2ª Apresentação
20/05/2014
Tema: Tratamento de água
Conteúdo:
O
conteúdo que utilizamos para relatar o tratamento da água foi a explicação em
detalhes dos processos de tratamento, sendo eles, floculação, decantação,
filtração e desinfecção, além da sua importância para a sociedade.
O
tratamento de água remove as impurezas e contaminantes antes de serem
consumida. Isso porque a água sempre consiste em substâncias como
microorganismos e sais minerais, necessitando de tratamento para remover suas
impurezas que podem ser prejudiciais ao homem, ocasionando doenças como leptospirose,
diarréia, esquistossomose.
As
águas captadas nas superfícies necessitam de tratamento especial que consiste
em quatro principais etapas: a floculação, onde ocorre a remoção de sujeiras
através da mistura de sulfato de alumínio ou cloreto férrico formando flocos.
Nesse processo a água é movimentada para que os flocos se misturem ganhando
consistência. Com isso na decantação os flocos formados irão se separar da
água, ficando armazenados no fundo dos tanques. Então a água passa pelo
processo de filtração para retirar as impurezas restantes. Depois começa o
processo de desinfecção quando a água já limpa recebe o cloro para eliminar os
microorganismos restantes. Na ultima etapa, fluoretação a água recebe um composto
de flúor que reduz a incidência dentária na população.
Objetivos:
Os
objetivos dessa atividade seria compreender o ciclo da água, possibilitar aos
alunos o entendimento dos processos de tratamento de água apontando suas
diferentes fases. Além disso, detalhar a floculação, decantação, filtração e a
desinfecção. E esclarecer a importância do tratamento.
Para
melhor entendimento dessa aula procurou-se criar condições didáticas
pedagógicas para que os alunos entendam como acontece o processo do tratamento
de água e sua importância.
Experiência:
Para
desenvolver a curiosidade e interesse dos alunos tornando a aula mais criativa,
foi realizado experimento prático produzido pelos pibidianos, atingindo assim
os objetivos desejados. Optamos pela experiência de filtração que possibilitou
ao aluno perceber a importância das propriedades físicas e químicas da água, a
presença dos sais minerais e microorganismos, as reações químicas que estão
envolvidas no processo, a filtração, decantação, o controle de qualidade da
água.
Materiais:
Na realização do experimento foram
utilizados os seguintes materiais: uma espátula, uma bagueta, um papel filtro,
um filtro analítico, duas conta-gotas, um béquer de 500 ml, um béquer de 250
ml, um erlenmeyer de 250 ml, água suja, água oxigenada, cloreto de ferro III, carbonato de cálcio e carvão ativo.
Aplicação:
Para aplicar a prática colocamos a amostra de água
no béquer de 250 ml, adicionamos cinco gotas de água oxigenada, que tem função
bactericida, mexemos com a bagueta e adicionamos três gotas de cloreto férrico,
com função coagulante. Depois adicionamos uma ponta de espátula de carbonato de
cálcio, que é um auxiliar de coagulação, mexemos e observamos os processos de
coagulação, floculação e decantação. Por fim adicionamos uma ponta de espátula
de carvão ativo, que é poroso e retira gases dissolvidos na água e filtramos.
Fotos da apresentação:
Fotos da apresentação:
Imagem 1: Bolsista Ayrton Pappi explicando sobre
o pH.
Imagem 2: Bolsista Ayrton Pappi e Mariane Pinafo
realizando a prática do pH.
Imagem 3: Bolsista Larissa Uzai e Melissa Ebara
executando a prática de decantação.
Questionário-Tratamento:
1- O que acontece com a água, após a
captação?
a)
Armazenamento
em tanques.
b)
Distribuição
para a população.
c)
Tratamento
da água.
d)
Devolução
para a fonte.
2- Qual a ordem do processo de tratamento
de água?
a)
Decantação,
filtração, floculação, desinfecção.
b)
Floculação,
decantação, filtração, desinfecção.
c)
Desinfecção,
floculação, filtração, decantação.
d)
Filtração,
decantação, floculação, desinfecção.
3- Qual a importância do tratamento da
água?
a)
Para
lavar as roupas.
b)
Deixar
a água livre de agentes causadores de doenças.
c)
Para
lavar a calçada.
d)
Aguar
as plantas.
Após aplicarmos os questionários obtivemos os seguintes
resultados:
Questionário prévio:
Questionário posterior:
Slides da apresentação
Nenhum comentário:
Postar um comentário