1º Apresentação
13/05/2014
Tema: Captação de água
Conteúdo:
O
conteúdo que utilizamos para a apresentação de água e captação foi esclarecer a
importância da água para todos os seres vivos, explicando desde a composição da
molécula da água, até os seus estados físicos e químicos. Embasado na realidade
em que vivemos, buscamos levar aos alunos a quantidade de água potável e não
potável do planeta, falando das características em que ela se encontra para a
captação podendo ser superficial e subterrânea. Citamos também algumas curiosidades
e o local que é escolhido para captação, para que os alunos tivessem uma melhor
compreensão dos reservatórios.
.
Objetivo:
Os
objetivos dessa atividade seriam possibilitar aos alunos a compreensão da
importância da água, ressaltando não só os aspectos físicos e químicos, como
também as atividades que estão diretamente associadas a ela. Abordando então o
processo de captação como tema da primeira apresentação. E por fim mostrar que
o processo de captação pode ser realizado em casa, de forma prática para
economia.
Experiência:
Para
desenvolver a curiosidade e interesse dos alunos tornando a aula mais criativa,
foi realizado experimento prático produzido pelos pibidianos, atingindo assim
os objetivos desejados. Levamos aos alunos uma maquete de uma casa com calhas e
tambores em baixo delas para representar a maneira correta de como armazenar a
água da chuva em casa, em seguida explicamos as formas de como reutiliza-la.
Fotos da apresentação:
Fotos da apresentação:
Imagem 1: Alunos respondendo o questionário prévio.
Imagem 2: Apresentação da mini-cisterna aos alunos
Imagem 3: Explicação do funcionamento da maquete,
representando a forma de captação em casa.
Questionário
1-
A água da chuva pode ser usada para:
a)
Beber, escovar os dentes.
b)
Lavar calçada, lavar o carro.
c)
Tomar banho, cozinhar.
d)
Beber, lavar calçada.
2-
Quais os elementos químicos que compõem a
molécula de água?
a)
Oxigênio, Hidrogênio e Carbono.
b)
Oxigênio, Hidrogênio, Oxigênio.
c)
Hidrogênio, Oxigênio, Hidrogênio.
d)
Nitrogênio, Oxigênio, Hidrogênio.
3- Joãozinho estava em sua casa quando começou a
chover. Vendo a água cair, ele teve a ideia de colocar um balde em baixo da
calha d’água para guardá-la. Como é chamado esse processo que Joãozinho
praticou?
a)
Reserva.
b)
Captação.
c)
Filtração.
d)
Tratamento.
Questionário prévio:
Questionário prévio:
Nenhum comentário:
Postar um comentário