.
c) É o nome que se dá ao conjunto formado pelo rio principal, e por todos os seus afluentes e subafluentes.
d) É o nome que corresponde à saída de água numa dada área através de bombeamento ou da gravidade.

3) Quais impactos ambientais que afetam as bacias hidrográficas são causados pelo homem?
a) Desabamento de terras, queimadas, maremotos e tornados.
b) Mineração, desmatamento, contaminação do solo e queimadas.
c) Inundações, mineração, erupções vulcânicas, e terremotos.
d) Contaminação do solo, furacões, terremotos, e maremotos.






ENCERRAMENTO

Por: Ana Beatriz Motta, Evelyn Custódio, Flávia Briti, Isabela Giafferi, Juliana Bitencourt, Juliana Pareja, Layanne Francielle Oliveira, Lilian Ciro, Lorena Zanatta, Maria Helena Bruno, Yawor Peterman. 


A preparação das atividades de encerramento do Projeto PIBID são voltadas para atividades mais interativas, para que haja maior envolvimento entre os alunos das diferentes escolas juntamente com os professores. 
Foram realizadas quatro gincanas com os alunos: “corrida tripé”, “caça – palavras”, “corrida d'água” e “torta na cara”, a fim de obter maior fixação dos conteúdos transmitidos aos alunos no decorrer do projeto. Durante o desenvolvimento das atividades, foi possível observar que além de proporcionar interação entre os alunos, faz com que eles consigam responder as questões relacionadas aos conteúdos ministrados em sala de aula com clareza e, consequentemente passam a adquirir conhecimentos de uma forma mais didática e interativa. 

Objetivos: 

Os objetivos das gincanas na atividade de encerramento do projeto PIBID, são baseadas na possibilidade de proporcionar aos alunos o entendimento, compreensão e a importância dos conceitos que foram abordados em sala de aula. Introduzindo junto às atividades os conteúdos mais relevantes, para que eles possam relembrar as informações sobre os assuntos e assim adquirir mais conhecimento e aprendizagem. 

Experiência:

As atividades interativas como as gincanas de encerramento, oferecem maior integração e interação entre os alunos e professores. Além de proporcionar conhecimento, pois são baseadas nos conteúdos ministrados pelos pibidianos no decorrer do projeto. 
Portanto, foi possível observar grande participação dos alunos nas gincanas, os quais se mostraram interessados em desenvolvê-las. Vale ressaltar também, que essas atividades mais lúdicas tornam o ensinamento e a aprendizagem mais fácil, respondendo aos objetivos principais do projeto e proporcionando um resultado satisfatório. 











terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

ESCOLA ESTADUAL CECÍLIA MEIRELES - 2015


Atividade 1 – Limpeza urbana, uso e ocupação do solo
Foi desenvolvido no dia 06 de outubro de 2015, o primeiro encontro com aula expositiva, dinâmica e contendo um teatro, com o intuito da interação entre os alunos e os professores. O material metodológico foi sendo estudado, desde quando houve o tema pautado (Limpeza Urbana e Uso e Ocupação do Solo), que iria ser trabalhado ao decorrer do ano.
Buscamos informações alternativas tais como: Dados da prefeitura para obter o histórico da cidade de Bandeirantes- PR,  para o desenvolvimento de um teatro que seria a forma de explicar para os alunos o desenvolvimento da cidade; Cartilha com leis que desrespeitavam a limpeza urbana, como por exemplo: quem era responsável pela limpeza da cidade, os terrenos baldios, queimada...entre outros aspectos; Sites também foram alvos de pesquisas, para relatar dados de quanto consumidos e produzimos no coletivo e no individual no mundo e no Brasil, aspectos econômicos, social, políticos e de bem estar; Livros didáticos de Ciências do ensino fundamental, também foram utilizados.
A aula teve início com uma gincana com a proposta de conhecer cada indivíduo que ali estava presente, por serem uma sala mista, de alunos com idades diferentes (ano escolar), foi então feito um círculo onde descrevia sobre suas características, seu nome, idade, etc, com auxílio de uma caixa de fósforo. Após isso, os questionários foram aplicados para avaliarmos o conhecimento prévio do aluno sobre o tema que será trabalhado.
Realizamos o teatro, contando a origem e até os dias de hoje sobre a cidade de Bandeirantes e a evolução da Escola Cecilia Meireles, foi um método diferente para melhor compreensão dos alunos. Os materiais que utilizamos para a confecção do cenário da peça, assim como as vestimentas dos personagens, foi com ajuda de papelão, retalho de tecido, garrafa pet, entre outros.  As atividades foram apresentadas e explicadas com o auxílio do quadro de giz, com informações e dados que foram pesquisados, questionamento e trocas de informações interagindo com os alunos. Por fim, aplicamos novamente o questionário posterior, contendo as mesmas perguntas do questionário prévio, para fazer uma análise e obter resultados do rendimento dos alunos.


Imagem 1: Execução da primeira atividade do PIBID na escola.


Imagem 2: Pibidianos, professoras supervisoras e aluno.
Imagem 3: Mural de informações PIBID.

Atividade 2 – Doenças
O segundo tema abrangeu limpeza urbana, contendo uma introdução ao tema como: tipos de limpeza urbana e eu e o ambiente, focando em uma orientação social de sustentabilidade e civilização, além de correlacionar que esses tópicos levam as consequências do destino incorretos dos resíduos sólidos.
O preparo e aplicação das atividades foi feito com auxílio de livros didáticos de Ciências Biológicas e como uso do quadro-negro para exposição de dados significativos retirado do IBGE (Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística).
O encontro também tratou do tema de uso e ocupação do solo, com informações sobre linguagem cartográfica , conhecimento do espaço geográfico e as consequências de uma urbanização inadequada , apresentando assim as vias de proliferação de animais vetores de doença por falta de saneamento básico, dentre os inúmeros animais foi exposto aos alunos o escorpião amarelo, espécie Tityus serrulatus, que foi doado pela vigilância sanitária de Bandeirantes – PR.
Esta atividade teve como prática a apresentação de fantoches com os desenhos de cada vetor de doença falado em aula, visando a melhor compreensão dos alunos, além de absorverem mais o que foi explicado.
Assim como nas demais atividades, utilizamos como forma de avaliação os questionários prévios e posteriores, onde após a aplicação dos dois, analisamos o desempenho da turma diante da aula aplicada.



Atividade 3 – tratamento e disposição final

Abordamos o assunto da atividade utilizando uma dinâmica interativa sobre Coleta seletiva, onde os alunos separavam os materiais disponíveis de acordo com o conhecimento prévio e posterior à atividade, onde abordamos sobre coleta seletiva, sustentabilidade e disposição final, sabendo que:

Coleta seletiva é o processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos sólidos descartados e que ainda podem ser utilizados para a produção de novos materiais. Desta forma, o “lixo” que pode ser reciclado é separado do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos), onde Este último é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos, como citamos na parte de disposição final.

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres, sem comprometer o futuro das próximas gerações, estando, assim, diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material de forma que não agrida o meio ambiente.

Na atividade sobre disposição final trabalhamos o conceito de incineração, lixão a céu aberto e aterro sanitário, mostrando as consequências de cada um e seus respectivos gastos.


Objetivos:
Este encontro teve como objetivo passar aos alunos o conhecimento sobre como reciclar os materiais que recolhem em casa e quais as vantagens de praticar essa atividade, além de educarmos a serem cada vez mais sustentáveis e também gerar um pensamento crítico quanto aos destinos do lixo, relacionando os temas com a parte de incineração, lixão e aterro sanitário.

Prática:
Para uma maior interação dos alunos optamos pela dinâmica da separação do lixo. Foram escolhidos cinco alunos pelos pibidianos para realizar a separação dos materiais recicláveis, após o conteúdo de Coleta seletiva ser ministrado.

Materiais:
Para confecção dos lixos, foi utilizado lata de papelão encapada em EVA. Os “lixos” foram levados pelos pibidianos, onde tínhamos garrafas pet, garrafas de vidro, latinhas, papéis e rolos de papel higiênicos.

Aplicação:
Antes de iniciar-se a dinâmica, os materiais foram espalhados no chão da sala de aula, junto às latas de coleta seletiva. Então, os alunos foram escolhidos e interagiram entre si para realizar a atividade dinâmica (imagem 1).



Imagem 1


Pibidiano Luan Vitor abordando questões sobre sustentabilidade.


Pibidianos, professoras supervisoras e alunos.
BLOG PIBID – ATIVIDADES MAILON MEDEIROS 2015

Limpeza Urbana
Por:
Lorena, Hellen, Heloísa e Larissa.
Conteúdos:
Os conteudos ministrados no primeiro encontro abrangeram a definição e a importancia da limpeza urbana , a problematização da ausencia desta e a atribuição do poder publico . As atividades foram preparadas a fim de conscientizar e informar melhor os alunos a cerca deste assunto.
O serviço público de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos compreende a coleta, remoção e o transporte dos resíduos sólidos domiciliares; a varrição e limpeza de vias e logradouros públicos; a remoção e transporte de resíduos das atividades de limpeza; a remoção de resíduos volumosos e de entulhos lançados em vias e logradouros públicos; a prestação de serviços de operação e manutenção dos sistemas de transferência de resíduos sólidos urbanos e das unidades de triagem e compostagem, incluindo a transferência dos rejeitos gerados nessas unidades para destino final disposto de forma correta, utilizando aterros sanitários em conformidade com a legislação ambiental. Todos estes temas e conceitos foram trabalhados no primeiro encontro e, ao decorrer dos encontros, foram recapitulados e acrescentadam novas informacões sobre os assuntos.
Objetivos:
Os objetivos do encontro se basearam em possibilitar aos alunos o entendimento, compreensão, e a importancia dos conceitos básicos de limpeza urbana e preservação ambiental, focando os princípios de conscientização e introduzindo itens relevantes para os próximos encontros.
Experiência:
Para abordar os conteúdos de forma mais eficaz e otimizar o tempo de aula expositiva dialogada, os Pibidianos utilização, além de uma dinânica de apresentação entre os alunos participantes e os docentes, atividades páticas, que foram dirigidas durante a aula.
Para oferecer maior integração e interação dos alunos com o meio, os Pibidianos dividirão a sala em dois grupos, e a a aula foi lecionada ao ar livre. Foi realizado um "Tour" pelo Colégio Professor Mailon Medeiros, onde cada grupo percorreu um caminho diferente. Durante o passeio, os alunos puderam observar a situação do colegio, e juntamente com a exposição da aula, puderam interligar a limpeza urbana com o cotidiano escolar.
Esta atividade lúdica ofereceu aos alunos uma aula mais dinâmica e interativa, onde foi possivel observar, de acordo com as respostas dos questionários, que se obteve um resultado satisfatório.

FOTOS
1 Relação de Produção de Lixo Diário e Tempo de Decomposição.
2 Dinâmica de Descarte Correto dos Resíduos Sólidos.
3 Aula Expositiva sobre Limpeza Urbana.

Coleta Seletiva, Tratamento do Lixo, Disposição Final
Por:
Gabriel, Isabela e Juliana.
Conteúdos:
Na atividade sobre coleta seletiva enfatizando resíduos sólidos, procuramos apresentar aos alunos as características do que é lixo. Definição de resíduo e de aterro sanitário versus lixão, o consumo de lixo diário por pessoa, o tempo de decomposição dos resíduos e a importância dos coletores de lixo.
Também trabalhamos conceitos de reciclagem e reutilização que foram aplicados em uma dinâmica proporcionando o aprimoramento e assimilação do conteúdo perante os alunos.     
Objetivos:
Trabalhar novos conceitos atualizados perante esta temática, visando para o aluno melhorar e aprimorar em suas atitudes como cidadão. Os pontos que podemos observar ao se tratar em seus cotidianos, podemos aplicar ao visar ações de cidadania ao se descartar corretamente os resíduos sólidos no município de Bandeirantes.
Experiências:
Ao findar a aula tive como experiências o resultado positivo esperado pelos estagiários. Os alunos desenvolveram respostas esperadas perante o tema estudado, pois ao final da atividade teve-se um resultado positivo perante o primeiro questionário aplicado. O último questionário obteve-se uma melhora significativa ao comparar-se com o primeiro.
FOTOS

1 Atividade sobre Coleta Seletiva.
2 Dinâmica de Interação.
3 Estagiária Lorena.

Uso e Ocupação do Solo
Por:
Pollyanna, Ayrton, Laís e Lílian.
Conteúdos:
No início das atividades foi explicado como o ser humano iniciou o processo de socialização quando se tornou fixo em um determinado local, difundindo técnicas de agricultura e pecuária, tornando-se sedentário.
Com o passar de muito tempo, onde já existia uma sociedade formada, cidades construídas e na esperança de uma vida melhor o processo de êxodo rural fez com que a população urbana crescesse de forma rápida e desorganizada.
Assim foram criadas as leis de uso e ocupação de solo, que são para que haja uma organização no desenvolvimento urbano.
Objetivo:
Com todo o conteúdo trabalhado contextualizando com a criação e desenvolvimento do município de Bandeirantes – Paraná, mostrando desde a fundação do distrito da Invernada até a municipalização de Bandeirantes.
Experiência:
Para finalizar a atividade fizemos uma dinâmica com mapas, bonecos e sacos de lixo mostrando que onde existe uma maior concentração de pessoas a produção de lixo aumenta. Também realizamos uma exposição de fotos antigas de bandeirantes com as fotos atuais mostando o desenvolvimento da cidade.
FOTOS
1 Experiência dos Tipos de Solo (Arenoso, Argiloso e Sedimentar).
2 Aula Expositiva sobre Uso e Ocupação do Solo.

3 Mural de Fotos da Linha do Tempo do Munícipio de Bandeirantes.