quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Apresentação - Colégio Estadual Professor Mailon Medeiros

3ª Apresentação
27/05/2014

Tema: Armazenamento de água 



Conteúdo:
O conteúdo que utilizamos para a realização dos tipos de reservatórios de água foi uma introdução sobre o processo de transporte da água para os tanques de armazenamento após ocorrer os processos de tratamento. A distinção dos tipos de reservatórios que a água pode ser armazenada como, por exemplo: taça, tubular, cilíndrica, bebedouros e tanques. E ao analisar os tipos de reservatórios, apontar a capacidade de cada tanque dando exemplo de situações envolvendo o dia a dia dos alunos. Caracterizar os processos para limpeza dos reservatórios, apontando a importância da limpeza de cada um deles e informando o maleficio da não limpeza desses reservatórios.  Em seguida, demonstrar como é o armazenamento de água das empresas e nas residências, para que os alunos tivessem uma melhor compreensão dos reservatórios.


Objetivos:
Os objetivos dessa atividade seriam apontar os diferentes tipos de reservatórios e explicar como é feita a limpeza dos mesmos, esclarecendo a sua importância. Possibilitando aos alunos o entendimento a compreensão e a importância do processo de tratamento e limpeza dos reservatórios de água


Experiência:
Para desenvolver a curiosidade e o interesse dos alunos e uma melhor fixação sobre o tema, foi realizado práticas com os pibidianos para que pudessem compreender o objetivo do tema abordado.
A primeira pratica foi realizado uma maquete com miniaturas dos diferentes tipos de reservatórios, onde tiveram que caracterizar e explicar a quantidade possível de armazenamento da água em cada miniatura. Logo em seguida realizou-se a segunda prática, onde os pibidianos tiveram que sujar as mãos e com apenas um copo de água lava-las. Tendo como o objetivo conscientiza-los a economizar a água que usamos e mostra-los que não se obtém sucesso com apenas um copo de água, sendo ela fundamental para a saúde.


Materiais:
       Na realização das praticas foram utilizados os seguintes materiais: maquete explicativa e interativa. Copos plásticos e sabão líquido.



Fotos das práticas:


Imagem 1: Demonstração dos tipos de tanques 
de armazenamento de água.

Imagem 2: Alunos sujando as mãos para a 
realização da prática.

Imagem 3: Fila formada pelos alunos para lavarem as mãos.

Imagem 4: Lavando as mão com apenas 200 mL. de água.



Questionário - Reservatório

1)  Qual a importância do armazenamento da água tratada?
a) Poder guardar a água para devolver ao local de onde foi captada.
b) Guardar a água para poder tratá-la.
c) Conservar a água limpa para não ficar suja mais.
d) Armazenar a água para poder distribuí-la pronta para o consumo.

2)  Quais os modos mais comuns de armazenar a água tratada?
a) Galões   –   garrafas    –    caixas-d’água.
b) Garrafas    –    tanques     –   caixas-d’água.
c) Caixas-d’água    –    tanques    –    cisternas.
d) Galões    –    garrafas   –   tanques.

3)  Quais os tipos de reservatórios?
a) Taça  –  tubular  –  tanques  –  bebedouros  –  cilíndricos.
b) Tubular  –  tanque  –  caixa  –  cilíndricos  – oval.
c) Caixa  –  taça  –  redondo  –  tanque  –  tubular.
d) Oval  –  tubular  –  bebedouro  –  caixa.


Após aplicarmos os questionários obtivemos os seguintes resultados:

Questionário prévio:

 Questionário posterior:






Slides da apresentação











Nenhum comentário:

Postar um comentário