terça-feira, 23 de setembro de 2014

Apresentação - Colégio Estadual Cecília Meireles

TEMA: Tratamento de água
Conceitos: Recapitulando com alunos de forma dialogada o primeiro processo do consumo da água: Captação; Introdução do tema Tratamento de Água; Importância do Tratamento de Água; Doenças causadas pela ingestão/contado com a água não tratada; Etapas do tratamento da água: Coagulação, Floculação, Decantação, Filtração, Desinfecção, Fluoretação, Correção do pH.

Objetivos: Criar condições didático-pedagógicas para que os alunos possam: Saber a importância do tratamento de água, Entender cada etapa do processo de tratamento de água.

Esquemas:
                                      
   







Prática :
Maquete demonstrativa referente ao tratamento de água : Produção do Filtro Caseiro. 







Prática do método de medição do pH













Demonstração prática com parasitas causadores de doenças pela água contaminada






QUESTIONÁRIO TRATAMENTO

1- Quais os benefícios de ter uma água tratada?
a) Pode ser usada apenas para uso doméstico.                                                              
b) Tem benefício somente se for usada para higiene pessoal.
c) Pode inibir a transmissão de doenças.
d) Auxilia na prevenção de doenças e na higiene pessoal, promovendo melhor qualidade de vida. 

2- Qual a sequencia correta do tratamento de água potável?
a) Floculação- Decantação – Filtração – Desinfecção -  Fluoretação – Correção do pH
b) Decantação – Floculação – Filtração – Correção do pH – Fluoretação – Desinfecção
c) Filtração – Decantação – Desinfecção – Fluoretação – Correção do pH – Floculação
d) Correção do PH – Decantação – Filtração – Floculação – Fluoretação - Desinfecção

3- Quando ocorre a ingestão da água não tratada, pode-se adquirir doenças. Quais doenças abaixo; já citadas, podem ser transmitidas pela água não tratada?
a) Tétano, Gripe, Leptospirose.
b) Amebíase, Catapora Sarampo.
c) Leptospirose, Amebíase, Cólera.
d) Cólera, Raiva, Anemia


 Questionário prévio:


Questionário posterior:

                                       

Apresentação - Colégio Estadual Cecília Meireles

Tema: CAPTAÇÃO DE ÁGUA
Conceitos: Introdução do tema água; Importância da água para os seres humanos; Distribuição da água no planeta Terra; Explicação sobre captação de água; Captação da água em Bandeirantes; Captação da água da chuva.

Objetivos: Com o proposito de criar condições didático-pedagógicas para que os alunos possam: Compreender a importância da água presente em todos os seres vivos; Aprender como a água é distribuída em nosso planeta; Entender como é feita a captação de água e assimilar com a captação feita em Bandeirantes; Saber como é importante à captação da água da chuva para uso doméstico.

Esquemas:


Utilizamos essa imagem para que os alunos pudessem conhecer e aprender melhor alguns conceitos sobre água como por exemplo sua forma molecular.
















 E também como a água é distribuída em diversos seres vivos, e sua proporção de acordo com a distribuição em nosso planeta. 






Essa imagem foi um suporte para que os alunos pudessem entender como é feita a captação da água em rios.




Praticas









Modelo demonstrativo referente à captação de água.










Demonstração da quantidade de água nos alimentos.





     





Mural informativo do projeto.                













Caderno dos alunos.










Lembrança de boas vindas para os alunos.







QUESTIONÁRIO- Captação 

1 - Sabemos que a ÁGUA é VITAL, e sabemos que ela pode ser encontrada em muitos alimentos e outros animais. Enumere as alternativas em ordem crescente de acordo com a quantidade de água e assinale a sequência correta:
(  ) Tomate
(  ) Alface,
(  ) Grão de amendoim
(  ) Carne Bovina
a) 2,3,4,1
b) 1,2,4,3
c) 3,4,1,2
d) 4,2,1,3

2 - Existe a possibilidade do aproveitamento da Água da chuva através da sua captação. Como podemos realizar essa CAPTAÇÃO da Água da chuva?

a) Cisterna, baldes, Barrios, garrafas.
b) Apenas cisternas de grande porte.
c) Água da chuva não pode ser captada nas residências.
d) Baldes, garrafas e Barrios não podem ser usados.

3 – Água da chuva captada, e não tratada, pode ser utilizada pelos consumidores de qual forma?
a) Para beber, cozinhar, lavar banheiro.
b) Para tomar banho, beber, lavar calçada.
c) Para lavar: calçada, carros e aguar as plantas.
d) Pode ser utilizada para: Ingestão, serviço doméstico, higiene pessoal.

Questionário prévio:

 Questionário posterior:



quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Apresentação - Colégio Estadual Professor Mailon Medeiros

4ª Apresentação
03/06/2014


Tema: Distribuição

Conteúdos:
       Os conteúdos que utilizamos para a realização desta atividade sobre distribuição foi que nós pibidianos, além de relembrar os temas anteriores, passamos aos alunos informações de como a água chega às nossas casas, desde a estação de tratamento até as torneiras e saídas de água. E ao analisar o caminho percorrido por ela, apontar os tipos e classificações das redes de distribuição sendo eles os condutos que subdividem em condutos principais e secundários, ressaltando também as formas de distribuições residenciais que são direta, indireta com bombeamento ou mista e ressaltando a qualidade da água e tipos de tubulações.


Objetivos
      Os objetivos dessa atividade seriam caracterizar a distribuição da água no perímetro urbano. Promovendo a ligação entre os temas anteriores com a distribuição de água e também descrever o processo de distribuição, além de indicar os tipos de encanamentos e distribuição de água.

Experiência:
      Para desenvolver a curiosidade e o interesse dos alunos e uma melhor fixação sobre o tema, foi realizado práticas com os pibidianos para que pudessem compreender o objetivo do tema abordado.
       Mostrar, através de uma atividade expositiva, o caminho percorrido pela água, desde sua captação até chegar às casas. A utilização da maquete facilita o aprendizado do aluno, pois torna mais fácil a compreensão do assunto.

Fotos da apresentação:

                                      
Imagem 1: Apresentação feita pelos bolsistas
 Luan Vitor e Melissa Ebara.

Imagem 2: Escolha do melhor desenho sobre a maquete. 

Imagem 3: Bolsista Melissa Ebara relembrando 
todos as etapas que a água percorre até as nossas casas.

Imagem 4: Finalização da apresentação de
 distribuição pelos bolsista Luan Vitor e Melissa Ebara.

Imagem 5: Preparação da brincadeira torta na cara.

Imagem 6: Disputa entre alunos para responder as perguntas.
 Em seguida vem a torta.



Questionário - Distribuição

       1-    Por que as tubulações usadas na distribuição da água devem ser protegidas?

(a)  Para a água não esquentar e evaporar.
(b)  Para não haver poluição externa e contaminação.
(c)  Para diminuir a conta de água.
(d)  Para que a água chegue gelada até nossa torneira.

2-    Qual a substância usada para fazer a limpeza/desinfecção das tubulações?
(a)  Desinfetante.
(b)  Detergente.
(c)  Álcool.
(d)  Cloro.

3-    Quais os materiais utilizados na rede de distribuição de água nos centros urbanos?
(a)  Argila e cimento.
(b)  Plástico e vidro.
(c)  PVC e ferro fundido.
(d)  Madeira e ferro.

4- Assinale a alternativa que indica o processo de distribuição da água respectivamente:
(a)  Reservatório – Tubulações – Redes de distribuição – Consumidor final.
(b)  Tratamento – Captação – Reservatório – Tubulações.
(c)  Tubulações – Reservatório – Tratamento – Consumidor final.
(d)  Consumidor final – Tratamento – Tubulações – Reservatório.

Após aplicarmos os questionários obtivemos os seguintes resultados:
      Questionário prévio:

      Questionário posterior:




Slides da apresentação