quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Apresentação - Colégio Estadual Professor Mailon Medeiros

2ª Apresentação
20/05/2014

Tema: Tratamento de água

Conteúdo:
   O conteúdo que utilizamos para relatar o tratamento da água foi a explicação em detalhes dos processos de tratamento, sendo eles, floculação, decantação, filtração e desinfecção, além da sua importância para a sociedade.

   O tratamento de água remove as impurezas e contaminantes antes de serem consumida. Isso porque a água sempre consiste em substâncias como microorganismos e sais minerais, necessitando de tratamento para remover suas impurezas que podem ser prejudiciais ao homem, ocasionando doenças como leptospirose, diarréia, esquistossomose.

   As águas captadas nas superfícies necessitam de tratamento especial que consiste em quatro principais etapas: a floculação, onde ocorre a remoção de sujeiras através da mistura de sulfato de alumínio ou cloreto férrico formando flocos. Nesse processo a água é movimentada para que os flocos se misturem ganhando consistência. Com isso na decantação os flocos formados irão se separar da água, ficando armazenados no fundo dos tanques. Então a água passa pelo processo de filtração para retirar as impurezas restantes. Depois começa o processo de desinfecção quando a água já limpa recebe o cloro para eliminar os microorganismos restantes. Na ultima etapa, fluoretação a água recebe um composto de flúor que reduz a incidência dentária na população.

Objetivos:
    Os objetivos dessa atividade seria compreender o ciclo da água, possibilitar aos alunos o entendimento dos processos de tratamento de água apontando suas diferentes fases. Além disso, detalhar a floculação, decantação, filtração e a desinfecção. E esclarecer a importância do tratamento.

    Para melhor entendimento dessa aula procurou-se criar condições didáticas pedagógicas para que os alunos entendam como acontece o processo do tratamento de água e sua importância.

Experiência: 
      Para desenvolver a curiosidade e interesse dos alunos tornando a aula mais criativa, foi realizado experimento prático produzido pelos pibidianos, atingindo assim os objetivos desejados. Optamos pela experiência de filtração que possibilitou ao aluno perceber a importância das propriedades físicas e químicas da água, a presença dos sais minerais e microorganismos, as reações químicas que estão envolvidas no processo, a filtração, decantação, o controle de qualidade da água.

Materiais:
    Na realização do experimento foram utilizados os seguintes materiais: uma espátula, uma bagueta, um papel filtro, um filtro analítico, duas conta-gotas, um béquer de 500 ml, um béquer de 250 ml, um erlenmeyer de 250 ml, água suja, água oxigenada, cloreto de ferro III, carbonato de cálcio e carvão ativo.

Aplicação:
     Para aplicar a prática colocamos a amostra de água no béquer de 250 ml, adicionamos cinco gotas de água oxigenada, que tem função bactericida, mexemos com a bagueta e adicionamos três gotas de cloreto férrico, com função coagulante. Depois adicionamos uma ponta de espátula de carbonato de cálcio, que é um auxiliar de coagulação, mexemos e observamos os processos de coagulação, floculação e decantação. Por fim adicionamos uma ponta de espátula de carvão ativo, que é poroso e retira gases dissolvidos na água e filtramos.

Fotos da apresentação:

Imagem 1: Bolsista Ayrton Pappi explicando sobre
 o pH.

Imagem 2: Bolsista Ayrton Pappi e Mariane Pinafo
 realizando a prática do pH.

Imagem 3: Bolsista Larissa Uzai e Melissa Ebara 
executando a prática de decantação.




Questionário-Tratamento:
1-    O que acontece com a água, após a captação?
a)    Armazenamento em tanques.
b)    Distribuição para a população.
c)    Tratamento da água.
d)    Devolução para a fonte.

2-    Qual a ordem do processo de tratamento de água?
a)    Decantação, filtração, floculação, desinfecção.
b)    Floculação, decantação, filtração, desinfecção.
c)    Desinfecção, floculação, filtração, decantação.
d)    Filtração, decantação, floculação, desinfecção.

3-    Qual a importância do tratamento da água?
a)    Para lavar as roupas.
b)    Deixar a água livre de agentes causadores de doenças.
c)    Para lavar a calçada.
d)    Aguar as plantas.

Após aplicarmos os questionários obtivemos os seguintes resultados:

Questionário prévio:

Questionário posterior:



Slides da apresentação












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