quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Apresentação - Colégio Estadual Professor Mailon Medeiros

1º Apresentação 
13/05/2014

Tema: Captação de água

Conteúdo:
      O conteúdo que utilizamos para a apresentação de água e captação foi esclarecer a importância da água para todos os seres vivos, explicando desde a composição da molécula da água, até os seus estados físicos e químicos. Embasado na realidade em que vivemos, buscamos levar aos alunos a quantidade de água potável e não potável do planeta, falando das características em que ela se encontra para a captação podendo ser superficial e subterrânea. Citamos também algumas curiosidades e o local que é escolhido para captação, para que os alunos tivessem uma melhor compreensão dos reservatórios.
.

Objetivo:
      Os objetivos dessa atividade seriam possibilitar aos alunos a compreensão da importância da água, ressaltando não só os aspectos físicos e químicos, como também as atividades que estão diretamente associadas a ela. Abordando então o processo de captação como tema da primeira apresentação. E por fim mostrar que o processo de captação pode ser realizado em casa, de forma prática para economia.


 Experiência:
      Para desenvolver a curiosidade e interesse dos alunos tornando a aula mais criativa, foi realizado experimento prático produzido pelos pibidianos, atingindo assim os objetivos desejados. Levamos aos alunos uma maquete de uma casa com calhas e tambores em baixo delas para representar a maneira correta de como armazenar a água da chuva em casa, em seguida explicamos as formas de como reutiliza-la. 

Fotos da apresentação:
Imagem 1: Alunos respondendo o questionário prévio.


Imagem 2: Apresentação da mini-cisterna aos alunos

Imagem 3: Explicação do funcionamento da maquete, 
representando a forma de captação em casa.



Questionário

1-    A água da chuva pode ser usada para:
a)    Beber, escovar os dentes.
b)    Lavar calçada, lavar o carro.
c)    Tomar banho, cozinhar.
d)    Beber, lavar calçada.

2-    Quais os elementos químicos que compõem a molécula de água?
     a)    Oxigênio, Hidrogênio e Carbono.
     b)    Oxigênio, Hidrogênio, Oxigênio.
     c)    Hidrogênio, Oxigênio, Hidrogênio.
     d)    Nitrogênio, Oxigênio, Hidrogênio.

3-  Joãozinho estava em sua casa quando começou a chover. Vendo a água cair, ele teve a ideia de colocar um balde em baixo da calha d’água para guardá-la. Como é chamado esse processo que Joãozinho praticou?
     a)    Reserva.
     b)    Captação.
     c)    Filtração.
     d)    Tratamento.

Questionário prévio:
Questionário posterior:





Slides da apresentação


















Nenhum comentário:

Postar um comentário